Como Lidar Com Imprevistos Na Estrada: Assaltos De Automóvel

Até mesmo quem é especialista na área de segurança fica com os batimentos cardíacos acelerados nos momentos de assalto, principalmente quando os bandidos estão assaltando com arma de fogo, cujo mínimo deslize pode culminar em tragédias pessoais. Porém,  é necessário pensar que nestes momentos a vida fica arriscada, e por isso, quanto maior for à ação racional da vítima mais chances existem de continuar vivendo. Confira dicas sobre como agir durante assaltos.

Como Lidar Com Imprevistos Na Estrada: Assaltos De Automóvel

Como Lidar Com Imprevistos Na Estrada: Assaltos De Automóvel

01: Como Agir Em Assaltos Dentro Do Automóvel?

Se você estiver com o carro parado na rua e, de repente, o bandido chegar com algum revólver no intuito de assaltar, então não existe muita coisa a ser feita. Caso existe alguma ordem para que a pessoa saia do carro, então se faz necessário tomar cuidado no momento de retirar o cinto de segurança, quando os criminosos podem se confundir, pensando que o motorista está pegando a arma para reagir. Como grande parte dos assaltantes estão drogados no momento do ato ilícito, existem chances seguras de acontecer este tipo de confusão que pode resultar em óbito.

Como Agir Em Assaltos Dentro Do Automóvel?

Como Agir Em Assaltos Dentro Do Automóvel?

Por outro lado, com o carro em movimento os condutores possuem maiores chances de imprimir fuga, principalmente quando estão em veículos grandes que possuem blindagem de, no mínimo, nível três. Os condutores precisam entender que não existe nenhum tipo de veículo disponível em níveis mercadológicos que possui maior velocidade do que a bala que sai da arma de fogo. Sem contar que os especialistas apontam que a arrancada podem provocar comportamentos violentos nos assaltantes. Imprimir fuga pode ser interessante somente entre os condutores que possuem a vantagem de terem carros blindados em níveis qualificados.

Tenha em mente de que o nível inferior não é resistente contra tiros de fuzis, que na atualidade estão nas mãos dos bandidos em proporção maior do que da própria polícia, em grosso modo nos grandes centros metropolitanos do Brasil, como no caso de São Paulo e Rio de Janeiro.

Em termos gerais, sempre que a vítima precisar fazer algum movimento com os braços, se faz necessário avisar de maneira prévia para que o assaltante não seja pego desprevenido. Necessário ter em mente de que qualquer pessoa que se aventura n luta armada enxerga nas mãos seus principais oponentes. Por este motivo, é de suma importância somente mexer no cinto após a convicção do assaltante ser acionada

02: Qual Melhor Forma De Agir Nos Assaltos?

Grande parte dos especialistas afirma que a melhor forma para se agir está em manter a tranquilidade, fugir, reagir, gritar ou irritar o criminoso pode representar um conjunto de regras que aumentam as chances do evento resultar em situação negativa às vítimas ou demais pessoas que estão presentes ao redor do assalto. Interessante notar que o momento mais complicado para ambas as partes está na abordagem. Neste sentido, demonstrar tranquilidade pode representar a solução ideal, visto que os assaltantes normalmente estão nervosos e dispostos a tudo para conquistar o objetivo. Muitos alugam a arma para realizar os assaltos, sendo que necessitam recuperar pelo menos o dinheiro para sanar o aluguel no intuito de não ser mal visto pelo crime organizado.

Pensadores humanistas dizem que o ser humano quando percebe que está em risco de violência possui a tendência natural de alterar o estresse emocional. No entanto, pense que somente a tranquilidade pode aumentaras chances de continuar vivo, provavelmente o constante pensamento pode servir como auxílio para que o assalto acabe rápido e sem vítimas.

Algo que deixa até mesmo os bandidos mais nervosos está na reação desesperada. Eles estão nervosos há longas horas e chegam com adrenalina a mil no momento de fazer a abordagem. A maior parte nos bandidos não pensa duas vezes em atirar caso a vítima seja desesperado. Isso acontece porque a confusão pode chamar a atenção da polícia do que o barulho do estralo da arma.

03: O Que Falar Nas Abordagens Dos Assaltantes?

Necessário continuar com o pensamento de que a tranquilidade representa melhor caminho para continuar vivo após os assaltos. Não se pode ignorar o fato de que os gritos solicitando ajuda podem causar reações indesejadas por parte dos assaltantes. O ideal está em manter a tranquilidade para gravar na memória os traços físicos dos ladrões, ou mesmo qual foi à rota utilizada pra imprimir fuga, facilitando assim o trabalho da Polícia Militar em capturar os criminosos.

04: Sequestro Relâmpago! Devo Mentir o Número Da Senha Do Cartão?

Em consequência do alto nível de violência que existe nos grandes centros os bancos possuem políticas de seguranças relacionadas com minimização dos prejuízos ocorridos em consequência de assaltos. Neste sentido, não responder o número da senha correta do cartão pode potencializar ações indesejadas por parte dos bandidos.

05: O Que Responder Se Assaltantes Perguntarem Coisas Da Vida Pessoal?

Com frequência os assaltantes perguntam coisas a respeito da vida pessoal das vítimas no sentido de descobrir informações que simbolizam índice de maior dinheiro escondido em algum lugar. Tente agir de acordo com os protocolos decorados, sempre com tranquilidade para não deixar nervoso, ou mesmo aguçado o instinto de marginal.

Algumas pessoas podem ter dúvidas sobre se puxar a conversa com o ladrão pode representar a melhor solução para deixar a situação mais amena no aspecto emocional para ambas as partes. Não se esqueça de que os assaltantes possuem objetivos explícitos. O ato de forçar diálogos pode ser interpretado de maneira negativa, visto que marginais se sentem seguro quando possuem a sensação de que estão no controle. Nesse sentido, mais indicado mesmo é responder somente o que for perguntado.

Dicas Rápidas: Agir Com Segurança Durante Assaltos

  1. Não reaja;
  2. Entregue tudo ao bandido;
  3. Procure não enxerga nos olhos do bandido diretamente;
  4. Profissionais de segurança somente podem agir quando possui 75% de chances de acertar o ladrão;
  5. Não discutir;
  6. Não faça reações bruscas;
  7. Faça tudo o que for mandado, ganhe a confiança do marginal se demonstrando como uma vítima sem potencial de reação e que não liga para os bens materiais;
  8. Procure agir com tranquilidade;
  9. Fugir, reagir, gritar ou irritar o criminoso – indicações contraindicadas;
  10. Sobretudo evite a hostilidade.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *