Como Cuidar Bem dos Pneus?

Com o tempo os preços dos pneus aumentam os preços nos lojas especializadas por causa da presença da tecnologia que permite melhor desempenho ou durabilidade. Escolher o tipo adequado de acordo com as condições da pista em que o veículo trafega representa ponto importante para manter a qualidade na borracha. Também existem outros cuidados em mente, caso da calibragem e balanceamento, por exemplo.

Calibrar o Pneu

Essa representa dica indispensável para quem deseja manter a qualidade na estrutura do pneu. Necessário fazer a troca em cada duas semanas. Porém, as variações mudam de acordo com a temperatura externa, ou seja, clima ambiente. O estilo do motorista também afeta no período de tempo. Por exemplo, quem tem o costume de pisar no acelerador acima da média tem maiores chances de perder ar no conjunto de pneus.

Atenção! Quando for fazer a calibragem dos pneus não se esqueça de também existe a necessidade de calibrar o estepe, ou seja, a unidade reserva que serva para colocar no eixo no momento em que um pneu ficar furado. Especialistas indicam que a falta do ato de calibrar aumenta as chances de obter acidentes na pista, de forma principal quando se acelera no solo molhado por causa da chuva. Não se por ignorar o fato de que também aumento o consumo do combustível e das peças automotivas importantes para manter mecânica que funciona de forma adequada.

Balancear o Pneu

Fazer o balanceamento do pneu também representa ponto indicado no sentido de aumentar a durabilidade e o desempenho dos veículos nas pistas. Motoristas que se esquecem de sofrem chances de ter os conjuntos com desgaste desproporcional entre as partes, o que diminui de forma direta na duração. A prática precisa acontecer pelo menos uma vez por mês no sentido de saber se a média mensal não trouxe grandes mudanças para a estrutura. Não se esqueça de seguir as indicações de acordo com o manual de proprietário do veículo. 

Riscos dos Pneus Desqualificados

De acordo com parte dos especialistas existe porcentagem acima de oitenta por cento de motoristas que não calibram ou fazem o balanceamento dos pneus de acordo com prazos indicados na embalagem dos produtos ou no manual. Trinta por cento de motoristas no Brasil deixam de seguir de forma adequadas as dicas e prazos de acordo com a empresa que fabricou o produto automotivo.

De acordo com a opinião de especialistas quando os pneus não estão com a pressão adequada por causa da falta de ar existe maior tendência de acontecerem derrapagens perigosas quando o carro está acelerado e precisa de freada brusca para evitar batidas, por exemplo. Existem chances de maior consumo de combustível na facha dos cinco por cento, fato que ao longo prazo trazer grandes gastos para proprietários.

Limpar os Pneus do Carro

Outro ponto importante que pode aumentar a vida dos pneus está em lavar a estrutura e limpar os resíduos secos que podem prejudicar na durabilidade. Caso note a presença de um prego segure a vontade de retirar a siga para uma borracharia de confiança na qual os mecânicos sejam especialistas em retirar o problema sem prejudicar a estrutura. 

Problemas de Ruídos

Por vezes podem acontecer problemas de ruídos que surgem dos pneus ou das rodas. Quando acontecer se faz necessário isolar aos poucos as principais causas até o momento de descobrir em que local se encontra o problema. Fique com a atenção ligada para saber o lado certo da fonte do ruído, assim como as condições relacionadas aos níveis de vibração.

Fique de olhos nas rodas e pneus do veículo, em que local está o problema de ruído. Outro ponto a se considerar na investigação está em descobrir se existem tipos de desgaste irregular, o que representa problema de balanceamento em grande parte dos casos. A pouca pressão também pode fazer com que aconteçam problemas geradores de barulhos. De existir o gasto irregular por vezes se faz necessário fazer a troca. Quando substituir procure retirar as duas rodas da frente ou de trás, ao invés de uma unidade, para ajudar no equilíbrio e em ganhar demais benefícios que o pneu correto pode oferecer aos veículos. 

De Olhos no Pneu do Carro

Em termos práticos calibrar o pneu representa ponto importante como abastecer o combustível. Quem não toma esse cuidado sofre chances de ter prejuízos ao médio e longo prazo, com problemas que põem afetar inclusive a estrutura da suspensão. Os riscos na estrada aumentam em trinta por cento na média de carros que trafegam sem unidades que estejam calibradas.

Nesse sentido não adiante apostar em um carro que custa alto valor no mercado por causa do poder de tecnologia se não existe a preocupação de balancear e calibrar os pneus de acordo com os prazos que existem no manual do proprietário. Os principais problemas de segurança estão no setor do equilíbrio em termos de automotivos. Não se pode ignorar o fato de que existem maiores chances dos pneus furarem e apresentarem danos que não podem ser reparados por borracheiros. 

Qual Melhor Momento de Calibrar Pneus?

Especialistas apontam que melhor hora para calibrar os pneus está no período de quinze dias. Necessário fazer no momento em que as unidades ainda se encontram no estado frio, ou seja, logo depois de ligar o veículo. Procure não trafegar por mais do que três quilômetro antes de chegar ao posto. Quando os modelos estão quentes fazem com que existe pressão na parte de dentro, prejudicando na estabilidade dos valores corretos para calibrar de acordo com o manual dos proprietários.

Uma dica para não se esquecer do nível de calibragem está em verificar nos momentos em que se abastecer o carro nos postos. Ao criar esse tipo de costume existem menores chances de obter o máximo do desempenho do veículo sem gastar grande quantidade de combustível. Por fim, os carros não possuem a mesma exigência de pressão, os valores variam de acordo com o peso e outras demandas necessárias por parte do modelo. O conteúdo informativo que explica o nível correta se encontra no adesivo no vidro do motorista ou nos manuais. 

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *