Se você é mesmo interessado em carros clássicos, então você está familiarizado com o nome de Carroll Shelby. Qualquer um que já se envolveu em competição ou que já teve um Mustang sabe o nome dele principalmente.
Carroll foi envolvido no projeto e capitaneou a concepção e implementação de mudanças revolucionárias na indústria automotiva. Sua influência se estendeu às corridas de circuito, as corridas de ovais, e os carros em linha de produção.
A vida
Shelby nasceu em Leesburg, Texas em 11 de janeiro de 1923. A família Shelby se mudou para Dallas quando Carroll tinha sete anos. Ele serviu na Força Aérea, após o colegial. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele era piloto de testes e instrutor de voo.
Depois de deixar o serviço militar, Shelby tentou a sorte como criador de galinhas, trabalhador na indústria petrolífera, e ainda como empresário em uma empresa de coleta de lixo. Depois de nada disso dar certo, Shelby decidiu correr para ganhar a vida.
Inicialmente, a corrida era apenas um hobby para Shelby. No entanto, depois de ganhar 4 corridas em carros de corrida emprestados, ele chamou a atenção do gerente da equipe Aston Martin, John Wyer. Em 1958, Shelby venceu as 24 horas de Le Mans para a Aston Martin, compartilhando o cockpit com Roy Salvadori.
Um marco
Após essa vitória, Shelby foi afastado das corridas por motivos de saúde. Em vez de deixar o esporte, Shelby voltou-se a projetar e construir carros de corrida. Shelby desenvolveu um dos carros mais rápidos e mais famoso já construídos: o Shelby Cobra.
O Mustang Shelby, que ele construiu para a Ford em meados dos anos 1960, trouxe para ele o reconhecimento mundial na indústria automotiva. Shelby surpreendeu o mundo quando seu Ford GT 40 derrotou a Ferrari em Le Mans. A equipe ganhou a corrida clássica nas edições de 1966 e 1967.
O olho da concorrência
No início de 1980, Lee Iacocca contratou Carol Shelby para projetar um grupo de carros de alto desempenho para a Chrysler, dentro da marca Dodge. Iacocca era um fã e um admirador de longa data do trabalho de Shelby na Ford, desde 1960. Juntos, lançaram o trabalho de um carro conceito que evoluiu para o Dodge Viper.
Inovando sempre
Em 1990, Shelby voltou a suas raízes nas corridas e desenvolveu uma categoria de baixo custo de nível de entrada, a Can-Am Racer Spec. A Sports Car Club of América (SCCA) e outras associações reconheceram o benefício da classe criada e estabeleceram uma divisão independente para os carros de Shelby.
Em 1991, Shelby teve a honra de iniciar a corrida Indy 500 como o motorista do carro madrinha oficial, um Dodge Viper. Em 1996, ele passou a integrar o Clube Mustang da América Hall of Fame.