É difícil encontrar um apaixonado por carro que não tenha um conversível entre o seu sonho de consumo. O modelo que inspira aventura e elegância tem uma história bem antiga, que acaba se misturando com a dos automóveis.
Para você ter uma ideia de quanto um carro conversível tem suas “rodas” no passado, a carroceria desse modelo é “baseada” nas das carruagem do século XIX que circulavam pela França e eram chamadas de Cabriolet, em português, Cabriolé.
O que pode ser novidade nos dias atuais, porque a minoria dos carros que circulam pelas ruas são conversíveis, era uma realidade até o ano de 1910, época em que todos os modelos eram conversíveis. O primeiro carro fechado da história dos automóveis foi o Cadillac. Era dito também “carro com telhado”. Foi então, que sendo uma novidade, logo os conversíveis foram deixados de lado e o sonho de consumo passou a ser os carros fechados.
Os carros conversíveis ficaram um bom tempo esquecidos e voltaram a ser vendidos entre os anos de 1950 e 1960. Nesta época, porém, voltaram a fazer o maior sucesso, principalmente, nos Estados Unidos.
A Volta Dos Carros Conversíveis Nos Estados Unidos
A volta triunfal dos carros conversíveis entre os anos de 1950 e 1960, os levaram também para a televisão e filmes. Era o veículo que estava sempre na mão de um jovem, que costumava viajar com a música alta. O conversível dava a ideia de liberdade do personagem.
O tempo passou e o conversível nunca mais tornou-se popular. Ainda nos dias atuais é um carro exceção e para ter um modelo é necessário estar disposto a gastar uma quantia considerável.
Modelos De Carros Conversíveis
Vamos ver alguns modelos de carros conversíveis que podem ser adquiridos nos dias atuais, que são verdadeiros sonhos de consumo e que para tê-los se paga um valor bem alto.
1- Jaguar F-Type
Esse modelo tem suspensão firme, rebaixado e suas rodas são de 20 polegadas. Porém, não é um carro bom para ser colocado em estradas cheias de buraco, ele sofrerá com isso. Para sentir um carro esporte como esse só mesmo no asfalto liso e sim, observe até onde chegará o velocímetro.
Se o motorista não quer passar sem ser notado, esse modelo tem um botão no console que permite fazer com que o som do escapamento fique mais intenso. Aumentando a trajetória dos gases na tubulação e dando a sensação de um carro esporte, se for do gosto do motorista.
De todos os carros conversíveis do momento, o Jaguar foi avaliado pela Revista 4 rodas como o mais “exclusivo e atraente”. Porém, é considerado um carro difícil de estacionar, não muito prático, que sofre ao passar por rampas. Porém, sem dúvidas é do tipo do veículo que atrai olhares por onde passa, se essa é a ideia.
Destaques do Jaguar F-Type:
-
O desempenho é considerado um dos melhores.
-
O carro é para quem vai passear, viajar, para o dia a dia não é considerado prático e por isso, não adequado.
-
Alcança 100 quilômetros por hora em 5 segundos.
2- Mercedes Benz SLK
É considerado o “rival” do Jaguar pela faixa de preço e a qualidade dos equipamentos. As medidas dos dois modelos é praticamente a mesma, no porta-malas ou na cabine, a mesma coisa. No design, a diferença de tamanho é de 32 centímetros a menos que tem o Mercedes.
Os bancos desse Mercedes se ajustam eletronicamente, possui ainda monitor de pressão de pneus e fários de xenônio. O motor é rubo 1.8 e tem ligação com a transmissão automática que é de 7G-Tronic. Tudo isso faz desse carro uma excelente escolha para quem está em busca de uma viagem cheia de emoção.
A capota desse conversível da Mercedes sobe em somente 20 segundos.
Destaques do Mercedes conversível:
-
Uma boa mistura de prazer ao dirigir, luxo e com um visual atraente.
-
O seguro desse carro é bem alto.
3- Mini Roadster
É um carro que dividiu opiniões na hora da sua avaliação. Dentro da equipe da Revista Quatro Rodas algumas pessoas aprovaram e outras não. O único ponto em que todos concordaram foi em relação a sua agilidade, aprovada.
A maior parte das críticas que são feitas a esse modelo de carro conversível são para os ruídos que ele produz. A capota vibra em excesso e a suspensão não consegue fazer o filtro. O melhor lugar para rodar com ele é em um bom asfalto e que tenha muitas curvas. Dessa forma se sente o que carro tem de melhor.
A capota também foi bem elogiada. É manual, porém, bem fácil de ser usada, bastam dois passos e ela está fechada. Possui uma peça que faz com que esse processo seja fácil e não se sinta o peso.
Destaques do Mini Roadster:
-
Rápido, compacto, bonito e ágil.
-
Em pista com buraco, o carro sofre e a capota não consegue isolar essa barulhada.
4- Peugeot 308 CC
O designe da carroceria é o destaque desse modelo conversível da Peugeot. Com a capota fechada ou aberta é bem bacana e para abrir e fechar o processo é elétrico. Mecanismo esse que foi avaliado como “complexo”, mas que funciona bem para o motorista.
Esse modelo é para carregar somente quatro pessoas com conforto e para abrir a carroceria são necessários 20 segundos, de preferência com ele parado, em movimento as engrenagens encontram uma certa dificuldade no funcionamento.
Destaques do Peugeot 308 CC:
-
É um conversível que funciona também na rotina diária, com a capota fechada passa por um modelo comum.
-
O carro precisa estar parado para abrir ou fechar a capota. O que pode não ser muito bacana em uma viagem, por exemplo.
-
As rodas são de 18 polegadas e por isso a rodagem não é muito confortável.
5- Fiat 500 Cabrio
Ele faz parte da tendência retrô iniciada nos anos de 1990 e 2000. Entre os carros que foram relançados e fizeram o maior sucesso está o Fiat 500.
As laterais do conversível são exatamente iguais ao do 500 comum. Porém, somente a parte de cima é que pode ser levantada chegando até o porta-malas. É praticamente um teto solar expandido e não um conversível, mas funciona muito bem como tal.
Faz pouco barulho na parte interna e sua manutenção não é de alto custo. Para rebaixar a capota o motorista pode fazê-lo em duas etapas.
Destaques do Fiat 500 Cabrio:
-
O preço é mais em conta que qualquer outro modelo conversível.
-
A lona quando retraída atrapalha a visão traseira quando se olha pelo retrovisor central e também não deixa que o porta-malas seja utilizado.
O sonho sem capota faz parte da vida de muitos condutores que apreciam a ideia de liberdade. Constante vento na face e nos cabelos, sentindo toda a temperatura agradável provinda deste extenso país verde e amarelo. Conheça alguns modelos de conversíveis que fazem sucesso em qualquer parte do mundo.
Chevelle SS:Considerado por muitos especialistas como o grande clássico dos carros conversíveis. Com estética favorável, pode ser uma boa escolha para quem não quer gastar pequenas fortunas em veículos conversíveis.
BMW 645: Reservada aos milionários que possuem quantia sobrando para realizar a manutenção das peças importadas das fábricas da Alemanha. Além do design moderno, conta com motor potente que atinge alta velocidade com poucos segundos na aceleração.
Aston Martin DB9: Se pode dizer que depois do lançamento deste veículo no mercado, a marca passou a ser medida com outros olhos por grande parte da imprensa especialista em carros luxuosos no mercado atual.