Como Funciona Consórcio De Automóvel?

De acordo com a ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios) os sistemas de consórcios representam modalidade financeira que fornece acesso ao mercado de consumo com base na união ou individualidade das pessoas físicas ou jurídicas. Especialistas indicam que serviços oferecidos por bancos públicos possuem taxas menores e maiores chances de conquistar o sorteio prévio, que consiste em conceder o bem de consumo durável aos sorteados antes da quitação total das prestações.

Como Funciona Consórcio De Automóvel?

Como Funciona Consórcio De Automóvel?

Qual Funcionamento Do Consórcio De Automóvel?

O sistema funciona de maneira simples: Consorciados (ou cotistas) fazem contribuições de parcelas mensais no sentido de construir poupança comum entre os participantes. Todos os membros da conta comum possuem direitos assegurados sobre os valores da poupança direcionada à compra de automóveis, conforme regras previstas no contrato assinado por ambas às partes (comprador e banco). Por este motivo, representa importância vital a investigação sobre todas as cláusulas relacionadas com o contrato.

Qual Funcionamento Do Consórcio De Automóvel?

Qual Funcionamento Do Consórcio De Automóvel?

Significado De Consórcio De Automóveis?

Contribuições são sanadas em grupo no sentido de contemplar créditos destinados à compra do automóvel. Representa a essência da arte de consumir em grupo. As compras podem sair com valores inferiores no final. Representa modalidade econômica interessante às pessoas que não estão precisando de carros no exato momento, ou mesmo entre os consumidores que não possuem métodos para demonstrar comprovação de renda. Os montantes que sobraram às despesas podem ser depositados nos planos de consórcios, ao invés dos depósitos serem correntes na poupança para comprar veículos o futuro.

Como Funciona Participações Em Grupo De Consórcios Formados Ou Em Formação?

Conforme Lei 11.795/2008, Banco Central do Brasil representa órgão com autoridade competente no sentido de planejar normas e fiscalizar o Sistema de Consórcio. Existem duas modalidades de grupo de consórcio: Formação ou Formado. Em formação as administradoras reúnem número de pessoas suficientes para atingir as incumbências do consórcio, isto é, a total contemplação de integrantes em prazos de tempo predeterminado.

No modo formado representa grupo que conseguiu assembleia constitucional, ou seja, que já se encontra em operação. Na modalidade existe a cota vaga, porcentagem disponível para que aconteça comercialização. Tipo de aquisição que deve ser feita nas administradoras de maneira direta. Também pode existir cota transferência, que acontece nas cessões de contrato com anuência da administração – os compradores arrecadam dos cotistas, diretamente, assumindo os direitos integrais dos consórcios.

O Que é Duração Dos Grupos

Nas modalidades de consórcio o termo “Duração dos Grupos” representa o tempo no qual os cotistas possuem para realizar o pagamento dos consórcios. Os prazos podem ser escolhidos pelos solicitantes ou oferecidos pela administradora. De qualquer forma, todos os períodos devem estar escritos de maneira simples, clara e objetiva no sentido de não existirem margens para erros. Por sinal, todas as taxas adicionais também devem estar previstas no documento contratual.

Consórcio De Automóveis: Cuidados Com Prestações

Em grande parte dos contratos de consórcios as administradoras decidem as datas de cada prestação. Os contratos ditam que valores precisam ser sanados nos dias corretos ao fundo de reserva, seguro do plano e taxas de administração do banco, valores cobrados no valor bruto da mensalidade. Atrasos longos podem culminar na extinção dos diretos de cotistas no investimento.

Não existem dúvidas sobre o dever da pontualidade dos pagamentos de consórcios. Em termos gerais é importante porque outros membros do grupo são dependentes de todas as cotas pagas no sentido de conquistar o automóvel sem atraso. Os cotistas necessitam expandir o rédito no sentido de entrar no mercado de consumo. Atraso de quitações dos empréstimos pode culminar nos seguintes reveses, variando conforme o contrato assinado:

  1. Proibida participação de sorteio ou quitação automática de mensalidades;
  2. Proibição do voto nas Assembleias Gerais Extraordinária;
  3. Quem possui mais de uma prestação em atraso pode ser excluído do grupo de consórcio;
  4. De maneira usual os juros por atraso estão equivalentes a um por cento, acrescido de dois por cento de multa conforme valor da atualização;
  5. Cotistas que estão com o bem em posse e atrasam a prestação por mais de trinta dias as administradoras podem recorrer à posse do automóvel, além de cobrar multa e juros.

Consórcio De Automóveis: Pagamento Antecipado Das Prestações

Necessário ficar ciente sobre os descontos referentes aos pagamentos de prestações antecipadas, previstos nos contratos assinados entre ambas as partes. Compreenda de maneira exata se a ordem da quitação representa modalidade inversa ou direta. No caso das modalidades de inversão devem ser sanadas as prestações contando da última mensalidade. Em casos de ordens diretas os valores das parcelas são pagos de maneira consecutiva, retomando na sequência os pagamentos a serem efetuados nas datas do respectivo vencimento.

Os consorciados também possuem direitos de fazer a liquidação total do saldo devedor, caso não tenha sido afastado do grupo. Cotistas que arrecadam o bem antes do final dos pagamentos podem fazer a quitação completa, encerrando assim a participação no grupo de crédito.

Existe também a contemplação, atribuída aos consorciados à aquisição de bens ou serviços, ou mesmo à restituição das parcelas que foram sanadas, desde que os contratos tenham sido assinados após a data de 06 de fevereiro de 2009. Existem duas modalidades de contemplação: Sorteio ou Lance.

  1. Sorteio – Representa contemplação que representa essência dos planos de consórcios. Cotistas que estão em dia com o pagamento das contribuições e os excluídos devem concorrem em igualdade de condições, desde inadimplentes visualizem as condições mínimas exigidas no contrato.
  2. Lance – Depois do sorteio devem ser admitidas em contemplações e oferecimentos de lance. Todos os critérios de lances e desempates estão previstos no contrato. Neste sentido se faz necessário analisar o contrato as condições existentes dentro do ciclo de sistema de lance.

Você Sabia?

Interessante notar que apenas os consórcios de imóveis residenciais podem levar em consideração os recursos existentes no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), segundo afirmam as regras do manual da Caixa Econômica Federal.

Crédito Contemplado

Os cotistas contemplados podem utilizar os créditos no sentido de adquirir o bem. Para utilizar a linha de crédito se faz necessário apresentar garantidas ao grupo de consórcio, regras expostas nos contratos ofertados por administradoras. Contemplados podem determinar a data de aquisição e indicar terceiras pessoas como vencedoras do bem ou serviço.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • O consorcio de veiculos deve ser feito por quem não tem muita pressa em adquirir o bem e não pretende criar grandes parcelas com altos índices de juros, como no caso de um financiamento.

    A taxa do financiamento tem sido muito afetada pelo avanço dos juros, por isso não é recomendado fechar esse negócio.
    No site do MoneyGuru, é possível encontrar informações completas sobre o tema de consórcio, eles possuem uma linguagem acessível, tornando muito mais fácil conhecer todos os pontos positivos e negativos deste negócio: http://www.moneyguru.com.br/comparador/tabela-consorcio

    Uma ótima dica aos interessados no tema!

    Abraços!

    Monica Zappa 3 de abril de 2014 10:28

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *