A Iveco é uma das principais fabricantes do segmento de veículos pesados como caminhões, ônibus e utilitários leves. Um dos sinônimos quando se fala a respeito de caminhões. A sede da Iveco está localizada na cidade italiana de Turim, a empresa é uma subsidiária do Grupo Fiat. Uma curiosidade é que o nome Iveco faz referência às primeiras letras de Industrial Vehicle Corporation.
Atuação da Iveco no Brasil
A chegada da Iveco ao mercado brasileiro se deu em setembro de 1997 quando foi implantada a sua sede própria em território nacional. Com isso a empresa passou a contar com concessionárias exclusivas além de uma rede de assistência técnica que passou a cuidar da comercialização de veículos importados da Argentina e também da Europa. O desafio da Iveco era adaptar os seus veículos pesados às exigências do mercado nacional e com isso criar uma “Rede Brasil”.
Rumo ao Crescimento
A empresa construiu uma história de sucesso no Brasil sendo considerada como a montadora de caminhões que mais cresce no país. Parte desse crescimento é fruto do grande investimento realizado em 2006. Houve um incremento de R$ 570 milhões que permitiu para a empresa lançar novas seis linhas de produto. As vendas foram multiplicadas por cinco chegando a uma quantidade de cerca de 16.000 caminhões comercializados no Brasil.
Hoje em dia a fábrica conta com um efetivo de 5000 colaboradores dentre os quais estão colaboradores diretos e indiretos. No ano de 2006 aconteceu a transferência da sede comercial da Iveco para Nova Lima, Minas Gerais. A sua instalação se deu no Edifício Piemonte na sede do Grupo Fiat no Brasil com o objetivo de aumentar a união das duas empresas.
Centro de Desenvolvimento de Produto em Sete Lagoas
No ano de 2008 a Iveco criou o Centro de Desenvolvimento de Produto em Sete Lagoas, algo com grande significado já que é o primeiro centro fora da Europa. Nesse centro estão mais de 300 engenheiros e técnicos que pensam em novos produtos para fazer parte do portfólio da Iveco no Brasil e na América Latina.
Foi em 2009 que a Iveco inaugurou mais uma unidade produtiva de caminhões pesados nesse centro de Sete Lagoas. Com essa nova fábrica a capacidade de produção da empresa chegou a 70 unidades. Uma quantidade bem significativa para uma produtora de caminhões.
Fábrica de Sete Lagoas
A inauguração da fábrica de Sete Lagoas aconteceu no ano 2000 e essa fábrica é a mais moderna do Brasil. Aliás, é importante ressaltar que essa fábrica se tornou um exemplo mundial de eficiência por trabalhar sempre com um alto nível de produção.
Nessa unidade fabril são produzidos caminhões leves, semipesados, pesados e ainda micro-ônibus. Também tem a fabricação de leves da Fiat, a capacidade é de produzir 70 mil veículos todo ano. A fábrica está num local de 2,35 milhões de m2 e utiliza uma área de 600 mil m2.
Centro de Operações de Peças Iveco (COPI)
No ano de 2010 foi criado o Centro de Operações de Peças Iveco (COPI) na cidade de Sorocaba (SP). O espaço conta com uma área de 10 mil m2 e possui um espaço de 100 mil m3 para armazenar a produção. Para facilitar a gestão desse espaço trabalha com um software moderno de gestão que torna possível encontrar a peça certa no lugar certo quando for necessário.
Rede de Concessionários
Com o grande aporte financeiro feito na Iveco Brasil em 2006 houve também um crescimento bastante grande na rede de concessionários. Atualmente, existem cerca de 100 mil pontos de venda de caminhões, atendimento e prestação de serviços aos clientes da Iveco em todo o Brasil.
Iveco no Mundo
A Iveco é uma das maiores empresas do segmento de caminhões do mundo, trata-se de uma empresa fulliner que tem um amplo portfólio de veículos comerciais para diferentes setores do mercado. Atuando com foco na inovação e numa visão estratégica a empresa investe constantemente em desenvolvimento de novas tecnologias e criação de novos produtos. Também foram criadas metodologias modernas de produção e para treinar os seus colaboradores.
Produtos e Serviços com Excelência
Os produtos e os serviços fornecidos pela Iveco apresentam performance e qualidade superiores de maneira a oferecer mais tranquilidade para o dia a dia dos motoristas. O diferencial da Iveco é sempre pensar de que maneira pode tornar a rotina dos caminhoneiros mais leve. Sendo assim os clientes tem muito mais a ganhar escolhendo a Iveco.
Potência Mundial
Atualmente, a Iveco é uma verdadeira potência mundial no segmento de fabrico de caminhões. A empresa possui 23 fábricas em 19 países da Europa, África, Ásia, Oceania e América do Sul. A empresa ainda conta com um total de seis centros de desenvolvimento de produto no mundo. A Iveco ainda tem uma presença forte na China através de operações comerciais e industriais com parceiros desse país.
Os produtos da Iveco estão presentes em mais de 160 países, com todo esse alcance a empresa tem um cerca de 25 mil colaboradores diretos e em torno de cinco mil pontos de venda e atendimento espalhados pelo planeta. Uma empresa tão forte como os veículos que produz e que ao longo dos anos construiu uma excelente reputação.
Produtos Iveco
O portfólio de produtos da Iveco está dividido em alguns segmentos como Rodoviário e Urbano, Fora da Estrada, Iveco Bus, Combustível Alternativo. Basicamente os dois primeiros segmentos contam com opções de caminhões. Já no segmento de ônibus a Iveco oferece diversos modelos para o setor rodoviário. Por fim na categoria de combustível alternativo a empresa oferece opções de elétrico, bi-fuel e GNV.
Serviços Iveco
Dentre as opções de serviços que a Iveco oferece estão Iveco Capital e Consórcio Nacional Iveco. Basicamente a Iveco Capital é o braço financeiro da empresa que oferece linhas de crédito para que os consumidores que desejam realizar o sonho de ter o seu caminhão não fiquem para trás por falta de dinheiro. A empresa que trabalha com a oferta de planos de consórcio para quem mais pessoas tenham a chance de conquistar um caminhão para chamar de seu.
Para saber mais sobre a Iveco acesse o seu site em http://www.iveco.com/brasil/Pages/Home-page.aspx.
Iveco é um fabricante italiano, de caminhões, ônibus, e motores diesel, com sede em Turim, Itália. É uma subsidiária do Grupo Fiat que produz cerca de 200 mil veículos comerciais e 460 mil motores diesel por ano. O nome é um acrônimo para Industrial VEhycles COrporation, uma aliança entre os fabricantes europeus de veículos comerciais, como a Fiat, Unic e Magirus. Hoje a atuação da empresa é importante no veículo de médio direito comercial e motor, e está perto do topo das vendas de transporte de passageiros e veículos ligeiros de 3,5 tonelada.
História
A empresa é controlado pelo Fiat Group, e foi criada em primeiro de janeiro de 1975 pela Fiat, através do engenheiro mecânico Bruno Beccaria (1915-2001), através da fusão de cinco empresas que operavam na Itália, França e Alemanha; Fiat veicoli Industriali (localizada em Turim) , OM (Brescia), Lancia veicoli Speciali (Bolzano), Unic (Trappes) e Magirus (Ulm). Em 1990, a Iveco adquiriu 60% da ENASA, um fabricante de caminhões e tradicional marca de veículos comerciais da Espanha. Este foi um passo importante na história da Iveco, que se tornou uma marca local em todos os principais mercados europeus. Com esta aquisição, a Iveco expandiu sua produção para locais como Barcelona, Valladolid e Madrid na Espanha. Em seus primeiros anos, a empresa estava focada em racionalizar, integrar e otimizar a fabricação de diversas iniciativas e estruturas comerciais que tinham sido até então independentes, e a estrutura funcional centralizada primeiro surgiram.
Crise e Crescimento
A Iveco teve de superar uma crise no início dos anos 90, impulsionada pela concorrência cada vez mais acirrada. A fim de responder de maneira eficaze a crescente especialização do mercado, a Iveco quebrou sua estrutura especializada em unidades corporativas, dirigida a clientes específicos divididos por tipo de produto. Naqueles anos, a empresa continuou a aumentar a sua presença estratégica no mundo. Em 1992 comprou a International Trucks Australia Limited, que ainda desempenha um papel muito importante na Orla do Pacífico. E a Iveco Mercosul foi criado no Brasil em 1997, como base para a fabricação e distribuição de todas as operações na América do Sul.
Gigante
Em 1999 a Iveco e a Renault decidiram unir os seus esforços no campo dos transportes públicos através da fusão de suas operações de ônibus. Esta fusão incluiu empresas como a Heuliez e a Karosa, e o resultado foi a Irisbus, uma das principais fabricantes do setor dos transportes de passageiros, reforçada pela aquisição da empresa Ikarusbus húngaro. No plano comercial, em 1998, o EuroCargo, o que foi vendido em mais de noventa países, e liderou o mercado em Itália, o Reino Unido, Espanha, Bulgária e Eslovénia, foi eleito o Melhor caminhão importado na Alemanha. Em 2006 a IVECO produziu o Ducato e o Scudo. Hoje a Iveco possui 49 fábricas, 15 instalações de pesquisa e desenvolvimento, 840 distribuidores, 31 mil funcionários, e está em 19 países. 40% dos motores que a Iveco produz vai para os veículos Iveco, 60% são vendidas como unidades de OEM para uso na geração de aplicações automotivas, industriais, agrícolas, marítimos e energia. É um grande produtor europeu de veículos de combate a incêndios.