O Exelero é um cupê especial, mais do que apenas um carro show. Nos testes em pista oval de alta velocidade o protótipo alcançou uma velocidade de 218,38MPH, apesar de pesar mais de 2,66 toneladas, conforme afirma nota publicada no site oficial da marca.
Ele é capaz de acelerar de atingir entre 0 a 60 MPH em 4,4 segundos. O desenho do carro foi resultado de uma competição entre os estudantes do Departamento de Pforzheim que trabalharam para trazer traços do passado com características contemporâneas.
Modificações Do Projeto Inicial
Projeto de 24 anos de idade! Fredrik Burchhardt foi escolhido e o seu trabalho coordenado no centro de design Maybach, estabelecido em Sindelfingen. O sistema, com base na limusine Maybach 57, exigia certa quantidade de engenharia. O pilar e as portas tiveram que ser deslocados para trás e a coluna de direção, pedais e câmbio de marchas implantado novamente.
Elegância Nas Pistas
O motor padrão 550bhp V12 estava entediado para 5,9 litros e atento a 700bh. Dimensões finais de 5.890 milímetros de comprimento, com 2.140 milímetros de largura por 1390 milímetros. Carro equipado com couro, alumínio e acabamentos de fibra de carbono no interior.
Especificações: Maybach Exelero
- Motor: V12 twin-turbo; Deslocamento em 360cc;
- Freios Travões F / R: ABS, disco ventilado;
- Comprimento x Largura x Altura: 229,7 × 83,5 × 54,2;
- MPH com velocidade máxima (km / h): 218 (351).
Qualidade Alemã
São 700 cavalos com um motor V-12 bi-turbo. Modelo feito sob a encomenda original de Fulda Reifenwerke, que usa o Maybach Exelero como um veículo de referência para a geração moderna de carros com pneus largos.
A fabricante alemã de carros de luxo construiu o modelo original como uma interpretação moderna do lendário carro esportivo aerodinâmico de 1930, forjando assim uma ligação com o antecessor histórico, que na época também foi baseado em um sistema poderoso (SW 38).
O Exelero encarna a expressão mais alta até o momento da estratégia da individualização Maybach oferecer soluções personalizadas específicas a pedido. Nos primeiros testes na pista de alta velocidade em Nardo (Itália), o único veículo atingiu uma velocidade máxima de 351,45 KMH (FIA * unidade-padrão de medida internacional).
Projetou modelo personalizado com a participação de estudantes do Colégio Pforzheim. O Exelero foi construído por especialistas, em Stola, na cidade de Turim (Itália). Não há planos para produzir o modelo em série!
Exelero: A Lenda Vida
Imagine um automóvel que combina a elegância e qualidade de primeira classe de uma limusine com a poderosa maleabilidade do cupê esportivo. Peso em vazio de mais de 2,66 mil toneladas e dimensões de pequeno transportador. Atinge velocidade máxima de mais de 350 km / h.
Há mais de um século que a Fulda fabrica pneus de carro. Em grande parte do período a empresa tem implantado seus produtos com veículos especiais. Ônibus de luxo, veículos de publicidade com órgãos especiais, caminhões de alta velocidade, entre outros setores automotivos. A marca que forneceu material para os testes da década de trinta do século XX.
O carro teste foi projetado em 1938 e entregue no ano de 1939. Desapareceu após o final de Segunda Grande Guerra. Depois de décadas a Fulda introduziu novo pneu de alta tecnologia sofisticada para o mercado.
Fases Da Construção:
Três fases de construção foram decisivas para o processo de desenvolvimento:
- Modelo de referência da estrutura exterior (para a construção dos moldes negativos)
- Modelo de referência interior
- Ordem dos chassis com estrutura auxiliar
Com base em cronogramas detalhados e rigorosos de tempo, todas as três fases foram realizadas simultaneamente. Em 31 de maio de 2005 tudo estava pronto! Os detalhes do interior foram fixados: Couro natural, folha de alumínio perfurado e revestido, bem como fibra de carbono em preto brilhante e vermelho na composição dos principais materiais.
Os técnicos que trabalhavam no veículo tinham arranjado, reconstruído e preparado às funções e as peças necessárias. Jurgen Weissinger, o responsável técnico do projeto e gerente de desenvolvimento da Maybach, ligou a bateria, virou a chave de ignição e o carro rugiu para a vida. A curta explosão de gás trouxe velocidade recorde!
A fase de construção e teste foi concluída com sucesso de acordo com grande parte dos críticos. De fato a limusine foi transformada no Maybach 57, cupê luxuoso direcionado ao público magnata.
Ao considerar as alternativas do motor ficou claro que os doze cilindros básicos utilizados nas limusines Maybach não atingiram a velocidade máxima desejada de cerca de 350 km/h, apesar do turbo. Especialistas tiveram de prestar assistência ao suporte energético para o projeto.
Depois de várias implantações do motor tipo Maybach 12 a cilindrada foi aumentada entre 5,6-5,9 litros e o turbo aprimorado. Resultado convincente no banco de ensaio, em cerca de 700HP e com pelo menos 1.000NM de torque suficiente para atingir a velocidade máxima do alvo a 350 km / h.
Antes, durante e após o trabalho os passos evolutivos individuais foram apoiados por ensaios correspondentes. Parte dos testes aconteceu em circuito o oval de alta velocidade em Nardo, Sul da Itália.
As medições dos testes finais no final de abril / início de maio de 2005, mais uma vez sobre a alta velocidade de Nardo, produziu o sucesso merecido de perda de trabalho duro: Máxima de 351,45 km / h – um mundo gravado como recorde para limusines.
J. Bernd Hoffmann, presidente do Conselho de Administração, publicou nota na internet para agradecer a todos os profissionais que participaram do projeto. “Obrigado a todos os parceiros de cooperação. Mais uma vez na história da empresa a cooperação levou ao excepcional resultado final: Um produto de primeira classe, com alto desempenho de pneu acompanhado por veículo excepcional, inigualável em qualquer outra parte do mundo: O Cupê Esportivo Maybach Exelero.”
“O resultado nunca pode ser o produto de apenas um indivíduo. Apenas no âmbito de uma parceria de alto nível e dos esforços de todos os interessados é possível fazer tal projeto ter sucesso.”
O Maybach 57 é considerado segundo carro mais caro de todo o planeta Terra – valor de quase oito milhões de dólares!
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier