A chapeação e pintura são os processos pelos quais é possível fazer retoques, polimento e preparação da superfície de veículos para receber o acabamento final.
O processo de chapeação envolve técnicas que permitem a correção de defeitos na superfície metálica de veículos que porventura tenham sofrido avarias e danos causados por choques e batidas, permitindo que se restaure a forma original do veículo, procurando sempre não afetar os padrões utilizados pelas montadoras.
Na pintura dos veículos é muito importante a utilização de produtos de boa qualidade, como tintas e vernizes, assim como a preparação adequada da superfície após a chapeação, pois neste processo são utilizados produtos que são promotores de aderência e possuem propriedades anticorrosivas.
Para que as tintas e os vernizes não apresentem problemas, como a formação de bolhas, por exemplo, é indispensável a aplicação de produtos como o Wash Primer, que promoverão a proteção da chapa contra a corrosão, um problema que advém muitas vezes da aplicação incorreta ou mesmo da sua não utilização.