Para fazer o Controlar os motoristas precisam realizar a reserva no site oficial que vai indicar a oficina mecânica com alvará do Estado no sentido de fazer esse tipo de inspeção. Quem não tem a possibilidade de ir com o veículo para a inspeção precisa remarcar nova data, assim como as pessoas que não conseguiram ganhar o alvará.
Os veículos apenas podem ser considerados legais para o tráfego não apenas quando acontece o pagamento de IPVA e DPVAT como também ao realizar o CONTROLAR, elemento que representa vistoria para saber se o automotivo tem condições ideais para trafegar e ao mesmo tempo não poluir o ar.
Nesse sentido o veículo precisa estar com os componentes em estado perfeito de condição para que os motoristas não percam tempo ao realizar o procedimento, ganhar a reprovação, ter que arrumar o carro e por consequência marcar nova data no site CONTROLAR para realizar a vistoria em oficinas autorizadas. Não se pode ignorar o fato de que para cada nova data marcada existe a necessidade de pagar taxas adicionais, conforme aponta os representantes da instituição que faz a análise ambiental do veículo. Para correr menor risco de encontrar burocracia procure imprimir e pagar o boleto de forma rápida. Também existe a necessidade de manter os itens em plenas condições antes da inspeção.
Quais Itens Verificados no Controlar?
Não se pode ignorar o fato de que com o tempo os itens analisados no CONTROLAR têm chances de serem modificados em nível a se considerar. De qualquer maneira existem unidades que quase sempre sevem estar na lista dos verificáveis. Um dos pontos que tem o costume de trazer a reprovação aos motoristas se encontra no fato de haver problemáticas na estrutura composta no amortecedor que se encontra composto na estrutura do capo.
Outro tipo de elemento a se considerar nos itens verificados do CONTROLAR se encontra no fato de analisar com o máximo de qualidade o freio, de forma principal quando funciona a tambor que está presente na maior parte dos casos em veículos antigos, de forma principal ao levar em conta a obrigação de ABS que existe nos veículos que são produzidos do ano de 2014 para frente de acordo com as leis do trânsito vigentes no território nacional. Quando o conjunto de freio está com presente ou de forma inoperante a reprovação representa elemento quase que certo.
Não se pode ignorar o fato de que quando não existe a grade dianteira na estrutura de motorização na parte inferior do capo, o que de forma provável deixa a ventoinha de modo aparente, então existem chances também de conquistar a reprovação entre os agentes do CONTROLAR. As mesmas chances de acontecerem erros durante o processo se encontra nas problemáticas estabelecidas no freio de mão que não funciona ou conforme o veículo automático que traz o motor acelerado além do que se espera de acordo com as regras gerais.
Até mesmo os pequenos detalhes devem ser levados em consideração quando o assunto se encontra na conquista de aprovação por parte do CONTROLAR. Por exemplo, quando a tampa do reservatório que tem a responsabilidade de fazer o arrefecimento se encontra com estrutura rachada podem acontecer problemáticas no caminho. Não se pode ignorar o fato de que o ato de tentar ludibriar os fiscais com a presença de fita isolante no sistema de admissão, dificultando o ato de verificar, então a reprovação representa elemento eminente.
Em termos práticos o sistema de admissão representa problemas que pode gerar reprovação em grande parte dos casos e por esse motivo antes de seguir para a vistoria os motoristas precisam ter em mente que existe a necessidade de manter o sistema funcionando de forma adequada. Qualquer tipo de peça que esteja faltando não gera a aprovação. De acordo com especialistas inclusive o ato de existir conexão de modo irregular pode resultar de forma direta em problemas que não geram a aprovação.
No que tange ao problema de conexão também existe a possibilidade de existirem problemáticas que se relacionam de forma direta com o filtro de ar. Esse tipo de componente está entre os mais baratos para fazer a troca. Entre veículos populares não traz custo além do que trinta reais. Nesse sentido, motoristas precisam se ater ao fato de manter o sistema funcionando de forma adequada não apenas para conseguir aprovação no CONTROLAR como também para a própria saúde. Esse tipo de problema pode surgir como um dilema de forma principal entre os veículos esportivos que possuem motores potentes.
Quando acontecem problemas na região do escapamento o melhor a fazer está em realizar a troca do equipamento. Existem diversos motoristas que opinam de forma crítica terem conquistado a reprovação por causa dos reparos que são feitos por massa ou vedações que não são indicadas de acordo com o conhecimento dos agentes que realizam o trabalho de realizar a vistoria no sistema automotivo. Existem veículos antigos que podem ter a presença de massa nas junções, fato que pode gerar a aprovação, de forma principal quando no mercado não existem equipamentos fabricados para realizar a troca.
Para saber se o veículo está em plenas condições de uso os especialistas acionam o pedal de aceleração para saber se existem estouros, o que pode gerar a reprovação no sistema CONTROLAR. Nesse sentido, não adianta levar carros para a vistoria quando existem problemáticas do gênero. Por vezes o problema se encontra em estado crônico ao ponto de não possibilitar com que aconteça a abertura do capo.
Outro ponto a se considerar está nos câmbios automáticos que funcionam com a tecnologia do tipo CVT. Nesse sentido o cavalete que se estabelece na parte central precisa estar funcionando de forma perfeita para conquistar a aprovação no CONTROLAR.
Quem está a caminho de realizar a inspeção veicular do CONTROLAR deve ter em mente que existe a necessidade de deixar o animal de estimação em casa. Veículos que trazem animais na parte interna não podem ser inspecionados, conforme indica as regras gerais da agência que realiza o ato de inspecionar sob a ótica ambiental.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier