Se o comprador souber escolher de maneira correta, podem existir muitas vantagens em comprar automóveis usados. A chance aumenta para quem compra veículos recém-lançados, colocados a venda por vendedores que, por algum motivo, precisam vender de forma rápida. De certa forma, a principal vantagem está na compra com valores pelos menos vinte por cento inferiores dos cobrados pelos zeros quilômetros. Conheça algumas vantagens que existe em comprar carros usados.
Alto Número de Ofertas
Consumidores que possuem dinheiro à vista para comprar carros usados possuem maior vantagem no momento da compra. De certa forma, grande parte dos valores das ofertas diminui quando a proposta é de pagamento no ato. Isso acontece porque os vendedores normalmente estão precisando de dinheiro rápido para resolver seus problemas.
De certa forma, é muito mais fácil negociar os valores dos veículos usados do que aqueles considerados zero quilômetros. As próprias concessionárias facilitam a venda de todas as formas possíveis, mesmo com grandes quantidades de parcelas baixas.
Na internet da atualidade é possível notar a grande variedade de ofertas direcionadas para quase todos os poderes aquisitivos brasileiros. Os sites divulgam informações e oferecem sistema de pagamento, facilitando a vida dos dois lados envolvidos nas negociações. Em menos de cinco minutos é possível consultar diferentes preços e condições de pagamentos, e por consequência, conquistando a melhor oferta de acordo com as condições previstas no planejamento pessoal, feito para a compra do carro.
Carro Zero Fora da Loja Já Está Desvalorizado!
Especialistas atestam que os carros novos desvalorizam pelo menos trinta por cento em três anos. Nesse sentido, o automóvel nunca pode ser considerado como forma de investimento, visto que sempre perder valor no longo prazo. Quem compra modelos seminovos, por exemplo, já está economizando mais dinheiro do que os compradores dos zeros quilômetros.
Os recalls/manutenção também merecem destaques. Na história do mercado automotivo existem diversos registros de lançamentos com problemas na geração de peças defeituosas ocorridas durante os processos produtivos.
Alguns selos lançam comerciais na televisão para avisar os consumidores sobre a necessidade de troca. Com isso, milhares de condutores realizam trocas em poucas concessionárias culminando em uma grande confusão e em algo que não acontece aos consumidores de veículos usados.
Vale ressaltar que os consumidores do gênero possuem inclusive maior segurança nos casos das revendas. Veículos usados são aqueles que estão no mercado por algum tempo, neste sentido, estão mais precificados e por consequência trazem menores chances de errar na compra do bem.
Preço Acessível
Alternativa perfeita para economizar dinheiro comprando carros de forma prática, sem ter que gastar seu capital com documentação, emplacamento e outros tipos de burocratizações. Este tipo de compra é mais acessível aos consumidores de baixo poder aquisitivo que, na prática, representam maioria dentro do Brasil. A cada dia que passa, existem cada vez mais pessoas interessadas em comprar carros usados por causa do fácil ajuste ao orçamento.
Cuidados com a Compra de Carros Usados
É necessário estar preocupado com os reveses que podem existir. Grandes promoções podem trazer preocupações inclusive de ordem legal. Tenha em mente que multas e atrasos com a documentação são passados para o nome do novo dono. A melhor forma é consultar o número da placa ou do código RENAVAM nos sites que possuem os buscadores ligados ao site do DETRAN (Departamento de Transportes Brasileiros).
Compre o veiculo de lojas sérias, se possível, em concessionárias oficiais. Existem diversos feirões anunciados nos sites oficiais da marca – é só ficar atualizada que com certeza será fácil comprar carro usado seguro.
Atenção!
Faça o teste drive sempre quando possível. Já parou para pensar em quantas promoções de veículos usados existem na internet? Porém, quem não dirige antes de confirmar a compra pode ter sérias surpresas com os motores dos automóveis. Algumas concessionárias de má índole colocam unidades vendidas como revisadas sem que a revisão tenha sido feita. Dirija por alguns minutos e veja se os produtos e as peças vitais dos veículos estão em perfeitas condições.
Comprar Novo ou Usado?
Os carros novos trazem todo o conforto e vantagens relacionadas com a parte mecânica e manutenção mais baixa. As garantias de fábricas fazem os condutores trafegar milhares de quilômetros com tranquilidade. Porém, não tem jeito, eles sempre estão com preços altos, inclusive nos impostos, a não ser que o modelo seja direcionado para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência física.
No entanto, com o tempo passando, começam a surgir os diversos buracos juntos com os primeiros sintomas da perda na qualidade, caso dos ruídos, embreagem gasta, entre outros. De certa forma, quem tem carro novo deve permanecer com ele por apenas alguns anos, visto que a valorização ao longo prazo é muito grande. Por outro lado, existem opiniões que defendem o contrário, ou seja, se perde dinheiro com a troca do carro todo ano por causa da maior depreciação existente nos modelos zero-quilômetro.
Confira o vídeo:
Como Saber se o Carro é Seminovo?
Pode-se dizer que os critérios que levam em consideração esta informação são imprecisos. De acordo com informações da ASSOVESP (Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado de São Paulo). De certa forma, devem ter no máximo três anos de rodagem. Após este período são medidos como unidades usadas no mercado de automotivos.
Ele também precisa ter apenas um dono. Isto é, depois de revendido pela primeira vez, deixa de ser considerado novo ou seminovo. Má conservação do uso, lataria enferrujada, estrutura prejudicada por acidentes, defeito no motor ou em outras peças (câmbio, embreagem e suspensão), mau alinhamento, mudança de combustível, rebaixamento da carroceria e quaisquer outros acessórios modificadores da estrutura original são pontos que caracterizam o veiculo como usado, e não seminovo, de acordo com a ASSOVESP.
Confira o vídeo:
Quando Trocar o Veículo?
Especialistas atestam que em cada dois anos os componentes da manutenção se tornam mais caros em sessenta por cento por que as fábricas começam a frear a industrialização das peças. Quem fica com o carro novo por mais de três anos pode perder metade do que foi investido no veículo.
Sendo assim, quem compra usado, conta com veículo desvalorizado e por consequência com IPVA (Propriedade de Veículos Automotores) mais barato. Sem contar que o seguro também diminui os preços de forma considerável.
Artigo escrito por Renato Duarte Plantier