Transporte em Geral
Transportar é algo necessário desde os princípios da vida. Precisamos para movimentar produtos e pessoas. Com o passar dos anos viu-se o quanto era importante organizar os transportes e dar características a eles a nível operações comerciais, infraestrutura e veículos.
As operações comerciais são como os veículos circulam em rede e como o conjunto de processos que regulamentam o ambiente para ser legal, financiar o que for preciso para melhorias. A infraestrutura é os tipos de transporte e a forma como eles se locomovem, por exemplo: ferroviária, aérea, fluvial, rodoviário, etc. Os lugares mais comuns para esses tipos as estações ferroviárias, portos, estradas, aeroportos, etc. E por último são os veículos propriamente ditos como encontramos para venda, compra e troca, sendo para utilização pública ou privada, ainda do tipo de pagar para andar ou ser o dono, os exemplos mais comuns são os automóveis, aviões, bicicleta.
Para uma harmonia entre as redes, é necessário uma combinação de planejamento urbano, engenharia civil, mecânica, náutica, aeroespacial, alguns sistemas e projetos de veículos.
Lembrando que a força humana também é um tipo de transporte, e com certeza foi o primeiro a ser utilizado como a caminhada e a natação. Logo depois veio a utilização de animais, que foram domesticados aos poucos, assim podendo carregar mais peso já que as criaturas são mais fortes, rápidas, tornando viagens mais curtas. Construção de carroças e trenós foi aumentando tornando ainda mais eficiente os transportes. Depois com a necessidade de se locomover pelos mares, foram feitos barcos primeiramente a vela e a remo. Era o único que conseguia ir a longas distâncias até chegar a motorização.
Os primeiros transportes rodoviários eram bois, cavalos e os próprios humanos usados principalmente para caça. Algumas estradas só começaram a ser produzidas na Mesopotâmia. Para a melhoria dos trajetos feitos pelos soldados os persas e romanos fizeram ruas e calçadas.
As primeiras formas de transporte aquático eram canoas com madeiras de árvores. Primeiro eram usados a remo e vento para impulsão. Tanto que os países que fizeram investimentos em navegação marítima foram os que mais se desenvolveram, principalmente aqueles que tinham fronteiras marítimas em seu território.
Com a revolução industrial tudo se modernizou, inovou, ficou melhor e diferente. A máquina a vapor, por exemplo, foi a grande invenção no transporte ferroviário que não era mais dependente de animal e do homem. Assim os recursos naturais já podiam ser transportados para tudo quanto é localização devido a globalização. E foi aumentando ainda mais com o barco a vapor e automóveis.
Depois do motor a combustão veio o automóvel com o século XIX, e se tornou super popular, mais viável e barato. Os aviões foram construídos mais no século XX principalmente com a primeira e segunda guerra mundial, para se tornar uma forma rápida de transportar muitas pessoas e muita carga.
Depois da segunda guerra aumentou ainda a mais a tecnologia, durante a guerra fria os países investiam em inovações de todos os tipos. O consumismo aumentava em todos os países e a necessidade de ter um produto novo sempre era necessária para não perder vendas, com isso se desenvolveu mais e mais modelos de carros. Aumentou o número de aviões, que se toronou o transporte mais rápido e seguro da terra.
Com esses aumentos, outros setores tiveram quedas, como o ferroviário que gastava muito carvão e tinha uma rede limitada e a hidroviária ficou muito cara e lenta perto das outras.
Um setor que cresceu bastante por conta das explorações foi o espacial, principalmente pela corrida entre Estados Unidos e União soviética. Tendo assim o primeiro homem na lua, e outras sondas e satélites percorrendo o espaço.
Transportes públicos se tornaram bastante interessantes para a população e o investimento nisso foi alto, como os trens de altíssima velocidade na Ásia e Europa, os ônibus cada vez maiores e melhores, os metros muito mais rápidos até mesmo no Brasil.
Transporte Para Mulheres
Até um tempo atrás as mulheres não tinham espaço nas ruas, industrias entre outros. No transporte não era diferente, mulheres que dirigem caminhão por exemplo são muito difíceis de se encontrar. Mulheres astronautas a mesma coisa, uma ou outra se destaca nessa função.
Hoje em dia é perceptível o aumento de mulheres nos volantes de automóveis. Muitos homens ainda tem um olhar machista e vivem citando frases tentando diminuir as habilidades automotivas, como por exemplo a frase “ Mulher no volante, perigo constante”;
Com a modernidade muitos aplicativos foram criados para facilitar a locomoção, transporte e ganhar um dinheiro. Alguns desses são formados apenas por mulheres, para que outras mulheres se sintam à vontade para pegar caronas com ela.