Motor Flex: Vantagens e Desvantagens

Atualmente, os carros estão em alta. Design, que é um dos fatores para que o consumidor o adquira, além da potência, e facilidades no pagamento aquecem o mercado automobilístico. Antigamente, existiam somente carros a gasolina ou carros a álcool. Hoje, esse cenário é diferente. Já estão no mercado os carros com motor FLEX. Quem ganha com isso são os consumidores, que podem escolher entre qual combustível quer abastecer.

Mas, o que é um motor FLEX? Vamos responder logo mais essa questão. E, ainda, vamos destacar quais são as vantagens e as desvantagens de ter um carro que tenha o motor FLEX. Vamos, então, para a definição do Motor Flex.

Conceito de Motor Flex

Motor Flex significa “motor de dois combustíveis”, ou seja, o motor pode funcionar com mais de um combustível. É um motor a quatro períodos, que, como já dito, pode executar a sua função independentemente do combustível utilizado. Isso significa que eles estarão no mesmo tanque, e serão enviados ao local de queima do veículo.

Geralmente, os combustíveis mais utilizados nesse tipo de motor são a gasolina e o álcool, já que ambos são os mais conhecidos nos postos. Mas há também opções com combustíveis “limpos”, como o etanol, sendo esse a combinação ainda mais comum que o álcool em um veículo flex.

A Onda dos Carros Flex

Os Carros FLEX surgiram nos Estados Unidos, no início da última década do século XX, em 1990. A partir daí, a tecnologia se espalhou pelo mundo. Aqui no Brasil, chegou a meados do ano de 2003. O porquê do seu surgimento: A procura por fontes alternativas de combustíveis, pois o preço do petróleo estava nas alturas e para não ficar “refém” de um único tipo de combustível.

Antes desse lançamento, já havia um pioneiro dessa tecnologia. Foi o Ford T, nos EUA, em meados do ano de 1908. Aceitava Gasolina ou Etanol, ou os dois em uma mistura. Esteve em produção até o ano de 1927.

Para se ter uma ideia, no ano de 2006 já estavam rodando aproximadamente 6 milhões de carros que dispõem dessa tecnologia nos EUA. Entretanto, os donos de tais veículos nem se importavam e o abasteciam da forma tradicional – usando gasolina.

No Brasil, uma intensa campanha publicitária foi executada, com o intuito do conhecimento dela por parte das pessoas e para que a popularização fosse mais rápida. Foi até uma campanha boa, já que prezava a valorização do álcool, que tem produção farta no Brasil.

Carro Flex Atualmente

Algumas pessoas acham que o motor FLEX é sinônimo de energia limpa, já que pode dispor de vários combustíveis no tanque. Errado. Somente pode ser considerada uma energia limpa quando o reservatório for diferente um do outro. É o caso da gasolina e do gás natural veicular.

Eles estão difundidos em todas as categorias de automóveis no Brasil, atualmente. Modelos como o Gol e o Fiesta, por exemplo. E não são somente os carros que podem rodar com dois tipos de combustível. A Honda lançou em 2009 a Titan Mix, que é a primeira moto que utiliza o sistema flex do planeta. Além disso, foi lançada em território brasileiro, no estado de Amazonas.

Como Funciona o Motor Flex?

O Motor FLEX funciona com pequenos sensores localizados na Injeção Eletrônica, que identificam se o combustível está ou não misturado com outro. Assim, é possível saber qual está sendo utilizado e o motor pode ver quando pode economizar ou trabalhar com um pouco mais de velocidade.

Conversão de um Veículo para o Flex: Vale à pena?

Sobre a conversão do automóvel que utiliza somente um tipo de combustível para o bicombustível, a decisão fica por conta do proprietário. Ele deve pesquisar e ver se realmente, com o preço de tais fontes de energia tem diferenças consideráveis, enfim.

É preciso deixar claro que a gasolina, em relação ao álcool e ao etanol, tem uma potência superior, além de render um pouco mais. Por isso, quem quiser adquirir um FLEX ou transformar o seu em um, precisa ser cauteloso.

Se estiver determinado a converter o seu automóvel, entre em alerta. Só vá a locais onde você tem confiança e tenha ótimos índices de aceitação popular. Caso contrário, a conversão mal-feita pode trazer transtornos que pesarão e muito em seu bolso.

Vantagens e Desvantagens do Motor Flex

É certo que, com a implantação do sistema flex nos veículos, o número do consumo de gasolina teve certa recaída. Mas, será que é uma boa idéia? Vejamos.

No quesito economia, o flex sai na frente, já que você pode abastecer o seu carro de acordo com a tabela de preços. Se o álcool ou etanol estiverem mais baratos do que a gasolina, você irá optar pelo mais barato. E assim sucessivamente.

Mas, se analisarmos o quesito “desempenho”, o motor comum irá ganhar. Já que há reclamações sobre o mau funcionamento do motor com o álcool. Além disso, há uma perda no desempenho relacionado ao combustível utilizado. Se um motor 1.0 flex faz cerca de 10 km por litro de combustível, um modelo 1.0 mono combustível (que possui apenas um tipo de combustível) faz até 18 km por litro de combustível.

Motor Flex

Motor Flex

Em dias frios, o flex não colabora muito se o combustível do tanque for o álcool. O etanol, apresentado como sendo um combustível amigo do meio ambiente, também tem as suas desvantagens.

Vantagens:

  • É um combustível que polui muito menos que outros combustíveis
  • Pode ser encontrado em todos os lugares do mundo
  • Além disso, não é uma tecnologia que foi de difícil produção

Desvantagens:

  • A produção do combustível consome muita energia
  • Para a produção do bioetanol, são necessários vários terrenos para a sua plantação. Isso acarreta vários danos ao meio ambiente, como desmatamento e o abandono de cultivo de produtos alimentícios.

Mas não pense que o etanol é utilizado somente na produção de combustível. Ele também é componente de vários tipos de bebidas alcoólicas, como a cerveja e o vinho, por exemplo. Além disso, ele está presente também em produtos de beleza.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *