Dicas Para Preservar o Motor Do Carro: 12 Conselhos Básicos

As limpezas na parte exterior do motor não requerem mais do que 01 hora para serem feitas. Especialistas indicam que este tipo de procedimento deve ser feito pelo menos em cada dois meses. Pessoas que desejam realizar a limpeza por conta própria não necessitam de curso técnico para fazer a manutenção. No entanto, os cuidados devem ser feitos pelas pessoas que apreciam o trabalho com manutenção de automotivos. De outra maneira, a dica está em encaminhar a peça para alguma retifica que pode fazer todo o procedimento com qualidade e segurança.

Dicas Para Preservar o Motor Do Carro: 12 Conselhos Básicos

Dicas Para Preservar o Motor Do Carro: 12 Conselhos Básicos

01: Remover o Excesso De Sujeira

O primeiro procedimento para limpar o motor é remover o excesso de detritos que fica preso em sua capa, grade e aberturas de ventilação. Fato que pode acontecer com qualquer condutor que trafega durante as quatro estações do ano. As variações climáticas estão entre as principais causas danificadoras da integridade física dos motores.

02: Prepare Motor à Água

O próximo passo está em preparar o motor para molhar. Necessário cobrir todos os sensores, distribuidores aberturas e quaisquer dispositivos elétricos com potencial de acumulação de água. Use sacos plásticos para cobrir estes itens. Certifique-se de usar faixas de fita ou de borracha para conter a proteção plástica no lugar.

Prepare Motor à Água

Prepare Motor à Água

03: Aquecimento Do Motor

Em termos gerais, o ambiente de motor deve ser impermeável. Saquinhos representam apenas precaução. Para soltar a gordura acumulada no motor se faz necessário aquecer por alguns instantes. Morna significa melhor temperatura para limpar o motor.

04: Desengordurante No Motor

Após o aquecimento e proteção de áreas sensíveis chega o momento do desengordurante no motor. Jamais utilize produtos com alto nível de petróleo na composição. Interessante notar que a gordura e sujeira podem ser removidas de maneira simples, desde que seja aplicada a fórmula correta, de acordo com o problema e sistema da motorização. No entanto, não se pode ignorar o fato de que o constante uso pode deteriorar a borracha e componentes de vinil (para não mencionar o que eles fazem para ao meio ambiente!). Como alternativa se faz necessário utilizar citrino à base de água limpa.

05: Desengraxante No Motor

Ao aplicar o desengraxante motor se certifique de lavar o excesso de qualquer produto de limpeza das superfícies exteriores pintadas no para-lama, capô e grade. Algumas pessoas apreciam a ideia de pulverizar as áreas com água de maneira prévia.

Dependendo da quantidade de massa lubrificante acumulada, o desengordurante deve embeber no motor entre três e cinco minutos. Durante o pouco tempo os olhos precisam ficar atentos ao produto, visto que ele não pode ficar seco na parte da superfície.

06: Pequenos Espaços

Utilize algum tipo de escova-de-dentes para limpar os pequenos espaços existentes no motor que não conseguiram ficar perfeitos após a lavagem. Passe o instrumento com cuidado no sentido de não deixar vestígios no sistema de motorização. Este passo representa ponto principal pra retirar todo o excesso de pó, evitando assim com que aconteçam futuros prejuízos ao longo prazo. Enxague com fluxo de água utilizando bocal de mangueira de incêndio para remover o máximo de gordura e sujeira possível.

07: Removendo o Desengraxante

Quando estiver pronto para remover o desengraxante coloque mangueira para baixo do compartimento do motor. Quem está usando bico de alta pressão deve tomar cuidado de cobrir os conectores elétricos.  Usando algum tipo de anexo como bocal para a mangueira de melhor controle e fluxo.

08: Secando Os Motores

Permita que os motores sequem ao ar livro por alguns minutos antes de usar toalha no sentido de limpar as partes acessíveis. Retire os sacos de plástico. O calor do motor ajuda na secagem. Interessante notar que alguns especialistas desaconselham fazer a lavagem quando o ar estiver muito seco. A atmosfera pode resultar em manchas de água. Após seco, ligue o motor e deixe funcionar por alguns minutos.

09: Protegendo e Embelezando

Certifique-se de evitar conexões elétricas e outras áreas sensíveis. Após a lavagem, ligue o motor. Deixe funcionar por cerca de cinco minutos para ajudar a secar. Quando estiver seco e frio se faz necessário aplicar revestimento protetor no motor. Outra opção pode estar no protetor de borracha e vinil para revestir mangueiras, fios e escudos de plástico. Para adicionar um brilho rápido e proteção às superfícies pintadas no compartimento do motor use um spray de alta qualidade. Pulverize as superfícies e limpe o excesso com toalha de microfibra limpa.

10: Escolha Do Local Ideal

Mova o carro para alguma área onde o sabão e material removido não causem danos. Se você não tem acesso a um local adequado, leve o veículo par local com sistema de tratamento de águas residuais industriais. Fato importante de maneira especial se houver grande quantidade de resíduos de petróleo e lamas no motor.

11: Consulta No Manual Do Veículo

Jamais deixe de consultar o manual de serviço do veículo para observar quais são os melhores materiais para limpar o bloco do motor e outras peças de metal. Quem não possui as regras básicas deve procurar a concessionária mais próxima no sentido de ficar informado. Não coloque qualquer tipo de produto sem estar assegurado de que os componentes do motor são resistentes aos materiais.

12: Dicas Adicionais Para Preservar o Motor

Cubra o respiro ou entrada de ar do carburador em motores mais antigos com folha de alumínio ou de plástico. Condutores podem optar por fita, ou amarrar a mesma no lugar, já que a água pode causar sérios problemas quando atinge as respectivas áreas. Pincele toda a sujeira solta ou detritos das superfícies do motor.

Utilize pincel de cerdas duras, ou uma escova de cerdas de plástico de limpeza. Alguns especialistas indicam misturar solução de água um pouco de detergente. Opte por enxaguar com mangueiras de jardins por causa do forte fluxo de água direcionado. Para graxa pesada, condutores precisam utilizar solventes, como aguarrás.

Remover o plástico após a lavagem do motor e limpe os resíduos de qualquer substância química que usadas para limpar os componentes de metal. A maioria dos motores com ignição de alta energia é executado com os cabos das velas molhados. Porém, podem deixar de funcionar com qualidade caso sejam ligados antes do total secagem dos motores.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *