Checklist Antes da Compra do Carro Usado

Comprar carros usados representa ponto positivo para a economia, desde que aconteça o checklist de forma completa. Quem quer ter maior segurança pode contratar o serviço do mecânico de confiança que acompanha na hora de fazer a vistoria em troca de preços módicos. Porém, esse tipo de procedimento pode ser feito por consumidores sem a ajuda de mecânicos, desde que exista pelo menos o mínimo de conhecimento sobre mecânica.

Documentos em Dia

Um ponto indispensável em termos de compra do carro usado se encontra em verificar com o máximo de atenção as características da documentação. Solicite o código RENAVAM e faça a busca no DETRAN e DER no sentido de saber se existe algum tipo de pendência, desde infrações de trânsito até os processos legais, como IPVA e DPVAT, por exemplo.

Não se esqueça de comparar com o máximo de atenção o valor do chassi que existe no documento com o presente no motor. Interessante notar que nos dias de hoje há possibilidade no sentido de comparar os valores que existem no vidro ou outras peças que fazem parte da composição automotiva.

De Olho nos Pneus

Outro ponto a se considerar consiste no fato de saber como estão as condições dos pneus.  Esse elemento representa ponto importante não apenas no que tange à segurança como também em estar com o limite imposto por lei no sentido de não receber infrações de trânsito. De acordo com a legislação atual de trânsito no Brasil, motoristas possuem a responsabilidade de trafegar com o veículo em plenas condições de uso.

http://www.youtube.com/watch?v=I5wEiJsKf1o

Para quem precisa fazer esse tipo de reposição pode gastar entre seiscentos reais e mil reais. Comprar o veículo sem ficar de olho com a reposição pode sair caro no final das contas. Compradores que desejam fazer a compra de usados também precisa se ater ao fato de existir os itens adicionais, como no caso do estepe, por exemplo. Não se esqueça de se ater ao fato de existe a chave de roda, triângulo e macaco.

Estrutura da Motorização do Carro Usado

Talvez um dos elementos mais importantes no sentido de comprar o carro usado se encontra em analisar a qualidade do motor. De acordo com o PROCON esse representa o principal tipo de reclamações dos compradores do gênero. Analise com olhar qualitativo à estrutura e perceba se existe a presença de ferrugem ou como se encontra a limpeza. Ligue o veículo e perceba como se encontra o ronco no motor. Leve um amigo e peça para observar a quantidade e cor que sai da fumaça do escapamento.

Presença do Ar Condicionado

http://www.youtube.com/watch?v=3cobgFardEE

Em países tropicais como o Brasil comprar carro sem ar-condicionado pode ser danoso e trazer transtornos no futuro ao que tange para o conforto de dirigir. Existe a necessidade de experimentar o equipamento ao levar em conta que a falta de uso pode trazer danos dos componentes, como, por exemplo, o compressor que pode custar valor além do que quatro mil reais. Outro ponto a se considerar está no fato do evaporador que traz custos equivalentes a mil reais.

Com o Olhar no Airbag

Existem carros que depois de serem batidos voltam para a rua, inclusive quando existe a perda total em consequência dos problemas que se relacionam não apenas com o airbag como também com os pré-tensionadores que fazem parte do sistema de cinto. Acontece o acendimento de luz quando há problemáticas que se relacionam com sensores e módulos. Existem comerciantes que desligam esse sensor apenas para enganar a clientela.

Interessante notar que há casos nos quais as seguradoras não fazem a cobertura dos carros ao levar em conta que não existe a segurança na parte interna. Nesse sentido compradores de veículos usados precisam se ater ao fato de ligar a chave ao contato e por consequência saber se a luz do sistema fica acesa ou apagada.

Atenção! Ao realizar o procedimento é necessário deixar de comprar o veículo ao levar em conta que no futuro devem acontecer problemas sérios não apenas à segurança como também em consequência das companhias que se negam a fazer o seguro. De acordo com especialistas o custo para repor o sistema pode ultrapassar a casa dos vinte mil reais, o que se equivale ao preço de veículos populares.

Tração do Tipo Quatro por Quatro

Existem compradores que optam por fazer a compra de veículos que possuem esse tipo de sistema e que são grandes ao ponto de fazer o tráfego com facilidade fora da estrada. Para comprar veículos usados do gênero existe a necessidade de saber como funcionam a corrente que tem a responsabilidade no sentido de fazer a transmissão da caixa de transferência. Do contrário o recurso não vai funcionar direito.

Conforme indicam especialistas que opinam sobre o tipo do veículo existe a tendência de acontecerem problemas ao levar em conta os problemas que se relacionam com a carência da lubrificação, o que pode acontecer com unidades automotivas que ficam paradas por longo tempo e não possuem a manutenção. Não se pode ignorar o fato de que o uso incorreto também traz danos a se considerar de forma negativa.

No sentido de fazer esse tipo de identificação existe a percepção de que conforme a corrente escapa acontecem trancos ao que se refere à condução do carro. Interessante notar que no mercado nacional o valor para arrumar a pela pode ultrapassar à casa dos três mil reais, sem contar com a mão de obra.

Cuidado com os Freios ABS

Como verificar esse tipo de frenagem? Simples, basta simular uma freada como se fosse um caso de emergência. Nesse sentido se o pedal não funcionar de forma natural ou apresentar ruídos, então consiste no sinal de que existem problemas no caminho. Interessante notar que esse tipo de problema também pode ser identificado com o olhar na luz do painel, embora existam comerciantes sem senso ético que podem ofuscar esse tipo de problema. Para arrumar o ponto existe a necessidade de gastar valor além do que três mil reais, além da força-de-trabalho.

            Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *