O Caminhão Baú
O caminhão baú é um tipo de transporte muito usado para grandes cargas, e diversos tipos de empresas e transportadoras precisam dele para distribuir seus produtos. São indústrias de alimentos, bebidas, móveis, eletrodomésticos, mudanças domésticas, etc. Existem também os caminhões baú frigoríficos que transportam carnes e outros alimentos que necessitam de temperatura fria constante, e fazem entregas em açougues e supermercados.
Esse tipo de caminhão possui uma cabine para três passageiros e com um grande espaço traseiro para transportar os materiais. Essa parte, que deu origem ao nome de caminhão baú, possui trancas e travas reforçadas para prevenir contra roubos e perdas de carga acidental. De acordo com as leis do Contran, Conselho Nacional de Trânsito, um caminhão baú pode transportar uma carga de no máximo 41.500 kg e um caminhão truckado cavalo baú que é um pouco mais reforçado, até 45.000 kg.
Tipos de Caminhão Baú
Existem diversos tipos de caminhões baú, cada um destinado para cada tipo de função e feito de acordo com as necessidades do produto que irá transportar. As maiores montadoras de caminhões baú são Mercedes-Benz e Volkswagen e são conhecidas por fabricarem os melhores caminhões da categoria.
Existem os caminhões baú para carga seca, como são chamados móveis, eletrodomésticos e diversos outros produtos que não necessitam de uma temperatura específica. Já os caminhões baú frigoríficos são refrigerados e contam com a temperatura necessária para transportar grandes quantidades de alimentos perecíveis, como: iogurte, margarina, sorvetes, carne e outros laticínios e alimentos em geral.
Muitos caminhoneiros preferem trabalhar com os caminhões baú, pela segurança que oferecem para as cargas, já que possuem travas e assim, eles podem viajar mais tranquilos quanto a roubos e chuva. Os caminhões com a caçamba aberta precisam ter a carga coberta com lona e estão sujeitos a muitos riscos.
Um Caminhão que Transporta Cultura
Em 2009 o SESC criou o projeto BiblioSESC em que um caminhão baú transportava uma infinidade de livros em bairros de São Paulo a fim de levar cultura e informação para a população. Um projeto com esse mostra que um caminhão baú pode ser utilizado para muito mais do que apenas transportar cargas de uma cidade a outra.
As unidades do SESC que promoveram esse evento foram as de Interlagos e Itaquera e ficavam estacionados em lugares estratégicos da periferia paulistana. O projeto foi realizado também em todo o Brasil, e contava com 27 caminhões baú que continham em seus interiores um acervo com mais de três mil livros cada um.
Havia diversas atividades no caminhão, todas voltadas para o incentivo à leitura e o projeto contava com a participação de cordelistas, grupos de teatro e contadores de história. O slogan da campanha era: BiblioSESC – Sua Biblioteca Volante.
Por Heloisa Prado