Como Evitar o Consumo Excessivo de Combustível

Hoje, o mundo está totalmente de mãos dados com a globalização. Tecnologias, descobertas naturais que podem mudar o curso de um país, o consumismo crescendo cada vez mais a níveis estratosféricos, enfim. Com o avanço da humanidade, é natural que os recursos presentes na Terra tendam a se esgotar. Diante disso, vários cientistas buscam alternativas para que o uso de tais recursos seja diminuído.

Em se tratando de carros, uma preocupação maior é com a forma de alimentação dos automóveis.  É incessante a busca por fontes que não agridem o meio ambiente e que seja amiga do bolso do proprietário de autos. Podemos perceber pelo que se passa nos noticiários, que o petróleo está cada vez mais batendo em patamares mais altos no quesito preço. Então, é obvio que o valor da gasolina também bata lá em cima.

Consumo Excessivo de Combustível

Consumo Excessivo de Combustível

Quem perde com isso é o consumidor que, se não possuir um carro FLEX (que pode aceitar mais de um tipo de combustível), tem que reorganizar os seus débitos para encaixar o gasto com o abastecimento de seu veículo. Felizmente, para a alegria desse proprietário, há algumas dicas que podem vir a calhar quando é necessário economizar o combustível até que a situação se normalize.

A dica que iremos dar a você tem muito a ver com a manutenção, cuidados diários, enfim. Ás vezes, alguma imperfeição ou falha pode acarretar um gasto maior de combustível, e, consequentemente, o gasto de dinheiro também é maior. Antes de conferir as dicas, vamos ver quais são os tipos de combustíveis que existem.

Tipos de Combustíveis

Vamos, agora, mostrar a você os combustíveis que, além da gasolina e do álcool, também tem o seu lugar nas bombas. São eles:

  • -Diesel, que é muito utilizado em automóveis de grande porte, como caminhões, ônibus e até navios;
  • -Etanol, que está sendo difundido como uma opção a gasolina, visto que é menos poluente no meio ambiente;
  • -Carvão, sendo esse o mais poluidor existente, já que emite na atmosfera altas taxas de gás carbônico, altamente nocivo para a camada de ozônio. Era utilizada em locomotivas;
  • -Querosene, que também é um derivado petrolífero. Tem aplicação em aviões e em iluminações, além de também ocupar o papel de solvente.
  • -Biodiesel, que pode ser extraído de vários tipos de matérias (tais como óleo vegetal, gordura proveniente de animais e até mesmo óleo de cozinha usado). Ele, já que não possui óxido de nitrogênio nem enxofre, ajuda a reduzir a emissão desses na nossa atmosfera.
  • -Gás Natural; que é empregado em automóveis. O GNV (Gás Natural Veicular) é, junto com o etanol, mais uma opção para deixarmos um pouco a gasolina de lado. Apesar de também ser um combustível fóssil, ainda consegue ser menos poluente. Ele apresenta muitas vantagens, como diminuição do IPVA, além de o combustível ter uma economia de até 70%. Aliado a essas, podemos destacar também a longevidade do motor, que é duplicada.
  • -Hidrogênio, que ainda não foi liberado aos consumidores, por estar sendo submetido a testes. Mas, podemos dizer que o hidrogênio é uma ótima opção, pois tem emissão ZERO de gás carbônico, eliminando vapor de água e óxido de nitrogênio.

Dicas Para Evitar o Consumo Excessivo de Combustível

Vamos, agora, dar algumas dicas para que você economize o máximo de combustível que puder.

Manutenção

Como já dito, a manutenção é um dos fatores que também influenciam no seu bolso. Por isso, uma inspeção periódica viria a calhar. Você deve sempre verificar os pneus. Uma calibragem bem feita pode aumentar a economia do combustível que é utilizado, já que, se a calibragem estiver um pouco abaixo, pode ocasionar um aumento de cerca de 5% no consumo do combustível.

Outros itens que também merecem uma inspeção regularmente são as velas e os filtros, que, como acumulam sujeira, podem ter o seu desempenho afetado. Quando são limpos ou substituídos, o gasto é ainda menor.

Preço

Esse é outro quesito que merece atenção. Procure sempre pela melhor oferta, que esteja de bem com o seu bolso. Mas, não caia em ofertas que são ‘’boas demais para acreditar’’. Se você se deparar com essas ofertas, que são muito baixas em relação ao preço de mercado, desconfie. O combustível oferecido pode ser adulterado. Ele trás conseqüências sérias para o funcionamento de seu veículo. O lucro do proprietário do posto não é uma maravilha se contarmos a gasolina original.

Aqui estão outras dicas que, certamente, irão ajudar você a evitar o desperdício de combustível:

  • -No caso de você possuir mais de um carro, se o preço do combustível não estiver muito coerente com o seu bolso, opte por aquele em que a economia é maior;
  • -Quando for trabalhar ou viajar, planeje com antecedência as rotas. Procure aquelas em que o tempo de viagem é mais curto. Não faça viagens em que o uso do automóvel é desnecessário. Se a distância é pequena, vá de bicicleta ou a pé. Além de economizar, você ainda faz um exercício físico.
  • -Se possível, solucione os compromissos sem recorrer ao automóvel;
  • -Se necessitar de sair, não saia quando o movimento é intenso nas vias. Em cidades onde o congestionamento é freqüente, o consumo aumenta, já que o para-anda é intenso;
  • -Não exceda a velocidade, já que o excesso pode ocasionar um maior consumo de combustível. Mas, também não vá muito devagar, já que pode ocorrer acidentes.
  • -Acabar com pesos extras também diminui o consumo de combustível. Revistas, livros, malas, enfim. Assim, o espaço interno também é aberto, permitindo mais pessoas para a viagem.
  • -Mantenha a sua velocidade. Ficar acelerando todo o tempo pode aumentar muito o consumo de combustível.
  • -Se possível, não ande no automóvel com a opção de ar-condicionado ligado. Com ele acionado em movimento, o gasto com o combustível pode bater cerca de 5% a mais.

Aqui estão algumas dicas direcionadas a você que possui um automóvel. Visa à economia de combustível e também a economia do seu bolso. Assim, além de você economizar e empregar o dinheiro em outras coisas, ainda ajuda o meio ambiente na luta para acabar com a poluição da atmosfera.

Por Francisco Prado

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *