Como Evitar Problemas Futuros No Carro?

Os veículos são consideráveis como um investimento que não traz lucro. Aos poucos, os problemas são gerados e condutores precisam desembolsar altas quantias financeiras para a manutenção ou reposição das peças. De certa maneira, existem alguns cuidados práticos que quando levados a sério podem trazer economia futura para motoristas.

01: Use Menos e Poupe Mais

Embora a dúvida pareça óbvia, não pode deixar de ser comentada. Quando as pessoas andam a pé, de bicicleta ou transporte público, existe maior economia não somente do veículo como também no envio de CO2 na atmosfera, elemento que acelera o aquecimento global e causa o efeito estufa. Porém, não esqueça o veículo no estacionamento, visto que longos dias parado pode resultar na perda de energia da bateria, resultando em maiores custos ao motorista para fazer a manutenção, seja por tempo o dinheiro.

Use Menos e Poupe Mais

Use Menos e Poupe Mais

02: Cuidado Com Viagens Curtas

Viagens curtas de menos de dez minutos podem ser prejudiciais, o que resulta em desgaste excessivo dos componentes do veículo. Tenha em mente que apenas após o respectivo tempo o óleo fica aquecido o bastante para que as peças trabalhem em conjunto com menor esforço.

Durante a viagem, curta o motor do carro não possui chance de atingir a temperatura de funcionamento pleno. Um dos subprodutos da combustão do motor é a água. Quando um motor atinge a temperatura de funcionamento a água virá vapor. Nas viagens curtas o H2O fica dentro do sistema de motorização e no escape.

Se levado em consideração que a água dos representa componente que causa a ferrugem é possível medir os prejuízos que podem acontecer nos veículos que são usados em períodos curtos de maneira constante. Interessante notar que oxigênio e metais são componentes causadores da ferrugem quando ficam com água parada em longo período.

Cuidado Com Viagens Curtas

Cuidado Com Viagens Curtas

03: Dirigir Com Cuidado

Dirija com tranquilidade. Não force muito o motor. Acelere devagar, principalmente quando os veículos acabaram de ser ligados. Isso significa não acelerar o motor na garagem quando está frio, antes que o óleo esteja quente ou circulando livremente.

Deixe o carro um minuto ou mais em aquecimento antes de dirigir. Em seguida, dirija devagar por um minuto ou dois, até que o óleo do motor fique aquecido e comece a lubrificar os componentes por completo.

Carro o carro seja novo se faz necessário seguir as recomendações no manual do proprietário. Quase todos os novos lançamentos contam com capítulos reservados sobre o respectivo conteúdo nos manuais.

04: Sinais De Advertência

Os sinais de advertência são as opções que ficam no painel no sentido de avisar os condutores quando existem problemas em algum dos componentes do veículo. São usados como medidores para alertar aos condutores sobre quais pontos devem ser seguidos para revisão, manutenção ou substituição das peças. Seguir as especificações demandas pelo painel de opção da advertência representa ponto recomendado às pessoas que deseja evitar futuros problemas com carros.

05: Manutenções Regulares

Não ignore os intervalos de manutenção regular. Troque os pneus para que outros componentes do veículo não fiquem prejudicados, como no caso do sistema de suspensão.  Mudanças constantes de óleo e combustível de qualidade são dois passos elementares para que o veículo funcione por maior tempo sem demostrar problemáticas.

Ar, combustível e óleo limpos evitam com que aconteça o desgaste prematuro das peças. Vantagem interessante está na adição do serviço de revisão básica, feita por oficinas mecânicas para os condutores que desejam viajar e contar com segurança em todo o trajeto.

06: Fluídos Dos Veículos

Fluidos do carro são alterados durante os intervalos de manutenção. Manter os fluidos coroados não é suficiente, ao longo prazo eles perdem as propriedades importantes, como a capacidade de remover o calor e lubrificar, além de danificar o poder contra prevenção de ferrugem e congelamento que os fluidos. Quem quer manter o carro para sempre deve substituir os fluidos a cada 60 mil milhas, independente da recomendação prevista no manual do proprietário. Os serviços de manutenção de rotina são menos dispendioso do que a substituição da peça original.

07: Segurança Para Dirigir

Acima de tudo, verifique se o seu carro é seguro para dirigir. Qualquer dúvida relacionada com freios, juntas, tirantes, airbags, cintos de segurança ou até mesmo a integridade estrutural de seu carro deve ser respondia com a manutenção básica. Procure alinhar o veículo ao notar que o volante não consegue trafegar de maneira reta e constante, ponto necessário para evitar com que aconteça o deslocamento do eixo, algo que pode trazer o veículo à inutilidade.

08: Encontre o Mecânico Correto

Encontrar algum mecânico de confiança representa ponto elementar entre motoristas que desejam evitar problemas futuros dos veículos. Necessário encarar as manutenções como se fossem parcerias entre condutores e mecânicos. Relações de trabalho com qualidade permitem com que os condutores tomem decisões mais sábias, além de contar com informações verídicas sobre os problemas de carro.

Nada melhor do que a indicação pessoal para encontrar a pessoa ideal para fazer manutenção dos veículos. Existem mecânicos que trabalham para famílias há gerações, cuidando dos veículos de pais, filhos e netos.

09: Discuta Os Planos

Ao chegar à oficina mecânica com o veículo se faz necessário discutir os planos. Os mecânicos nem sempre possuem mentalidade de longo prazo quando executam o serviço de rotina. Se seu mecânico sabe que você está neste para o longo prazo, ele vai gastar um pouco mais tempo procurando as coisas na manutenção do veículo.

É sempre importante lembrar maneira regular ao mecânico sobre a expectativa de vida longa e saudável do veículo. Mecânicos não conhecidos possuem tendência em concentrar as atenções no pagamento e podem ignorar sinais e sintomas importantes que possam estar ao lado de seus cotovelos.

10: Condições Da Estrada

Quem mora em uma parte do país que é arenosa ou recebe mais do que alguns centímetros de neve durante o inverno deve ter em mente que existem maiores chances de contração de estragos do sal da estrada. Para evitar com que aconteça o excesso de sal nas estradas se faz necessário lavar o chassi do carro o mais rápido possível, removendo com os olhos atentos o excesso de sal que pode corroer o carro.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *