Um dos grandes problemas do mundo automotivo está na dificuldade em dar a partida no frio. O problema pode ser agravar nos modelos que não possuem injeção eletrônica. Iniciar o carro no inverno pode proporcionar grandes problemas às pessoas que vivem no norte do planeta, de forma especial aos moradores de lugares frios, como o Alasca. Há diversas razões por que os carros são difíceis de serem ligados nas épocas frias do ano.
Vaporização Do Combustível
A gasolina, como qualquer outro líquido, evapora menos quando está frio. Por exemplo, ao derramar água sobre calçadas quentes acontece a evaporação mais rápida do que nos lugares com sombra. Quando fica frio a gasolina evapora de maneira lenta, de modo que seja difícil para queimar. Às vezes as pessoas lançam spray de éter nos motores no tempo frio para ajudar a começar no processo de evaporação melhor do que a gasolina na época fria.
De certa forma não é necessário ser motorista profissional para saber que o frio pode traze dificuldades aos veículos, inclusive no sentido da partida. Vale ressaltar que caso os carros estejam abastecidos com etanol a problemática pode se tornar ainda maior. Mesmo sendo mais poluente, a gasolina ainda representa combustível que funciona com melhor qualidade à partida nas épocas frias do ano.
Utilize a Embreagem
Solução interessante e que pode ser aplicada em quase todos os veículos da atualidade está em segurar o pedal da embreagem no momento de acionar a partida. Especialistas atestam que a ação pode proporcionar a diminuição do esforço no motor de arranque, sem contar que garante combustível de qualidade que ajuda na conservação da estrutura do motor.
Problemas De Óleo
Óleo representa substância que fica grossa nas épocas frias. Ao iniciar o motor acontece o aquecimento do óleo frio, pegajoso e que torna mais difícil a ação do giro de motor a girar. Em lugares muito frios as pessoas devem usar óleos sintéticos, cuja particularidade consiste em permanecer líquido nas temperaturas frias.
Bateria Do Carro
A bateria pode se considerada lata cheia de substâncias químicas que produzem elétrons. As reações químicas dentro das pilhas ocorrem de maneira lenta quando está no estado frio e produz menos elétrons. O motor de arranque fica com menos energia para trabalhar ao acionar o trabalho do motor, fazendo com que o mesmo gire de maneira lenta.
Todos os problemas podem tornar impossível a iniciação do motor em temperaturas frias. Existem pessoas que procuram manter os carros em garagens aquecidas ou usar aquecedores “em bloco” para contornar o problema – pequeno aquecedor elétrico fixado na parede para manter climas quentes em ambientes fechados.
Tenha em mente que se faz necessário utilizar bateria em condições qualificadas na retenção da carga e capacidade de carregamento. Neste sentido se faz necessário realizar a revisão em toda a estrutura elétrica dentro do sistema de injeção eletrônica. Filtros de ar, velas e bicos injetores necessitam de investigação constante durante o inverno.
Reparação De Inverno
Não se pode ignorar o fato de que a maioria dos condutores não se preocupa em fazer manutenção prévia nos automóveis para se prepara ao inverno. Especialistas apontam que mudanças das estações do ano representam momentos interessantes para verificar as necessidades do veículo. Leve o carro ao mecânico e verifique o seguinte:
- Nível Da Bateria
- Termostato
- Aquecedor
- Freios
- Desembaçador
Cuidados Com o Carro No Inverno
Certifique que os pneus possuem piso adequado. Se estiverem desgastados, substitua por um conjunto de pneus de neve, se nevar na região, como os modelos Blizzaks Bridgestone, compostos por passos que proporcionam melhor tração e estão equipados para lidar com as condições de condução extremas de inverno. Verifique o as luzes do seu veículo. Certifique-se de que as iluminações dianteiras e traseiras sejam operacionais.
Durante no inverno o fluido do limpador do para-brisa pode congelar. Necessário trocar o fluído no sentido de evitar a pulverização nas condições de congelamento. Da mesma forma, as lâminas de compra do limpador de inverno cortam a neve e o gelo em vez de usar os regulares ao longo do ano. Verifique os bicos de pulverização de seu sistema de para-brisas. Às vezes, ficam bloqueados por cera ou detritos. Use agulha ou alfinete para limpar bicos injetores bloqueados.
O sal da estrada pode ser usado durante o inverno para danificar a pintura do carro. Enxaguar de vez em quando pode ajudar, mas a boa lavagem e a camada de cera fresca representam pontos necessários para prevenir a corrosão e manter o veículo em estado novo.
Dicas Para Dar a Partida Em Veículos Com Biodiesel: Dias Frios
Ao sistema de partida a frio, que equipa os carros movidos a etanol ou flex, é importante que o reservatório, localizado no compartimento do motor, esteja sempre cheio. Com os dias mais frios, dar partida no carro a etanol pela manhã fica mais difícil. Alguns cuidados devem ser tomados para não sobrecarregar o veículo e minimizar esta situação.
As velas de ignição precisam de maior cuidado. Primeiro é preciso garantir a qualidade das velas de ignição, mantendo sempre em dia a manutenção preventiva. As peças com vida útil ultrapassada ou com muito desgastes podem prejudicar o desempenho e dificultar a partida do carro após longo período desligado.
O mais importante é se lembrar de não insistir em ligar o motor, isso pode causar o encharcamento das velas e prejudicar ainda mais o carro. Quando o fato ocorrer, o ideal é esperar com o carro desligado até que evapore todo o combustível. O motor movido a etanol pode apresentar problemas em dias frios porque esse combustível exige temperaturas elevadas para mudar o estado físico e provocar o funcionamento do motor, ao contrário da gasolina que evapora rapidamente.
Todo veículo a etanol possui sistema paralelo que injeta pequenas quantidades de gasolina no motor para facilitar a partida. Para isso é necessário manter sempre o reservatório de gasolina abastecido com gasolina nova e de boa qualidade, afirmam os especialistas.
Necessário garantir a qualidade das velas de ignição, mantendo sempre em dia a manutenção preventiva. As peças que ultrapassam a vida útil prejudicam o desempenho do automóvel e dificulta a partida do carro após longo período desligado.
Artigo escrito por Renato Duarte Plantier