Comprar um carro ou uma moto é uma conquista, pois os veículos estão cada vez mais caros e complicados para financiar. Por isso quem consegue ter um veículo para chamar de seu precisa tomar todos os cuidados para não estragar o mesmo. Saiba que nem sempre os maus cuidados óbvios são responsáveis pelos principais danos num carro.
Na verdade os maus hábitos (que ás vezes nem nos parecem tão maus assim) são responsáveis por muitas das suas visitas ao mecânico. Talvez você nem mesmo tenha consciência de quanto mal pode causar para o seu veículo. Pensando nisso elaboramos um texto especial sobre os maus hábitos que danificam o seu veículo.
Os Vícios
O ser humano é um ser consciente e inteligente, porém, isso não quer dizer que não possui alguns pequenos vícios na hora de conduzir o seu veículo. Alguns desses descuidos durante a direção podem causar danos a performance do carro assim como outros descuidos podem causar danos bem sérios a parte mecânica do carro.
Por isso alertamos que esses maus hábitos podem acabar resultando numa manutenção precoce. Os maus costumes ao volante podem prejudicar o seu veículo e acabar levando boa parte do seu dinheiro na manutenção do veículo. Saiba o que evitar ao volante para preservar as boas condições dos veículos.
O Que Evitar
Embreagem
A embreagem que existe no veículo está lá por uma única e simples razão: suavizar a troca das marchas evitando aqueles solavancos, no caso dos veículos que tem câmbio manual. Os veículos com câmbio automático as embreagens não existem, para obter essa função muitos desses carros contam com um dispositivo mecânico que permite uma suavização que muitas pessoas entendem como uma função planejada.
A utilização de uma embreagem numa ladeira para “segurar” o veículo e impedir que ele desça causa graves danos ao sistema de embreagem, então não faça isso. No caso de veículos que passam frequentemente por esse mau hábito podemos perceber que o disco apresenta um desgaste prematuro e acaba tornando mais rápida a necessidade de troca. Na ladeira você deve utilizar os freios, eles estão lá para isso.
Meia-Embreagem
Assim como mencionamos o uso inadequado das embreagens em ladeiras também é válido destacar que não se deve praticar a meia-embreagem, ou seja, manter o seu pé apoiado no pedal da embreagem. Isso também causa um desgaste prematuro.
Menos Força Para Virar o Volante
Outro mau hábito que é mais frequente do que muitos pensam é aquele de virar o volante com o veículo parado e usando força excessiva. Quando você faz isso os componentes do sistema de direção são forçados de forma excessiva também.
Não Espere o Motor Aquecer
A indústria automotiva se modernizou muito nos últimos e anos e os veículos modernos já contam com sistemas eletrônicos de controle de parâmetros do motor. Por isso não é necessário esperar que o motor aqueça, essa é uma prática desnecessária.
Os Combustíveis
Os combustíveis podem ser grandes vilões para os veículos, isso porque contêm algumas impurezas. Essas impurezas entram no tanque durante o abastecimento e podem facilitar a entrada de algumas partículas de poeira. Essas partículas acabam se depositando no fundo do tanque e assim andar muito tempo com o combustível na reserva pode prejudicar a bomba do mesmo assim como as válvulas injetoras.
Não Descanse a Mão Sobre a Manopla Do Câmbio
Para entender porque esse é um mau hábito é necessário entender que as engrenagens da caixa de câmbio são acionadas por um dispositivo que é chamado de trambulador que é movimento através de cabos que são ligados a manopla ou alavanca de marchas.
Por isso quando você descansa a sua mão sobre a manopla do câmbio gera tensão nesses cabos que acabam forçando as engrenagens e assim causam o seu desgaste.
O Braço Deve Ficar Para Dentro
Apesar de ser uma infração média, de acordo com o Art. 251 do Código de Trânsito Brasileiro, passiva de multa ainda tem muita gente que dirige com o braço para fora do carro. Saiba que esse hábito é péssimo, pois provoca lentidão nas reações do motorista. Então se você quer estar seguro no trânsito, não perder pontos da carteira e não ter que pagar multa não dirija com o braço para fora.
Banco Deitado
Outro problema bastante comum quando o assunto é como as pessoas dirigem é guiar o veículo com o banco deitado. Esse mau hábito também provoca lentidão nas reações do motoristas e ainda expõe o motorista a possibilidade de sofrer “enforcamento” quando escorrega por baixo do cinto. Além disso, saiba que esse hábito é ruim para a sua saúde também, pois aumenta a ocorrência de dores nas costas devido a má posição.
Use a Luz De Neblina No Momento Certo
A tentação pode ser grande, mas saiba que você não deve usar a luz de neblina desnecessariamente, isso ofusca os motoristas e pode resultar em graves acidentes.
Não Acelere No Semáforo Vermelho
Provavelmente você já viu muitas pessoas que ficam acelerando de forma incansável no semáforo vermelho e quando o mesmo abre saem cantando pneu. Essa prática é ruim porque gasta mais combustível e ainda desgasta os pneus do seu carro diminuindo a sua vida útil.
Carga Além Da Capacidade
Os carros são projetados para carregar até um limite de carga e quando você utiliza o seu carro para transportar carga além da sua capacidade por cerca de 500 a 600 kg aumenta o desgaste dos elementos da suspensão.
Ponto Morto Em Ladeiras
Muitas pessoas se valem do ponto morto em ladeiras, porém, saiba que isso não é nem um pouco econômico como muitos acreditam. Ao contrário o seu veículo “entende” que o carro precisa de mais combustível para se manter funcionando, mesmo que esteja parado uma vez que a alavanca está em ponto morto.
A prática correta nessa situação é utilizar o freio motor, para isso engate uma marcha menor, por exemplo, quem está usando a 4ª deve engatar a 3ª. Utilizar o freio a motor significa que o seu carro está engatado e se o carro está engatado e o acelerador não está acionado o motor “entende” que não é necessário mais combustível, sendo assim há economia de combustível.