Ruídos No Sistema De Escape

O sistema de escape em seu carro desempenha uma função muito importante. O processo de combustão no motor gera fumaça, que pode ser ruim para a sua saúde ou mesmo fatal se estiver em altas concentrações. O sistema de escape controla essas emissões e as dirige para a parte traseira do carro, onde eles então são expelidos através do tubo de escape, mais conhecido de todos como escapamento.

Na maioria dos carros, você irá ver apenas o final do tubo de escape: o resto do sistema permanece escondido sob o carro. Quando os problemas começam a ocorrer, você provavelmente irá ouvir ruídos, bem como possivelmente cheiro de fumaça maior que o habitual. Isso pode ser um indicador de que o sistema de escape tem problemas a serem observados.

Como Funciona o Sistema De Escape?

Um sistema de exaustão é geralmente um tubo de forma utilizada para guiar os gases de escape e resíduos longe da combustão controlada pelo motor do seu carro. Todo o sistema transmite gases queimados pelo motor, e o sistema comporta um ou mais tubos de escape. Dependendo da concepção geral do sistema, o gás do escape pode fluir através de:

  • Cabeça do cilindro
  • Turbo
  • Catalisador: que reduz a poluição do ar
  • Cachecol

Os gases de escape dos carros são prejudiciais para a sua saúde em grandes concentrações, por isso um sistema de escape em bom funcionamento é vital. As emissões de monóxido e dióxido de carbono, bem como os óxidos de azoto e os hidrocarbonetos.

Ruídos Do Escapamento

Se ouvir um som mais alto do que o habitual vindo do escape, pode ser que haja um furo numa seção do tubo de escape, ou a panela, que é a maior área de seção do tubo, perto da extremidade que ajuda a reduzir o nível de ruído do sistema. Dependendo da extensão do problema, às vezes pode apenas ser corrigido muitas vezes em uma seção, ou então o silenciador vai precisar ser trocado. Às vezes, você pode ouvir um barulho vindo da área do sistema de escape e isso pode ser algo tão simples, como parte da tubulação não colocada corretamente.

Algumas vezes, isto pode ser tão simples como apertar um parafuso. Se você ouvir ruídos incomuns, não demore e passe em um posto qualificado para dar uma olhada. Se o sistema está vazando emissões através de um furo, os gases podem ser dirigidos para a traseira do carro, que pode entrar e causar um odor desagradável que afetam a sua saúde. Um ruído do escape pode ser o alerta de que existe um buraco e que precisa ser corrigido. 

Recomendações

Manter o seu sistema de escape em boa condição de trabalho é vital para o consumo de combustível, o meio ambiente e sua segurança. Vamos discutir como o sistema de escape funciona, como ele costuma falhar, e a melhor maneira de repará-lo. Vamos começar listando as partes do sistema de escape e suas funções.

Coletor De Escape

O coletor de escape é atribuído à cabeça do cilindro e leva o escape de cada cilindro e o combina em um tubo. O tubo de distribuição pode ser feito em aço, alumínio, aço inoxidável, ou de ferro fundido. 

Sensor De Oxigênio

Todos os carros com injeção de combustível utilizam um sensor de oxigênio para medir a quantidade de oxigênio que está presente no escapamento. O módulo pode adicionar ou diminuir combustível para obter a mistura correta para a máxima economia de combustível. O sensor de oxigênio é instalado no coletor de escape ou próximo dele no tubo de escape.

Catalisador

Este silencioso converte o monóxido de carbono e hidrocarbonetos prejudiciais como parte em vapor de água e dióxido de carbono. Alguns conversores também reduzem os nocivos óxidos de azoto. O conversor é montado entre o coletor de escape e o silencioso. 

Silencioso:

O silenciador serve para diminuir o barulho do escape para níveis aceitáveis. Recorde que o processo de combustão é uma série de explosões que criam e oferecem ruído. A maioria dos silenciadores usa abafadores para dissipar a energia e diminuir o barulho. Alguns silenciadores também usam fibra de vidro, que absorve a energia do som, bem como o fluxo de gases.

Tubo De Escape:

Entre todas as partes acima mencionadas, é o tubo de escape que transporta o gás através de sua jornada para fora do seu tubo de escape. O Tubo de escape é geralmente feito de aço, mas pode ser de aço inoxidável (que dura mais tempo devido à sua resistência à corrosão) ou tubo de aço aluminizado. O aço aluminizado tem melhor resistência à corrosão que o aço simples, mas não melhor do que o aço inoxidável. No entanto, é mais barato do que o aço inoxidável. 

Problemas Comuns:

Bem, o pior inimigo de seu sistema de exaustão é a corrosão, mais conhecida como ferrugem. A Ferrugem é causada pela reação com a umidade do ferro no aço, que forma o óxido de ferro. A umidade ou vapor de água está presente nos gases de escape como um sub-produto da combustão e o catalisador. A umidade pode também vir do exterior, sob a forma de chuva.

Percebeu uma diminuição no seu consumo de combustível? Seu sensor de oxigênio pode estar com problemas. Conforme o tempo passa o sensor de oxigênio começa a se desgastar e se torna menos preciso. Isso resulta em uma mistura de combustível rica, onde o seu motor queima mais combustível do que o necessário. Na maioria das vezes, a luz de verificação do motor acenderá sem precisão.

Sugere-se mudar o sensor de oxigênio a cada 60.000 quilômetros para estar seguro. Mesmo que a sua luz do motor não esteja com defeito, você pode estar usando mais combustível do que é necessário. Troque o sensor, sua carteira vai agradecer quando você perceber o menor consumo de combustível.

A parte seguinte na fila é o silencioso. A maior parte dos silenciadores estragam pela oxidação e têm de ser substituídos. Alguns silenciadores são baratos e outros mais caros, você recebe o que você paga. Se você está pensando em manter o seu carro bem em qualquer período de tempo, gaste mais dinheiro compre um silenciador de boa qualidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Acessórios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *