Dicas Sobre Manutenção De Veículos

Quem tem carro sabe como é importante deixar a manutenção do veículo em dia, pois, além de evitar prejuízos com consertos que poderiam ser evitados é necessário manter o mesmo pronto para o momento de uma possível venda. Sendo assim você não pode deixar de conferir as dicas incríveis que separamos para a manutenção do seu carro.

Saiba tudo o que pode e o que não pode para cuidar bem do seu amigo de quatro rodas que pode render um bom dinheiro no futuro.

Vamos As Dicas

O Motor

O coração do seu carro precisa estar sempre em dia, mas é importante que você conheça os procedimentos de manutenção para saber o que realmente é necessário e o que pode ser dispensado. Descrevemos os procedimentos e também quando eles são dispensáveis.

O Motor

O Motor

Injeção Eletrônica

Durante as revisões periódicas do seu carro é possível contar a limpeza dos bicos injetores. Em geral esse procedimento é realizado junto com a troca de óleo e filtro do motor.

Uma coisa interessante sobre os bicos injetores é que eles passam por um tipo de autolimpeza no seu dia a dia. Como eles são submetidos a grandes pressões para poder borrifar o combustível nos dutos de admissão é quase impossível que acumulem resíduos.

Injeção Eletrônica

Injeção Eletrônica

Lavagem Interna

Em geral esse tipo de lavagem é desnecessária, é recomendada quando acontece um vazamento de óleo, por exemplo. Fique atento que esse tipo de lavagem deve sempre ser realizada em oficinas especializadas.

Depois de retirar o óleo usado coloca-se um aditivo solvente que limpa a sujeira que ficou acumulada no bloco. É importante ter cuidado especial para não causar danos aos componentes eletrônicos, plásticos, borrachas e sensores.

Lavagem Com Querosene

Algumas oficinas mecânicas e mesmo lava-rápidos realizam e recomendam a lavagem externa do bloco do motor com querosene. Porém, use com moderação uma vez que o querosene tem efeito corrosivo e pode causar o ressecamento de borrachas e mangueiras que estejam expostos. Isso pode causar danos no futuro.

Verificação Do Nível Do Óleo

Esse procedimento é oferecido em postos de gasolina bem comumente. O importante de saber sobre essa verificação é que ela deve ser feita com o motor desligado e antes que seja dada a partida para que o óleo assente no bloco.

Viscosidade Do Óleo No Motor

A troca do óleo deve ser feita no prazo indicado no manual do proprietário do veículo. Quando o veículo circula numa cidade de tráfego severo o fabricante pode fazer a recomendação de que o óleo seja trocado anualmente ou quando chegar na metade da quilometragem.

Fique de olho no teste dos frentistas de posto, eles costumam usar uma vareta para verificar além do nível do óleo a sua viscosidade. Porém, não é possível atestar a viscosidade apenas com o toque dos dedos. Mesmo o óleo estando escuro não é possível ao frentista chegar à conclusão de que está na hora da troca apenas com esse teste.

A Pintura

A aparência do seu carro é muito importante e por isso mesmo cuidar da manutenção da pintura se mostra importante.

Lavagem Com Querosene

Repare como é comum em alguns lava-rápidos encontrar a oferta de um serviço de lavagem especial com querosene para dar brilho a pintura. Antes de se empolgar e levar o seu carro para esse banho saiba que o querosene é altamente corrosivo e nem mesmo consegue dar o mesmo efeito de brilho que a cera convencional.

Saiba também que o querosene quando não retirado complemente pode penetrar na carroceria provocando focos de ferrugem. Esse solvente é recomendado quando o carro está com uma sujeira mais difícil de eliminar. Manchas de asfalto, por exemplo, só vão sair completamente com o uso de querosene na lavagem, mas cuide para retirar totalmente o solvente.

As Rodas e Os Pneus

Cuidar bem das rodas e pneus do seu carro além de garantir uma aparência melhor para o veículo também oferece mais segurança para você. Sendo assim preste atenção a qualquer pequeno sinal de problema.

Discos De Freio

Em geral as oficinas mecânicas costumam recomendar a troca dos discos no mesmo momento de troca das pastilhas de freio. Porém, existe uma espessura mínima que é especificada pelo fabricante para indicar o momento exato da troca dos discos. A medição dessa espessura pode ser feita na hora com a ajuda de um paquímetro.

Calibragem De Pneus

No manual do proprietário do seu carro vem a indicação da pressão do ar que deve ser colocada para as cargas mínimas e máximas em cima do estepe e dos pneus. Porém, depois de rodar cerca de 3 km os pneus esquentam e esse calor acaba alterando a pressão interna.

Os pneus que tem a carga abaixo da necessária podem acabar superaquecendo e podem chegar a explodir. A recomendação é aumentar em geral a pressão estipulada em até 5 libras.

Calibrar Com Nitrogênio

Usar Nitrogênio para calibrar pneus é bastante comum nos carros que são preparados ou mesmo naqueles para competições. Porém, esse tipo de calibragem pode trazer vantagens também para os carros de passeio.

Dentre as vantagens podemos destacar que a pressão se mantém constante, isso independentemente da temperatura dos seus pneus. Além disso, pneus que são calibrados com Nitrogênio não oferecem o risco de explodir.

A carga de Nitrogênio pode ser feita mensalmente, já a carga com ar comprido deve ser realizada a cada 15 dias. A desvantagem desse tipo de calibragem é que ela além de ser cobrada precisa ser realizada em oficinas especializadas.

A Suspensão

Outro item que merece toda a sua atenção nos cuidados com a manutenção dos veículos.

Amortecedores

Os mecânicos costumam sugerir que a troca dos amortecedores seja feita na manutenção dos 40 mil km. Mas, a necessidade da troca dessa peça está muito mais ligada a forma como o motorista dirige do que propriamente a quantidade de quilômetros rodados.

Em condições mais severas os amortecedores podem durar menos de 20 mil km, por exemplo. Porém, se bem cuidados e em condições mais adequadas podem chegar a durar mais de 100 mil km. O mais importante é saber se a peça está sendo eficiente ou não.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *