Caminhões Abandonados no Brasil

Não é novidade para ninguém que os carros e caminhões fizeram e fazem um grande sucesso na humanidade, não é mesmo? Pois é.  O ser humano sempre buscou desenvolver tecnologias que pudessem favorece-los em suas empreitadas, tais como a criação das ferramentas para fazer com que a caça  ficasse ainda mais facilitada. Podemos dizer sem sombra de dúvidas que, se não fosse por isso, muito provavelmente não estaríamos aqui hoje reunidos vendo esse artigo.

Caminhão Mercedez Abandonado

Caminhão Mercedez Abandonado

Depois dessas ferramentas básicas, chegou a hora de o ser humano dar passos um pouco mais largos. Nesse sentido, estou falando claramente da criação de diversas outras ferramentas (ou descobertas, logicamente), que permitiram o ser humano dar passos mais elaborados rumo ao futuro.

Um exemplo disso foi a descoberta do fogo. Esse elemento natural, que é hoje um dos maiores responsáveis por estarmos aqui hoje, se deu por conta da suas diversas propriedades. Uma delas, logicamente, era a possibilidade de cozinhar a carne que era caçada pelos nossos ancestrais. Como muitos sabem, o consumo de carne crua é bastante perigosa, por conta da presença de diversos microrganismos que estão presentes nela. Naquela época, nós éramos muito mais frágeis. Ou seja, se um microrganismo causasse algum tipo de doença em algum ancestral, a chance de ele morrer era enorme.

Evoluções

A mesma coisa aconteceu quando os seres humanos precisavam carregar objetos muito pesados de um lado para outro. Os egípcios, para poderem construir as monumentais Pirâmides articularam diversos planos para poderem levar os enormes blocos de pedra de um lado para outro: um deles consistia em regar as areias do deserto para que essas pedras pudessem deslizar de forma mais facilitada.

Depois disso, perceberam que, se tombarem as árvores, poderiam usar os troncos para colocar embaixo dos objetos pesados e leva-los de um lado para outro. Com isso, a criação da roda se tornou possível. E, com o passar dos anos, ela foi sendo adaptada até chegar ao que é hoje.

Caminhão Cegonha Abandonado

Caminhão Cegonha Abandonado

Motor à Vapor

Só que, depois de muito e muito tempo, os primeiros veículos puxados a tração animal começaram a surgir, utilizando a roda como principal item para ajudar a sua movimentação. Foi a locomoção de diversos tipos de materiais que se provou necessário o desenvolvimento de algum tipo de mecanismo no qual esse trabalho pudesse ser melhor executado. E porque não fazer isso diretamente  em veículos preparados para tal, só que, aposentando a tração animal e apostando em uma tecnologia muito mais recente, que é o caso do motor à vapor.

Pois é. Depois de muitos e muitos anos, o motor à vapor foi desenvolvido, o que coincidiu com a Revolução Industrial (tendo sido um dos pontos altos dessa revolução), que não somente propôs a criação de veículos como trens, mas também impulsionou a criação das máquinas industrias que, de uma maneira ou de outra, ajudou a indústria a se encaixar e a se modernizar, estando em consonante com as práticas atuais.

E, com isso os estudos voltados para o aperfeiçoamento do motor à combustão iniciou-se a todo vapor. Os cientistas, então, decidiram voltar suas pesquisas para o desenvolvimento de um motor que tivesse a capacidade de ser ainda mais eficiente que o de vapor, podendo, ainda, ocupar um espaço menor. Era a largada para os motores à combustão, que passaram a equipar os primeiros veículos automotores a partir da segunda metade do século XIX.

Os motores à combustão são conhecidos por seres movidos por meio de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel, bem como, também, por combustíveis vindos direto da vegetação, como é o etanol. O seu funcionamento básico se dá pela queima do combustível que ocorre no motor. Como o uso do petróleo começou a ser muito difundido, nada mais correto do que embutir o seu uso nos motores dos veículos que fossem produzidos naquela época (sendo utilizado até hoje).

Caminhões Abandonados à Beira da Rua

Caminhões Abandonados à Beira da Rua

E, além dos veículos de passeio convencionais no qual estamos acostumados no nosso dia a dia, outros veículos com propriedade de carregar objetos mais pesados do que as pessoas conseguem carregar foram criados. Os caminhões, que, além dos tradicionais, existem os hipergigantes, que são utilizados, preferencialmente, no setor de minérios.

Os Caminhões

Os caminhões nada mais são do que grandes veículos que estão presentes nas rodovias e demais ruas do nosso país e planeta, com o principal objetivo de levar de um lado para outro diversos tipos de cargas, sendo que, geralmente, essa carga tem muito valor para o bom funcionamento da economia. Por exemplo, o transporte rodoviário é o mais utilizado no Brasil, nos quais o transporte por caminhões é o principal responsável pelo transporte dos diversos tipos de alimentos e produtos de exportação e também de consumo interno.

Basicamente, um caminhão possui uma cabine única (ou dupla) no qual ele pode carregar um baú para poder ser utilizado como carro de cargas. Dependendo do tamanho do caminhão, ele pode ser definido para cargas pequenas, médias, grandes ou gigantes. Existem os casos dos treminhões, que são verdadeiros caminhões com três ou mais caçambas ou baús que carregam uma grande carga.

Em alguns casos, é necessário o uso das carretas, que são veículos bem maiores do que os caminhões. É de se imaginar que o uso das carretas é para o carregamento bem maior do que os caminhões convencionais a que temos acesso no nosso cotidiano.

As principais marcas de caminhões, carretas e outros veículos pesados são Scania, Iveco, Volvo, Ford, Volkswagen, e até mesmo a Alfa Romeo.

Caminhões Abandonados Viram Sucata

Caminhões Abandonados Viram Sucata

Os Caminhões Pesados da Mineração

A Mineração é um grande exemplo de como os caminhões são muito requisitados pelas grandes empresas. Uma das fabricantes que se destacam nesse mercado é, justamente,  a Caterpillar, conhecida por ser a fabricante das máquinas gigantes de caminhões que estão espalhadas pelo mundo afora.

Além de ter veículos voltados para a mineração, a Caterpillar é conhecida por criar veículos para a construção civil em geral. Para você ter uma ideia da grande capacidade da Caterpillar, o maior caminhão do mundo é fabricado por ela: quando chegamos perto dessa máquina, nosso tamanho se mostra muito ínfimo.

Para conferir imagens de caminhões abandonados no Brasil, confira o vídeo a seguir:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caminhões e Carretas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *