AMC, a Legenda entre os Muscle Cars

As “grandes” montadoras de Detroit estavam construindo muscle cars no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, mas a AMC (American Motors Corporation) não estava sentada de braços cruzados em sua sede. Embora nenhum de seus modelos tiveram o sucesso do Ford Mustang (1,5 milhões de modelos vendidos nos primeiros dois anos), a AMC produziu alguns dos carros mais místicos até hoje.

Javelin

O ano de 1968 viu o lançamento de dois novos modelos, o Javelin e AMX. O Javelin era um carro menor e poderia ser alimentado a partir de um motos V6, pequeno para os V8 em 1969. Isso é tecnicamente um “pony car”, pois tem um chassi menor. A linha de modelo Javelin terminou após o ano de 1974.

AMX

O AMX era basicamente uma versão de dois lugares do Javelin, partilhando algumas das mesmas partes do chassi mantendo o custo baixo do seu meio irmão. O AMX, porém, é tecnicamente um “carro esportivo”, pois é um modelo de dois lugares, e as vendas nunca alcançaram os objetivos da AMC, tanto que a linha de montagem deste modelo terminou depois de 1970. O emblema AMX continuou como um pacote de acabamento e esportes na Javelin em 1971 e durante a década de 1970, em outros modelos AMC.

AMC, a Legenda entre os Muscle Cars

AMC, a Legenda entre os Muscle Cars

Rambler

Os verdadeiros muscle cars vieram de 1969 até 1971. A AMC decidiu acabar com o Rambler, um modelo sedan simples e barato, mas não sem dar-lhe o verdadeiro respeito que merecia.

Como se tratava de uma série final, os modelos Rambler foram construídos e havia dois esquemas de pintura produzidas, “A” e “B”. Os primeiros 500 eram de pintura tipo “A”, constituída por uma linha vermelha grossa ao lado do carro, mas isso foi mudado para um vermelho e branco com uma fina linha azul no lote “B”.

Rebel

A AMC decidiu acabar com a linha Rebel em 1970, e mais uma vez decidiu montar um muscle car, foi então que o “Rebel Machine” nasceu. Um motor V8 produzindo 340 cavalos de potência era o padrão, mas ao contrário do Rambler, a AMC ofereceu outras opções na máquina, incluindo a transmissão manual ou automática.
Os emblemas eram sobre os pára-lamas dianteiros e as 1000 unidades produzidas pela primeira vez tinham pinturas vermelhas, brancas e listras azuis nas laterais.

Hornet

O último Muscle car produzido pela AMC foi o Hornet, em 1971. Este modelo foi um grande sucesso nos Estados Unidos. O motor V8 produzia 285 cavalos de potência com dupla saída de escape e um capô funcional. Apenas 784 unidades desse carro foram construídas, e acredita-se que apenas cerca de 80 ainda existem, sendo um dos mais difíceis muscle cars de se encontrar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *