Autos Usados

Ter seu próprio carro é o sonho da grande população do Brasil. Mas conseguí-lo nem sempre é fácil devido ao custo e a situação financeira da maioria da população. Portanto, a solução encontrada acaba sendo os carros usados.

Usados

Usado diferente de Velho

Quando se fala de carros usados, muitos associam aos carros antigos. Porém isso, nem sempre é verdade, por definição algo usado é aquilo que não é novo e já sofreu algum uso de alguma forma. Portanto, um carro que foi comprado ano passado já não é novo é usado.
Portanto, auto usados é uma boa opção para aqueles que desejam um carro para si, porém não tem condições financeiras suficientes para comprar um automóvel zero diretamente da concessionária de veículos. Existem diversas lojas que compram e revendem carros semi-novos e usados.
Existem carros, ainda que antigos, que apresentam estado de conservação melhor que muitos carros mais novos que eles. O estado de conservação depende muito dos cuidados dos atuais e antigos proprietários do veículo usado

Velho

Cuidados para quem deseja comprar ou vender carros usados

Se você está vendendo um carro a melhor opção é sempre vendê-lo através de uma revendedora ou concessionária, pois são maiores as chances de venda e uma venda por um preço melhor. Além disso, se for concessionária é ainda melhor, pois normalmente os mesmos fazem uma revisão no carro.
Porém ao utilizar-se uma revendedora certos cuidados devem ser tomados pela parte do vendedor. Tais cuidados são simples:
• Sempre exija pagamento à vista, mesmo que a revendedora o vendeu prazo. Isso porque a financeira sempre paga o valor inteiro do automóvel.
• Toda a venda deve gerar uma nota fiscal. Tal documento é de vital importância para o antigo dono, pois é uma prova de que o carro foi vendido e não pertence mais ao antigo dono. Pois suponhamos que o novo dono se envolveu em um acidente ou mesmo foi multado, você como antigo dono pode provar que não tem nenhum envolvimento com o fato, mesmo que o documento não tenha sido transferido. Portanto, exija uma cópia da nota fiscal.
• Certifique-se de que a empresa é idônea, procure e investigue sobre histórico de problemas na justiça.
Os mesmos cuidados valem para quem está comprando um auto através de uma revendedora.
Se você for comprar um carro seminovo, verifique sempre a quilometragem. Pois é muito difícil encontrar um carro com mais de 80 mil kilômetros rodados.
Se por acaso o preço estiver muito barato sempre desconfie, pois normalmente estes carros podem ter alguma pendência como, por exemplo, um IPVA não pago.
Outra dica imprencidível é verificar se o carro possui histórico de multas, pois se carro tiver multas não será possível licenciá-lo no ano seguinte. Então, se o carro a ser comprado possuir multas exija que o antigo dono pague as multas.

Mas como saber o preço do meu auto usado?

No site do FIPE (Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas) é possível fazer uma consulta do preço médio de mercado do veiculo usado de acordo com o modelo e ano.
Sempre se baseie nesses dados e no estado de conservação do automóvel para vender ou comprar.

Preço

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *