No meio das construções e terraplanagens o uso de caminhões basculantes é cada vez mais exigido pelos construtores e engenheiros civis. Dentre as diversas atividades realizadas pelo veículo, destacam-se os seguintes trabalhos mais realizados: transporte de materiais de construção e também a descarga dos mesmos.
Para os locadores de caminhões de todo o país a vantagem no mercado financeiro está na vasta disposição das máquinas, que atualmente de muito boa qualidade contribuem com a alta tecnologia e praticidade nas construções e sempre locados a baixo custo, devido à concorrência entre as empresas.
A Importância dos Basculantes na Terraplanagem
A atividade de terraplanagem composta por operações de transporte, escavação, descarga, entre outros é parte da construção civil do país, essa mesma que necessita do envolvimento dos caminhões basculantes pra a efetivação das tarefas. O basculante torna-se essencial na remoção de materiais existente no terreno como pedras, terra e lixo que por sua vez também precisam ser levados com rapidez ao lugar certo; facilitando assim o tipo de serviço e destacando a importância do basculante.
Os altos volumes de terra, e materiais que necessitam ser carregados em grande quantidade são o alvo perfeito dos caminhões basculantes, também autorizados pelo departamento de transito em carregar esses materiais por vias normais de transito, contribuindo para a fácil locomoção dos mesmos pelas cidades e estradas.
Modelos de Caminhões Basculantes
Esses caminhões hoje são parte de uma tecnologia de muita evolução no setor de máquinas, e se fazem presentes nos diversos modelos oferecidos por empresas brasileiras que chegam a exportá-los em números levados. Os modelos mais conhecidos e requisitados por construtoras são: o caminhão basculante trucado e toco 6×4 traçado e 6×2, e também os com capacidades de 10, 12 e 15 m³ e planos flexíveis que se adaptam aos tipos de construções de intensa ou curta obra.
Outros tipos que foram utilizados em construções de grande nível territorial são o HN3250P34C6M, com capacidade para 8300*2500*3400 mm, conhecido também como dimensão de deck e o tradicional Ford, modelo F. 11.000 que nunca sai de moda.
A Composição dos Basculantes
Os caminhões basculantes são compostos principalmente por um cilindro que faz a função de levantar e abaixar a caçamba traseira. Alguns na verdade são compostos por dois cilindros centrais, conhecidos também como telescópio, pela grande proporção que alcançam exemplos os basculantes de usinas de cana de açúcar que precisam ser elevados a uma altura realmente maior.
As máquinas responsáveis pelo transporte de milho, soja e granulados em geral possuem também uma caçamba diferenciada, chamada de tampa articulada que consiste em dispensar o enlonamento, sendo um sistema automático e hidráulico, composto por um quadro com roletes, o carregamento e descarga torna-se totalmente eficiente dispensando a contratação de empregados e diminuindo os custos com outros serviços que antes eram necessários.
Por: Patrícia Contiero
tenho 1620 para trabalha