Significado De Siglas Automotivas: 4WD (4X4) e 2WD (2X4)

Em abreviações tais como 4X4, o primeiro valor é normalmente o número total de rodas. O segundo número se refere às rodas motorizadas. Sistema 4X2 transmite apenas para dois fins-de-eixo. Por este sistema, um caminhão de transporte militar com seis rodas possui 6X6, enquanto o trator típico americano com dois eixos de tração e um eixo de direção única sem energia tem 6X4.

4WD (4X4) e 2WD (2X4)

4WD (4X4) e 2WD (2X4)

Sistema 4X2 – Significado e Características Gerais

Veículos com um sistema de transmissão que permite a duas rodas a receber o poder do motor simultaneamente. O termo 4X2 também é usado, para designar as quatro rodas no total com duas sendo conduzidas. A maioria dos veículos rodoviários usa um layout 2WD, devido ao seu peso leve e simplicidade. Tração na estrada é geralmente suficiente para que a força motriz possa ser transmitida com confiança através de duas rodas.

No caso de veículos que têm a tempo parcial de quatro rodas o termo refere-se ao modo quando 4WD é desativado e a energia é aplicada a apenas duas rodas. Entre os motociclos e bicicletas é usado para descrever veículos que pode alimentar a frente, bem como a roda traseira.

Veículos 2X2 são acionados de modo mecânico, através de corrente, cabo ou hidráulica acionada. Este esquema melhorou o desempenho fora da estrada, mas é bastante complicado e requer mais energia para funcionar.

A maioria das máquinas 2WD é de motos exóticas para entusiastas ou criadas com usos especiais em mente. Fabricantes que trabalham ou trabalharam em protótipos incluem ZID, Suzuki, Yamaha, KTM e Honda.

Em veículos com três rodas (sidecars), tais como motocicletas com carro lateral, o termo é usado para descrever veículos que alimentar o carro lateral, bem como a roda traseira. O sistema mecânico é acionado através de um eixo e pode ou não ter diferencial.

Esse esquema melhora o desempenho fora da estrada, mas é mais complicado e requer mais energia para funcionar, portanto, a maioria das máquinas 2WD é criada para usos especiais em mente, tais como ensaios ou militar. A primeira unidade apareceu em 1928, no Reino Unido.

http://www.youtube.com/watch?v=252ah-snMbg

B.4WD ou 4X4

Representa termo para apontar que as quatro rodas do veículo possuem capacidade de tracionar. Interessante notar que em grande parte dos veículos do gênero possui a opção 4X2, ou seja, é possível reservar o sistema avançado para locais nos quais existe maior necessidade de tração, caso dos terrenos de areia ou lama, por exemplo. Conforme o modelo pode ser acionado de modo manual ou automático.

Possui sistema de transmissão que permite às quatro rodas a receber o torque do motor de maneira simultânea. Certas pessoas associam o termo com veículos para fora de estradas e utilitários esportivos. A tração permite melhor controle do que carros de rua normais em condições de pistas diferentes superfícies. Importante recurso a ser utilizado em Rally.

Quatro rodas refere-se a veículos que têm uma caixa de transferência (alguns dos quais incluem um diferencial que pode ou não ser bloqueado) entre os eixos dianteiro e traseiro, o que significa que a parte da frente e da retaguarda não pode rodar a diferentes velocidades. Isso permite a transferência de torque máximo para o eixo com mais tração.

Todas as rodas se referem a uma unidade de sistema de comboios que inclui um diferencial entre os veios de acionamento dianteiro e traseiro. Eles estão associados com algum tipo de tecnologia antiderrapante que permite às rodas a girar em velocidades diferentes, mas ainda mantêm a capacidade de transferência de torque de uma roda em caso de perda de tração.

4-WD Contra IWD

O termo unidade individual rodas é cunhado para identificar os veículos elétricos nos quais cada roda é impulsionada por motor elétrico próprio indivíduo. Este sistema tem características inerentes atribuídas aos sistemas de tração nas quatro rodas como a distribuição da potência disponível. A unidade IWD não está limitada às quatro rodas.

HMMWV: Consiste em um 4WD/AWD que alimenta todas as rodas de forma uniforme (contínua), através de um manual com chave diferencial central.

Diferencial Do 4-WD

Ao ligar simultaneamente as rodas devem ser autorizadas a rodar em velocidades diferentes conforme o veículo gira em torno curvas. Isto é conseguido com o diferencial, que permite ao eixo a entrada e saída de forma independente com velocidades distintas.

O diferencial distribui o torque (força angular) de modo contínuo, enquanto que a distribuição de velocidade angular (velocidade de rotação) funciona de maneira que a média aos dois veios de saída seja igual à coroa dentada do diferencial. Cada eixo movido requer diferencial de distribuição de energia entre o lado esquerdo e direito.

O sistema descrito processa muito bem, uma vez que é capaz de acomodar diferentes forças de movimento e de distribuição de energia uniforme de maneira suave. Uma vez que ele não deslize, no entanto, a recuperação é difícil. Se a roda da frente esquerda de um veículo 4WD desliza em um pedaço de gelo de estrada, por exemplo, o escorregamento irá girar mais rápido do que as outras rodas, devido à menor tração da roda.

A potência é reduzida para as outras rodas, mesmo que tenham uma boa tração. Este problema pode ocorrer em ambos os 2WD e veículos 4WD, sempre que uma roda acionada é colocada sobre a superfície de tração e levanta do chão.

Diferenciais não têm nenhuma maneira de limitar a quantidade de potência do motor que é enviado aos eixos de saída conectados. Como resultado, se o pneu perde tração em aceleração, quer devido a uma situação de tração de baixo ou a potência do motor de tração, o pneu que não está deslizando recebe energia a partir de pouco ou nenhum motor.

Em situações de tração baixa os diferenciais podem limitar a quantidade de deslizamento ou bloquear de modo temporário os dois eixos de saída em conjunto para garantir que a potência do motor chegue a todas as rodas motrizes.

Diferenciais de bloqueio funcionam bloqueando de modo temporário os eixos ao diferencial de saída, fazendo com que todas as rodas girem em velocidade igual, proporcionando torque em caso de derrapagem e distribuindo energia entre a parte dianteira e os eixos traseiros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *