Bateria do Carro: Dicas para Durar Mais

A bateria não custa barato no mercado atual. Podem durar longos anos, desde que alguns cuidados sejam colocados em práticas. Eles não são difíceis de serem executados, mas os motoristas descuidados podem ter que pagar alto no final.

Bateria do Carro

Bateria do Carro . Evite com que os equipamentos elétricos fiquem ligados por longos períodos com o veículo desligado.

Faróis e rádios podem ser dois vilões para a peça. A bateria representa principal fonte de energia colocada nos veículos. Composta de ácido sulfúrico está armazenada em uma caixa plástica.

Antes de realizar a instalação é necessário ficar atento com a sua capacidade. Especialistas indicam que as baterias do mercado brasileiro podem durar em média entre dois e três anos. Conheça algumas dicas para a bateria do carro durar mais.

Atenção aos Acessórios Eletrônicos!

.

Os aparelhos que ficam ligados pela corrente do modo em espera são responsáveis por consumir alto nível de energia das baterias. Rastreadores, rádios, alarmes, entre outros tipos de componentes eletrônicos. Dependendo da forma na qual foram instalados, rádios e alarmes podem ter descargas na bateria em diversos dias diferentes, prejudicando na partida dos veículos sem injeção, e mesmo os injetados, demandam de muita energia para ligarem o veículo sem nenhum tipo de problema.

A frente do rádio deve ser removida não somente para deixar de chamar a atenção dos ladrões como também para evitar o congestionamento do desgaste da bateria. Apenas algumas horas com a frente do rádio no carro desligado pode proporcionar descarregamentos em níveis iguais aos de um veículo ligado o dia inteiro.

Respeite o Limite de Potência

As peças originais representam dicas excelentes para que o modo em esperado dos aparelhos não acumule força que prejudique a vida útil da bateria. Necessário estar com os olhos atentos ao máximo na capacidade sustentada e do alternador antes de instalar acessório que precise de energia acima do normal para funcionar com o máximo de desempenho. Por exemplo, sons potentes precisam como suporte baterias potentes.

Perigo da Luz Interna

Quando as luzes internas do veículo são acesas os veículos precisam de assistência da energia vinda da bateria. Quem esquece alguma lanterna de dentro do carro acesa e não tem sistema que desliga automaticamente corre sério risco de não conseguir dar a partida ao religar o automóvel. Descargas elétricas podem acontecer por causa do constante uso sem interrupção.

.

Carro Parado não traz bom Resultado

Quem precisa deixar o veículo parado por longo tempo consecutivo e não pode deixar as chaves com alguém de confiança para ligar de vez em quando, não tem outra saída senão desligar os terminais dos cabos das baterias, evitando os descarregamentos precoces. É contraindicado permanecer com o carro desligado por mais de trinta dias.

Desligar os terminais também pode evitar os riscos de curto-circuito, de acordo com Edson Esteves, professor de engenharia mecânica automobilística da FEI – Fundação Educacional Inaciana. Fique atento! Não se esqueça de colocar as capas protetoras para evitar prejuízos por causa do contato com objetos metálicos presentes na estrutura do motor.

Não dar Partida no Veículo com os Faróis Ligado

Duração da bateria pode chegar a até três anos. Porém, o tempo é reduzido pela metade quando o veículo está nas mãos de condutores que não se preocupam com a duração da peça fundamental para o veículo funcionar. Um dos principais problemas está nas partidas que são realizadas com os faróis dianteiros ou traseiros ligados. A problemática prejudica ainda mais quando as quatro unidades estão acesas. Até mesmo os grandes lançamentos que trazem acendimento automático devem ter a função desligada.

De certa forma, a partida somente pode ser realiza quando todos os equipamentos elétricos estão desligados.

Atenção com as Chupetas

Chupeta de Carro

De uma carga na bateria usando o procedimento chamado “chupeta”

Antes de realizar este procedimento é necessário ler o manual de instruções básicas do veículo. Isso acontece porque algumas vezes as chupetas podem prejudicar no sistema elétrico geral do veículo, proporcionando assim gastos adicionais que podem ser mais altos do que a comprar outra bateria. Alguns sistemas de rádios precisam ajustar a codificação para voltar a funcionar. Grande parte das concessionárias cobra alto para realizar o serviço.

Cuidado com os Cabos Auxiliares

Os cabos auxiliares vendidos em lojas especializadas para fazer a ligação direta nas baterias não são confiáveis de acordo com maioria dos especialistas. Existem unidades que acabam ficando com o isolamento derretido. Necessário solicitar assistência confiável para fazer medição ou manutenção na estrutura da bateria.

Serviços Confiáveis

Os alternadores também auxiliam na duração da bateria. Os técnicos podem avaliar quando o problema acontece na bateria ou no alternador – responsável pela transformação da energia mecânica em elétrica. É sempre interessante realizar a verificação do alternador pelo menos em cada 6 meses em oficias que sejam especializadas para realizar o serviço.

11 Dicas para a Bateria do Carro ter Maior Duração

  • Desconfie dos odores estranhos que saem das baterias.
  • Evite com que os equipamentos elétricos fiquem ligados por longos períodos com o veículo desligado.
  • Fique certificado de que a retirada da bateria não vai prejudica os códigos de segurança dos alarmes e rádios. As concessionárias normalmente cobram caro para fazer o reativamente.
  • Tenha a certeza de que os terminais do cabo de bateria estão bem apertados em estado qualitativo de conservação.
  • Realize a revisão do sistema eletrônico pelo menos a cada três meses, ou 30 mil quilômetros rodados.  Assim se pode ter a certeza de que a peça está recebendo recarregadas corretas.
  • Utilize a bateria conforma as características recomendadas pelo fabricante do veículo.
  • Tenha a certeza de que a bateria está fixada no suporte de forma perfeita, diminuindo os ricos de danos da bateria, além da auxiliar na duração da vida útil.
  • Baterias estocadas precisam de verificação pelo menos em cada cem dias.
  • Sempre que instalar equipamentos novos é necessário redimensionar a bateria. Serviço deve ser feito por profissionais especializados para não prejudicar o sistema eletrônico do veículo.
  • Use apenas as ferramentas corretas para não prejudicar os terminais.
  • Sempre que possível verifique a bandeja que serve como suporte à bateria.

Vídeos sobre Dicas para a Bateria do Carro Durar Mais

Neste vídeo, os internautas podem aprender como fazer ligação de bateria utilizando o método da chupeta, conhecido por ser um dos métodos mais populares neste âmbito de discussão.

Veja como testar o alternador e sistema de carga.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *