Como Funciona o Airbag para Motociclistas?

De forma prática o funcionamento de airbag para motociclistas funciona de forma diferente do que nos carros. Enquanto automóveis trazem estruturas estofadas que são acionadas de acordo com a colisão, no caso das motos são as roupas de motoqueiros que acional o nível de proteção em caso de queda para não prejudica o corpo com o acontecimento. Por esse motivo que esse uso do instrumento de defesa consiste em ponto elementar na visa de quem dirige motocicletas.

Funcionamento do Airbag para Motociclistas

Interessante notar que o funcionamento dos airbags para motociclistas representa ponto importante e que não consiste de técnicas avançadas. Ao analisar a estrutura pode perceber que a proteção acontece na coluna, costas e peitos, de forma principal. Como esse tipo de equipamento funciona? Simples, existe uma espécie de cordão que se conecta com a moto, composto por aço de qualidade. No momento em que o corpo do motociclista voa sobre a moto e o cabo se rompe a proteção é acionada. A tecnologia acontece de forma automática ao levar em conta o dispositivo que funciona com base no cilindro que possui gás CO2.

Em termos práticos basta colocar as palavras chave “airbag para motociclistas” no sentido de perceber como funciona esse tipo de equipamento, ou mesmo conferir depoimentos de pessoas que tiveram as vidas salvas por causa da estrutura que trabalha com base no cilindro composto por CO2.

Quem tem a desconfiança de que o sistema pode ou não funcionar pode conferir o conteúdo informativo em forma de metragem que se encontra online (na rede mundial de computadores).

Vale ressaltar que para compreender o funcionamento do equipamento existe a necessidade de entender que o airbag se encontra na parte interna da jaqueta e não na motocicleta, ou seja, consiste em sistema que não funciona de forma parecida com os existentes nos automotivos.

Proteção aos Motociclistas       

Embora haja diversos tipos de críticas, não se pode ignorar o fato de que quanto maior o nível de proteção a quem dirige motos menores são as chances de acontecerem acidentes fatais. Em termos gerais motociclistas possuem menos proteção do que motoristas de carros e até mesmo os motoqueiros com ampla experiência na pista pode se envolver em acidentes por causa da negligência de quem está a dirigir o veículo.

Com o tempo o mercado lança equipamentos que servem para proteger motociclistas e tornar a vida nas estradas mais fácil, de forma principal quando o ritmo dos veículos se encontra de forma intensa. Capacetes, luvas e botas são importantes, mas quem deseja a proteção suprema não pode deixar de lado o uso do airbags para quem dirige moto, instrumento de defesa que pode poupar a vida.

Lei e Airbag para Motociclistas

Desde o ano de 2013 os motociclistas possuem a obrigação de usar jaquetas que possuem como base o airbag de proteção, notícia que sem dúvidas alegrou o setor de fabricantes de estruturas do gênero. Esse tipo de medida legislativa consiste em conjuntos de leis que servem para limitar a velocidade das motos. Não se pode ignorar o fato de que os passageiros também precisam do mesmo tipo de defesa ao trafegar na parte de trás do banco.

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS), instituição que aprovou a medida de segurança, não poupou esforços em implantar a medida como norma de lei na qual motociclistas possuem o máximo de três anos não apenas para fazer a adaptação como também a usar a proteção durante as rotinas no trabalho ou no lazer.

Críticos indicam que o projeto de lei afeta o mercado que começou a se preparar em desenhar apenas estruturas que possuem dispositivos reflexivos nas roupas de quem se encontra em cima da moto. Quando se trata de motociclistas que exercem trabalho os empreendimentos contratantes possuem a obrigação de fornecer o instrumento de trabalho, seja de modo formal ou autônomo.

A Lei 404/2012 indica que existe a possibilidade de passageiros também terem o mesmo tipo de procedimento sob o aspecto de proteção, ou seja, do mesmo modo precisam usar a jaqueta que funciona sob a forma de airbag. De acordo com o projeto ainda são necessários ferramentas e instrumentos de segurança indispensáveis ao tráfego como motociclistas, desde luvas até o capacete. Em termos práticos as vestimentas precisam cobrir o corpo de modo completo.

Atenção! Quem não trafega com moto usando os instrumentos que são encarados de forma obrigatória de acordo com a lei sobre as penalidades que se relacionam com infrações de trânsito de forma gravíssima e que retira sete pontos da CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

Características Gerais das Roupas Airbags para Motociclistas

De fato, para que seja considerara uma roupa airbag de alta qualidade existe a necessidade de ter o revestimento composto com pelo menos nylon, visto que o material precisa ter resistência em nível qualitativo e quantitativo. Também necessidade de qualidade no que tange aos aspectos refletivos para ajudar ao tráfego e melhor a visualização de motoristas e motociclistas que compartilham o trânsito.

Outro ponto a se considerar entre as roupas airbags para motociclistas que possuem qualidade está na presença dos punhos que precisam ter pode ajustável e trazer conforte quando motociclistas estão nas pistas. Ao levar em conta a mesma ótica vale ressaltar a importância de existir cintura regulável.

Quem trafega com motos sabe da importância de existirem bolsos não apenas na parte interna como também externa para poder carregar diversos tipos de elementos importantes, caso da chave de casa, por exemplo. Em dias de calor motociclistas que trafegam sabem que quando existe conjunto de mangas removíveis há maior possibilidade em trafegar com conforto. Porém, nos dias frios do ano as ombreias e cotoveleiras precisam funcionar com qualidade.

Preços na Internet

Parte dos consumidores são contra à medida que impõe a existência de jaquetas do gênero, de forma principal porque existem unidades que podem ser mais caras do que a própria moto. Em termos práticos o poder público precisa interver na economia para que os produtos diminuam os preços e se tornar realidade nas pistas. Do contrário, motociclistas que não possuem condições financeiras devem estar sempre com a pontuação da CNH estourada, prejudicando de forma direta em nível de empregabilidade.

            Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *