O GNV é um Combustível Menos Poluente?

No Mundo atual, podemos perceber que o carro sempre foi o sonho consumista das pessoas. Sempre que podem, arranjam um jeito de comprar um carro novo ou trocar o seu modelo. E, graças à tecnologia, é possível criar automóveis mais bonitos, mais potentes e por aí vai.

E com a preocupação de salvar o meio ambiente, foram criados diversos tipos de combustíveis, que tem como objetivo a substituição da gasolina que polui a atmosfera. Com isso, surgiu o Etanol, O GVN (Gás Natural), veículos elétricos, entre outros.

Mas, será que esses combustíveis alternativos têm um rendimento igual ou superior à gasolina? Bom, nesse artigo, vamos apresentar algumas vantagens e desvantagens de se usar o GNV, e ver se ele é um dos combustíveis menos poluentes. Vamos lá?

Conceito do GNV

O GVN é um Gás Natural Veicular, que, como o próprio nome já diz, é utilizado para abastecer carros que dispõe dessa tecnologia. Ele, se comparado a outros tipos de combustível, é o mais seguro.

Ele está sendo adotado por muitos proprietários de automóveis, visando uma economia maior na hora de abastecer. E quem escolhe colocar essa nova maneira de abastecer seu carro não perde a primeira configuração: Se o seu carro for de gasolina, você poderá utilizar ela e o Gás Natural Veicular, tornando o seu automóvel um carro com dois tipos de combustível.

A Honda é um exemplo de empresa que busca empregar o GNV em seus veículos.

Abastecer com GNV

Abastecer com GNV

Vantagens e Desvantagens do GNV

Vantagens

Vamos começar com as vantagens da mudança de combustível de seu carro para o GNV. São elas:

  • -A limpeza do sistema da injeção é bastante notória, já que, como o GNV, não causa tanta sujeira como os combustíveis normais, pois os detritos não ficam retidos nos bicos ejetores.
  • -A duração do óleo é maior porque ele não se ‘’intoxica”. O tempo para trocá-lo pode ser estendido de 1000 a 2000 quilômetros.
  • -O escapamento também é favorecido, já que a retenção de água é inexistente sem gasolina ou álcool. O prazo de validade do mesmo pode chegar a 25% a mais.
  • -Economia. O GNV pode ser mais econômico, tanto para o lado abastecimento quanto para o lado do IPVA. Isso mesmo. Quando um veículo dispõe do GNV, o imposto cai para até 75%.
  • -Qualidade. Isso porque o GVN não pode ser adulterado, coisa que ocorre com a gasolina. Assim, você não corre o risco de adquirir um gás “pirata”. Isso é garantido porque, depois de extraído e passando somente por um processo para a retirada de detritos, ele já vem ao consumidor.
  • – A vida útil do motor é beneficiada, ou seja, a sua longevidade é aumentada, como já dito que o óleo não sofre alteração e o óleo não se insere forte demais no motor.
  • -O número de reservas pelo mundo é grande. O GNV pode garantir abastecimento por cerca de 70 anos, 20 a mais que o petróleo.
  • -O mundo inteiro está adotando essa prática, para tentar frear as conseqüências da poluição, que acarreta o aquecimento global.
  • -Adaptação: A maioria dos carros novos vendidos atualmente já dispõe de um sistema conversor. Se o proprietário optar por essa nova fonte de energia, basta somente comprar um tanque e mandar instalar em seu veículo.
  • -Se comparado aos tanques de gasolina e diesel, o GNV ganha mais uma vez. Isso porque o compartimento onde o gás é armazenado possui mais lâminas, o que confere uma maior resistência em caso de choques.
  • -O GVN é muito bom para viagens que requerem muito tempo na estrada, já que rende um pouco mais.

Desvantagens

Como nem tudo é uma maravilha, vamos apresentar agora as desvantagens de desfrutar desse tipo de combustível. São elas:

  • -Como o tanque em que o gás fica comportado é grande, exige do automóvel um espaço maior, o que fica meio desconfortável para quem viaja na parte traseira do automóvel. Além disso, pode atrapalhar quem usa demasiadamente a porta malas. Outra desvantagem é o alto preço para o projeto e a execução do tanque.
  • -A autonomia do GNV também é colocada em cheque, visto que é bastante inferior que a da gasolina. Se esse combustível der por falta em alguma viagem, você deve contatar o guincho até um posto mais próximo, e torcer para que ele disponibilize esse tipo de combustível.
  • -Apesar de haver reservas gigantescas, devemos sempre nos lembrar que essa é uma energia fóssil e que ela não estará disponível para sempre. Devemos sempre buscar novas fontes que sejam ‘‘renováveis’’ e que não agridam o meio ambiente.

Existe Outro Derivado do Gás Natural, o BIOGÁS

É isso mesmo. As reservas de gás não são as únicas a fornecer esse tipo de energia. O esterco, proveniente dos excrementos de animais, também contém metano, sendo produzido por causa de ação de bactérias dos alimentos ingeridos pelos animais. Esse metano é que é o BIOGÁS e, depois de passar por um processo, é mais um aliado na luta para a variação de combustíveis, para que não fiquem na dependência do petróleo.

Tudo Sobre Biogás

Converter seu automóvel para um GNV

Se você, que está insatisfeito com o combustível do seu carro, pode optar para que empresas especializadas convertam ou simplesmente adicionem mais uma opção de abastecimento em seu veículo. Mas, não pense que é uma operação barata.  Pode chegar a quase 5 mil reais. É aí que você deve pesquisar e pensar se precisa necessariamente deste tipo de combustível.

O GNV é um Combustível Menos Poluente?

Apesar de alguns contras quanto ao carro com GNV, a resposta para essa pergunta é SIM! O que é expelido pelo escapamento contribui um pouco para que a poluição atmosférica cesse. Além disso, com os incentivos de redução de IPVA, fica mais vantajoso optar por esse tipo de fonte energética.

Agora, você é quem decide. As vantagens e desvantagens de se adaptar ao GNV foram apresentadas e cabe a você decidir se continua com o seu combustível ou se irá substitui-lo pelo GNV. O que você acha? Opine!

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • BOM DIA, TENHO UM CARRO FORD FIESTA 2010 2011 FEX GASOLINA E ALCOOL E OPITEI POR COLOCAR GNV. E FUI INFORMADO QUE DEVERIA SÓ USAR GASOLINA É GNV, POSTERIOMENTE UM AMIGO MEU ME DISSE QUE EU PODERIA TBM. USAR O ALCOOL NO LUGAR DA GASOLINA, (EX. EU USO GASOLINA É GNV, POSSO USAR ALCOOL MAIS GNV.) UO POSSO FAZER COMO ERA ANTES, QUE EU COLOCAVA UMA POCENTAGEM DE ALCOOL MAIS GASOLINA , OU REALMENTE ELIMINO UM É QUAL, COM A SUA EXPERIÊNCIA,
    DESDE JA AGRADEÇO O ESCLARECIMENTO.

    CARLOS EDUARDO

    CARLOS EDUARDO DOS SANTOS 12 de fevereiro de 2014 6:57

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *