O verão do Brasil pode ser bastante difícil de enfrentar, pois os termômetros chegam a temperaturas bem elevadas. Um dos locais mais difíceis de ficar com todo esse calor é com certeza dentro do carro. Pode ser necessário deixá-lo estacionado em algum lugar que muitas vezes não tem sombra.
Para te ajudar a passar com mais tranquilidade por esses momentos de calor intenso vamos te dar algumas dicas de como deixar o carro mais fresco no verão. Você não precisa ter sempre a sensação de que está entrando num forno quando abre a porta do seu carro.
Utilizando o Carro Corretamente
Mesmo que o seu carro tenha ar-condicionado se você não utilizá-lo corretamente nos dias de mais sol acabará enfrentando um calor intenso sempre que for entrar nele. Pensando na questão do ar-condicionado listamos algumas dicas para quem dispõe e para quem não dispõem desse recurso para refrescar o interior do veículo.
Carro Estacionado Sob o Sol Forte
Nem sempre dá para encontrar uma vaga dos sonhos em que o carro fique sob a sombra de uma árvore, não é mesmo? A dica para refrescar o seu interior é andar três minutos com a janela aberta antes de ligar o ar. Isso faz com que o ar frio fique no lugar no ar quente.
Não Deixe a Temperatura Baixar Demais
Quando o interior do carro fica muito gelado se tem um choque térmico quando se sai para fora com o ar muito quente. Esse choque térmico pode acarretar em problemas de saúde bem sérios. Por isso não deixe que a temperatura do interior do seu carro fique muito baixa para não ter esse impacto.
Mantenha o Ar Renovado
O calor pode ser bem mais desagradável para pessoas que sofrem de alergias, como rinite. Nesse caso não é bom que essas pessoas permaneçam num carro em que se usa o comando do carro que fecha a entrada do ar externo aproveitando apenas o que já existe na cabine, pois isso deixa o ar muito seco.
A dica nesse caso é direcionar a saída do ar para a parte de cima já que o ar frio tende a descer e o quente a subir. Assim que perceber que a temperatura está chegando perto daquela desejada você deverá desligar o ar-condicionado. O ar refrigerado ficará assim por um bom tempo.
Estacione a Sombra
Quando você tiver tempo para estacionar o carro procure por um local com sombra. Naqueles momentos em que não é possível estacionar a sombra faça o que for possível para proteger a parte interna do seu carro do sol.
É possível fazer essa proteção com a aplicação de películas protetoras que escurecem os vidros ou então usar protetores que sejam de papelão ou plástico. Compre também um protetor de volante para tornar o ato de dirigir mais confortável.
Spray de Água e Gelo
Leve dentro do carro um spray com água e gelo, você pode pulverizá-lo no rosto, braços e pernas para que a temperatura fique mais baixa dentro do carro mantendo a umidade. Essa sensação de refresco em você pode ajudar a enfrentar longas horas dentro do carro que está quente.
Água
Para enfrentar a sensação de calor do deserto é muito importante ter água sempre a mão dentro do seu carro. Para isso mantenha um cooler pequeno dentro do carro, isso ajuda a manter a água fresca durante o dia.
Protetores de Sol nas Laterais dos Vidros
Uma forma de evitar que o carro fique muito quente por dentro é usar protetores de sol nas laterais dos vidros. O insulfilm é uma alternativa para te ajudar na proteção contra os raios do sol. Lembre-se de proteger também a sua pele com um protetor solar para o rosto, mãos e braços.
A Hora Certa de Viajar
Outro fator que pode ajudar bastante a tornar a estadia dentro do carro mais agradável durante o verão é escolher a hora certa de viajar. Os melhores momentos de um dia de verão para pegar a estrada com o seu carro é no começo da manhã, bem cedo mesmo, e no final da noite quando as temperaturas estão mais frias.
Mantenha as Janelas de Trás Abertas
Muitos motoristas abrem apenas as janelas da frente do carro, porém, é de grande ajuda abrir as janelas de trás também. Nem sempre em cidades perigosas é possível conduzir o veículo com essas janelas abertas, mas em locais mais tranquilos pode ser interessante.
Gadgets de Verão
O motorista deve considerar a possibilidade de comprar alguns gadgets para enfrentar o verão como, por exemplo, ventiladores portáteis ou mesmo ventiladores de névoa água que sopram criando uma brisa.
Sua Roupa
Até mesmo a roupa que você escolhe para conduzir o carro pode ajudar a deixar o ambiente mais fresco. Prefira roupas que tenham cores mais claras e que sejam mais leves. Os tecidos como linhos são os melhores porque deixam a pele respirar, os passageiros podem até mesmo viajar sem sapatos.
Dicas Para Refrescar Um Carro Sem Ar-Condicionado
Pano Molhado
Se o seu carro não tem ar-condicionado a dica é pendurar um pano molhado na frente da saída de ar do veículo. Isso ajudará a fazer com que o ar saia mais fresco. Tenha outros panos molhados para substituí-lo uma vez que secam bem rapidamente. Você pode incumbir o passageiro de trocar os panos.
Cabelos Molhados ao Vento
Para se refrescar você pode dirigir com o cabelo molhado, a umidade evapora das suas madeixas e o seu couro cabeludo ficará mais fresco o que reduz a temperatura do corpo como um todo.
Gelo
Você pode colocar um bloco de 4,5 kg de gelo no piso do carro embaixo da saída de ar para ajudar a refrescar o carro. Essa é uma ideia que surgiu no Arizona, Estados Unidos, nas décadas de 40 e 50 quando os carro não tinham ar-condicionado. Isso ajuda a evitar o vazamento de água no carro. Para fazer isso coloque a pedra de gelo num recipiente de plástico e abra um pouco mais as janelas para que o ar circule.