Um dos grandes sonhos de muita gente é levar uma vida com mais liberdade e tem coisa mais livre do que morar num motor home? A princípio parece bastante divertido deixar as paredes de concreto de lado para morar sobre rodas, contudo, como tudo na vida não é exatamente tão simples assim.
Quem tem curiosidade a respeito da vida num motor home ou mesmo que considera essa possibilidade para o seu futuro vai gostar de saber mais detalhes do dia a dia. Trata-se de uma escolha muito importante uma vez que se troca a estabilidade de uma casa convencional por um lar itinerante.
Morando num Motor Home
O motor home é uma casa móvel que oferece ao morador a possibilidade de ter diversos endereços ao longo do ano. Claro que é possível morar num motor home estacionado num único endereço, mas normalmente quem opta por esse tipo de moradia não quer residência fixa.
Para grande parte das pessoas morar num motor home é um sonho bem distante, no entanto, alguns corajosos se aventuram nessa vida que lembra roteiro de filme de Hollywood. Tem vantagens assim como tem desvantagens e claro custos morar num motor home.
Vantagens de Morar num Motor Home
Paisagens Novas
Morando num motor home é o dono do mesmo que determina quanto tempo irá ficar em cada lugar. Basicamente se der vontade de se mudar amanhã para outro lugar é possível, pois a sua casa está sobre rodas. A liberdade com certeza é a maior de todas as vantagens de morar num motor home.
Esqueça as Taxas
Morando num motor home é possível se ver livre do aluguel além de não ter grama para aparar no jardim ou mesmo a preocupação com as reuniões de condomínio. Aliás, quem mora sobre rodas não paga IPTU e nem a taxa do dito condomínio. Para os mais antissociais não ter vizinhos pode ser uma excelente escolha. Quando o dono do motor home não gosta dos seus vizinhos pode simplesmente mudar de lugar.
Brasil e Vizinhos
O mais interessante de morar num motor home é que você morar em diferentes estados do Brasil e também em países vizinhos. Quando você quiser aproveitar um solzinho durante o inverno pode ir para o Nordeste, já quando estiver precisando de temperaturas mais amenas pode curtir o inverno do Sul. O Brasil tem muitas possibilidades interessantes como cidades históricas, praias sensacionais, paisagens lindas e ainda países vizinhos incríveis para você visitar.
Custos
O custo varia de acordo com a necessidade de cada pessoa, um motor home de tamanho médio, por exemplo, tem um custo aproximado de R$ 50 mil. Em comparação com algumas casas simples de alguns estados do Brasil é até um preço interessante. Contudo, saiba que quanto mais conforto você quiser ter mais dinheiro terá que desembolsar na sua casa itinerante.
Para Quem é o Motor Home?
Todo mundo que quiser pode morar num motor home, no entanto, é uma opção mais interessante para casais sem filhos, com filhos pequenos que ainda não estão em idade escolar ou para casais de maduros que querem aproveitar a sua aposentadoria.
Motor Home no Brasil
De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Campismo (Abracamping) o Brasil tem aproximadamente 1.800 motor homes e cerca de 2.000 trailers. Um número interessante, mas pequeno se comparado com os Estados Unidos em que de cada 12 famílias uma tem uma casa sobre rodas para fazer as suas viagens.
Conhecendo os Motor Homes
Um motor home pode ser montado em chassis de caminhão ou de ônibus, existem alguns modelos montados em chassis de van ou então em chassi-cabine. Num projeto de motor home além de pensar na planta interna se tem o cuidado de pensar nos acabamentos.
Mesmo estando sobre rodas essas casas são completas tendo quarto, cozinha, sala de estar e banheiro. Além disso, também estão inclusos eletrodomésticos de uso cotidiano como micro-ondas, geladeira, ar condicionado entre outros. A diferença é que no projeto do motor home tudo é projetado para ocupar o mínimo de espaço possível.
Os móveis usados são multifuncionais, por exemplo, a mesa de jantar pode ser rebaixada e junto com os bancos se tornar uma cama a mais para um visitante que aparece de última hora. Lembramos que quanto mais luxo se tem dentro do motor home mais caro ele fica.
Rotina no Motor Home
Uma viagem feita no motor home é bem diferente de uma viagem convencional. Para começo de conversa você não precisa se preocupar com reservas, itinerários malucos e nem mesmo horários para chegar ou sair de hotéis. Viajar com tranquilidade é algo que faz parte da vida dos mais acostumados a morar sobre duas rodas, mas claro que é necessário ter cuidado nas estradas e estar pronto para imprevistos.
Uma curiosidade é que grande parte dos brasileiros que vivem e viajam em motor homes é composta de aposentados que empreendem longas viagens para conhecer melhor o nosso país. Para algumas pessoas o motor home é uma segunda opção de casa, ou seja, ainda mantém a casa fixa. Pode ser interessante ter um lar itinerante e uma casa fixa para onde voltar quando cansar de percorrer a estrada.
Rodando Quilômetros com o Motor Home
Um motor home além de um veículo é também uma casa e para garantir que tudo funcione adequadamente existe um painel de controle de energia elétrica, água, esgoto e gás de cozinha. Os itens citados podem ser reabastecidos em campings ou mesmo em postos de gasolina.
Uma curiosidade a respeito de motor homes é que o banheiro não funciona como o banheiro de uma casa. Basicamente os dejetos são armazenados num compartimento para que possam ser despejados nos locais adequados. Contudo, quem vai se aventurar num motor home deve estar preparado para o fato de que poucas cidades do país têm espaços para campings.
Manutenção
Todos os anos o motor home deve passar por uma vistoria do Detran da mesma maneira que qualquer outro tipo de veículo. Dentre os principais gastos que se tem é com estacionamento bem como a mensalidade de garagem.
Motor home pode ser definido como uma casa sobre rodas. Diferente dos trailers que são rebocados por um veículo, os motor homes são acoplados num único veículo, oferecendo acomodações para 2 até 8 pessoas.
Os motor homes, que já foram muito populares no Brasil, hoje são mais comuns nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, uma vez que em 1998 o novo Código Brasileiro de Trânsito passou a exigir carteira de motorista categoria “D” para dirigir um motor home, o que equivale a carteira profissional igual a exigida para motoristas de carretas, fato que tirou a maioria dos motor homes de circulação em nosso país.
Existem vários tipos de motor homes, desde os mais simples apenas para um casal até os mais luxuosos, com direito até a suíte, além do espaço da cozinha, banheiro e sala, que muitas vezes é integrada ao espaço do motorista. Além dos modelos padrões a maioria das fábricas disponibiliza a possibilidade de construir projetos exclusivos e personalizados para atender as necessidades e os desejos dos clientes, de forma prática, segura e com conforto.