O Celta é um carro popular, porém, já faz algum tempo que estamos podendo conferir na web imagens e vídeos de versões turbinadas do modelo. Pode não ser exatamente o melhor investimento tunar um carro que não foi desenvolvido para aguentar tantas modificações, mas se você souber como fazer o trabalho corretamente o resultado pode ser interessante.
.
Alguns especialistas em turbo aconselham que os carros 1.0 como o Celta não sejam turbinados uma vez que o resultado não será muito satisfatório. Porém, para alguns proprietários esse carro é especial e por isso mesmo insistem em tornar o seu carro popular mais potente.
Os Kits de Turbo Para Celta
Já existe no mercado os chamados kits de turbo que podem trazer excelentes opções para quem deseja modificar um carro. Esses kits podem ser ótimos também para o seu Celta. Confira abaixo o que vem num kit desses:
- Turbina T2
- Cano de Pressurização
- Mangueiras de Combustível
- Dosador HPI
- Válvula de Prioridade
- Mangotes Para Pressurização
- Aerokip de Óleo
- Manometro de pressão de turbo
Além do kit de turbo é importante comprar alguns itens como Hallmeter, Bomba de Combustível, Partida a Frio, Escapamento, Bicos, Velas BR9ES, Junta do Carter e Solda no Carter.
Materiais Necessários
- Junta Coletor de Escape
- Colas Especiais
- 4 litros de óleo e filtros de óleo e combustível.
- Procure Um Especialista
Por mais que alguns desses kits de turbo digam que é possível você fazer as modificações no seu carro sozinho em casa saiba que na realidade não é bem assim. É de extrema importância que a pessoa que vai fazer as mudanças conheça muito de mecânica para não acabar estragando o carro.
Uma turbinada pode ser bastante negativa num carro que não esteja pronto para recebê-la ou então se for mal feita. Então antes de começar as inúmeras modificações no seu carro é importante que tenha um profissional para te auxiliar e realizar os objetivos. Antes de começar o turbo é interessante que o Celta passe por uma avaliação para saber que está tudo certo com ele e que é um carro apto para passar por esse trabalho.
Quando o Carro Não Resiste a Turbinada
Como o Celta é um carro popular, que não foi desenvolvido para possíveis tunagens, pode ser que não resista muito tempo as mudanças. Se você realizar o trabalho de qualquer forma e sem tomar os devidos cuidados pode acabar com um carro que não aguenta a própria potência.
Sendo assim vale pensar se é realmente interessante fazer a turbinagem do seu Celta. Em geral os ganhos com o turbo do motor não são muito grandes e ainda representam um problema para muitos desses carros. Temos que alertar também para a possibilidade de fundir o motor.
Porém, se você ainda assim desejar turbinar o seu Celta pode procurar alguns exemplos na internet para se inspirar. Já está rolando na web muitas fotos e vídeos de Celtas turbinados. Para te ajudar nessa tarefa de turbinar o seu carro elaboramos um texto explicativo a seguir sobre como esse processo é feito.
Como Turbinar Um Carro
Em meados da década de 80 o turbo compressor era um item bem pouco conhecido e se tratava de um item raro, poucas pessoas tinham acesso a esse item que hoje em dia é tão popular. A colocação de um kit turbo na década de 80 era algo que exigia um grande investimento e também havia a dificuldade de encontrar uma oficina que fosse qualificada para instalar e acertar o motor.
Porém, com o passar dos anos essa realidade foi mudando e as oficinas mecânicas se renderam a essa nova onda. Hoje em dia é comum que se instale uma turbina num motor para que seja possível extrair maiores doses de potência do mesmo. O mais interessante é que esse tipo de procedimento não exige tantas modificações.
Um equipamento que permite dobrar potência de um motor sem fazer alterações internas. Em grande parte o bom resultado depende do bom acerto do motor para que não aconteçam quebras ou mesmo desgastes prematuros e você acabe ficando na mão. Por isso é fundamental a escolha de um bom profissional.
A Checagem
Antes de começar a pensar em fazer as modificações no motor do seu carro, principalmente nos casos de modelos populares como o Celta, é importante fazer uma checagem completa do motor. Se o motor não está 100% não adianta pensar em turbiná-lo, não dará certo.
Sendo assim o primeiro passo é verificar as boas condições do motor do seu carro e em seguida se for necessário deixá-lo em boas condições. Também é importante destacar que todas as peças e os sistemas do seu carro irão sofrer uma redução da sua vida útil e os prazos de manutenção também deverão ser mais intensos e frequentes.
Depois disso é importante definir de forma clara qual vai ser o uso feito do automóvel. Você pretende usá-lo somente na cidade, na estrada ou então vai fazer um misto disso?
O Tamanho da Turbina
Após essas verificações chega o momento de determinar qual será o tamanho da turbina, existe uma grande gama de tamanhos possíveis. Tudo vai depender do que você espera do seu carro turbinado. Destacamos que mesmos aqueles que não são tão leigos no assunto devem consultar um especialista.
Isso porque é importante que se tenha certeza de não estar colocando uma turbina com especificações inadequadas para o seu equipamento. Podemos exemplificar isso da seguinte forma, imagine que o seu carro tem um câmbio com relações curtas e que o seu motor não consiga atingir regimes de rotações elevadas e que você decidiu colocar uma turbina muito grande.
Basicamente vai acontecer que a turbina não conseguirá encher então quando você esticar uma determinada marcha até o limite de troca a turbina não estará em funcionamento pleno e assim não comprimir a quantidade ideal de ar que é necessário. Assim você não ter um aproveitamento da turbina e como consequência o seu desempenho será abaixo do possível.
.
Depois de aprender tanto a respeito dos carros turbinados você pode perceber que não é um procedimento simples e que exige o cuidado de um profissional experiente.