Como Funciona o Biodiesel

O Contexto

O Petróleo é um dos recursos mais utilizados nos dias de hoje para as mais variadas finalidades. Porém, como todo mundo já deve bem saber se trata de um recurso não renovável que está trazendo muita dor de cabeça para os governos que não sabem como vão substituir o uso do mesmo quando acabar.

Encontrar uma alternativa para o uso da gasolina é imperativo num momento que o Petróleo fica cada vez mais caro e mais escasso. Todos os dias surgem novidades tentando criar uma saída para essa situação complicada em relação ao Petróleo. Uma das possíveis soluções está nos biocombustíveis que podem ser feitos a partir ingredientes biológicos ao invés de combustíveis fósseis.

Saiba mais sobre o Biodiesel, se ele pode ser uma solução e como ele funciona. Um dos assuntos que tem despertado o maior interesse se pessoas no mundo todo.

Como Funciona o Biodiesel

Como Funciona o Biodiesel

Biodiesel – Um Caminho Possível?

Dentre todas as alternativas mirabolantes que a tecnologia nos aponta para tentar substituir os combustíveis fósseis está o Biodiesel. Devemos destacar que essa é uma das soluções mais viáveis que apareceram até agora.

Basicamente esse combustível é feito a partir de ingredientes biológicos. Os ingredientes iniciais podem variar do milho e da cana-de-açúcar aos grãos de soja e inclusive a gordura animal. Tudo depende do tipo de combustível que se pretende produzir e do método para fazer isso.

Biodiesel – Um Caminho Possível?

Biodiesel – Um Caminho Possível?

O Que é o Biodiesel?

De uma forma geral podemos dizer que o biodiesel é uma alternativa ou até mesmo um aditivo ao diesel convencional. O biodiesel é feito a partir de ingredientes biológicos ao invés de petróleo. Em geral esse biocombustível é feito com óleos vegetais ou com gordura animal depois de passar por várias reações químicas.

O biodiesel é atóxico e renovável e como vem essencialmente de plantas e animais podemos dizer que vem de fontes renováveis. Exemplos de biodiesel são o etanol (feito de milho) como o dos Estados Unidos e o etanol (feito de cana-de-açúcar) produzido no Brasil.

Um Combustível Seguro

Muitos ainda têm reservas em relação a usar o biodiesel, sobre isso podemos dizer que se trata de um combustível seguro e que pode ser usado em motores a diesel. Ele pode ser usado na sua forma natural, porém, é mais comum que ele seja usado misturado com o diesel tradicional.

Essas misturas são indicadas pela abreviação Bxx em que xx é a porcentagem de biodiesel na mistura. Um exemplo bem comum é a mistura B20 na qual 20% é de biodiesel enquanto 80% é biodiesel tradicional. Dessa forma o B100 representa o biodiesel puro.

O Biodiesel Na Descrição Técnica

Como todo e qualquer tipo de combustível o Biodiesel tem uma descrição formal e reconhecida pela ASTM International (em inglês) (conhecida previamente como American Society for Testing and Materials – Sociedade Americana de Testes e Materiais). Essa organização é responsável pode estabelecer os padrões industriais.

A definição técnica do Biodiesel é a seguinte:

“cCombustível formado de ésteres mono alcila de ácidos graxos de cadeia longa, derivados de óleos vegetais ou gordura animal, denominados B100 e seguindo as exigências da ASTM D 6751.”

Pode parecer um pouco complexo num primeiro momento, mas é bem mais simples do que parece.

O Funcionamento Do Biodiesel

Grande parte do que faz o biodiesel ser atraente e interessante está no fato de que ele pode ser produzido a partir de várias fontes naturais. A gordura animal pode ser utilizada, mas o vegetal ainda é a sua maior fonte. Uma curiosidade é que você provavelmente já usou alguns desses óleos vegetais na cozinha.

Os engenheiros e cientistas que trabalham na produção de biodiesel utilizam óleos de soja, palma, canola, girassol, algodão entre outros. O biodiesel pode ser produzido a partir até mesmo da reciclagem da gordura de cozinha.

Basicamente todas as fontes do biodiesel tem em comum a gordura de alguma forma. Os óleos, por exemplo, nada mais são do que gorduras que se liquefazem em temperatura ambiente. Essas gorduras que são chamadas de triglicerídios (em alguns casos podem ser chamados de triglicérides) são feitos de átomos de Carbono, Oxigênio e Hidrogênio. Os triglicerídios consideravelmente predominantes.

Esses triglicerídios somados a óleos vegetais caseiros estão presentes em coisas bem comuns como banha e manteiga. Provavelmente você já viu uma contagem de triglicérides se já fez um exame de sangue.

Visualizando Os Triglicerídios

Uma forma de tentar visualizar os triglicerídios é imaginar uma letra E maiúscula. Imagine que formando a espinha dorsal desse E está uma molécula que é conhecida como glicerina. A glicerina é um ingrediente usado na fabricação de produtos como o sabão e cosméticos.

Anexas a essa espinha dorsal da glicerina e formando os riscos horizontais do E estão as cadeias mais longas que são compostas por hidrogênio, oxigênio e carbono. Essas cadeias são chamadas de ácidos graxos.

Como Os Triglicerídios Se Transformam Em Combustível?

O biodiesel não é um óleo vegetal puro, mesmo que o óleo vegetal cru já tenha sido usado para abastecer motores a diesel no passado. Em geral usar o óleo vegetal cru traz problemas para o motor. A gordura ou o óleo deve passar em primeiro lugar por uma série de reações químicas para depois se transformar no combustível que vai para carros e barcos.

Existem maneiras diversas de se produzir o biodiesel, porém, a maior parte das instalações que se ocupa dessa produção desenvolve o biodiesel através de um processo de transesterificação. Nesse processo a gordura ou o óleo é primeiro purificado e depois é colocado para reagir com um álcool.

Em geral o álcool em questão é o metanol (CH3OH) ou etanol (CH3CH2OH), sempre na presença de um catalisador hidróxido de potássio (KOH) ou o hidróxido de sódio (NaOH). Quando isso acontece o triglicerídio é transformado para formar os ésteres e a glicerina. Os ésteres que resultam disso são o que chamamos de biodiesel.

O biodiesel representa uma economia significativa para o motorista e ainda tem a vantagem de poluir menos o ambiente. Com certeza vale a pena considerar abastecer o carro com os biocombustíveis, não é mesmo? Essa pode ser a melhor solução para o homem resolver de vez a questão da escassez dos combustíveis fósseis.

http://www.youtube.com/watch?v=ecGGLGNWnok
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *