A automanutenção descreve o ato de inspecionar ou testar a condição do carro, ao passo que a manutenção representa substituição de peças e fluidos. A manutenção regular é fundamental para garantir a segurança, confiabilidade, dirigibilidade, conforto e longevidade do carro. Durante a manutenção preventiva, peças são substituídas a fim de evitar danos importantes, ou por razões de segurança. Conheça algumas dicas preventivas relacionadas com manutenção de carro e evite maiores dores de cabeça com os preços da manutenção.
Quando realizar a Manutenção Preventiva do Carro?
O cronograma real de manutenção do carro varia dependendo do ano, marca e modelo, as suas condições de condução e comportamento dos condutores também são dois aspectos que devem ser levados em consideração. Consultores experientes em serviços de concessionárias e lojas independentes recomendam intervalos da programação. Nos manuais de instruções dos veículos modernos existem informações completas referentes aos intervalos em que devem ser feitas as manutenções preventivas. Os fabricantes de automóveis planos de serviço ideais com base em parâmetros de impacto, tais como:
- 01: Número de viagens e distância percorrida por dia;
- 02: Condições climáticas;
- 03: Condições das estradas;
- 04: Viagem para longos trajetos;
- 05: Reboque de carga pesada.
Dicas Básicas para a Manutenção de Automóveis
- 01: Lava-jato;
- 02: Verificar e substituir o óleo do motor;
- 03: Substituir os filtros de óleo;
- 04: Verificar e substituir os filtros de combustível;
- 05: Inspecionar ou substituir limpadores de para-brisa;
- 06: Verificar ou refil líquido de lavagem do para-brisa;
- 07: Inspecionar pneus para a pressão e desgaste;
- 08: Balanceamento dos pneus;
- 09: Rodízio dos pneus;
- 10: Alinhamento das rodas;
- 11: Verificar, limpar ou substituir baterias terminais e superiores;
- 12: Verificar o fluido da bateria;
- 13: Inspecionar ou substituir pastilhas de freio;
- 14: Verificar ou lavar o fluido de freio;
- 15: Verificar ou limpar o fluido da transmissão;
- 16: Verificar ou lavar o fluido de direção hidráulica;
- 17: Verificar e lavar o motor de refrigeração;
- 18: Inspecionar ou substituir velas de ignição;
- 19: Inspecionar ou substituir o filtro de ar;
- 20: Inspecionar ou substituir correia dentada e outras correias;
- 21: Lubrificar fechaduras, trincos e dobradiças;
- 22: Verificar todas as luzes;
- 23: Apertar as porcas e parafusos do chassi;
- 24: Verificar se botas de borracha estão rachadas ou precisam de substituição;
- 25: Faça testes eletrônicos, por exemplo, autobloqueio de travagem ou sistema ABS;
O que é TUNE-UP?
Algumas tarefas que têm intervalos de manutenção equivalentes são combinadas em um único serviço, conhecido como um TUNE-UP. Em carros modernos, nos quais os eletrônicos controlam a maioria das funções do carro, o tradicional TUNE-UP não se aplica mais. Trabalhos de manutenção, como TUNE-UP, são usados para no sentido de obter o desempenho do motor de volta aos trilhos.
Hoje em dia, o software incorporado cuida desta atividade constantemente verificando milhares de sinais de sensores, compensando fichas gastas de ignição, filtros entupidos, etc. Em alguns países, os serviços concluídos são registrados em um livro oficial, carimbado pelo centro de manutenção após a conclusão de cada itinerário. A história do serviço completo geralmente aumenta o valor de revenda do automóvel.
Limpeza: Dica Básica
Limpe o veículo, se possível faça alguma lavagem a jato, independente se o carro vai ficar estacionado ou local fechado ou aberto. Utilize algum pano seco (especialmente na estação chuvosa) para remover toda a umidade. Tenha em mente de que se esquecer de limpar o carro pode fazer com que a poeira afete algum dos sistemas do veículo, resultando em gastos maiores aos condutores em consequência do preço da manutenção.
Manutenção Preventiva: Carro Muito Tempo Parado
Necessário procurar algum amigo de confiança que possa ligar o veículo de vez em quando para que a bateria não fique descarregada, o que de fato pode prejudicar o orçamento dos condutores em níveis consideráveis, sem contar com a surpresa de tentar ligar o veículo e não obter resposta por parte do motor por causa deste tipo de problema. Deixe o seu carro com algum parente que tem CNH.
Vale ressaltar que, caso não exista ninguém para andar com o veículo, se faz necessário abrir o capô do carro e desconectar todos os terminais que estão ligados de maneira direta na bateria. Este passo se faz necessário para assegurar com que não aconteça nenhum tipo de curto-circuito enquanto o veículo estiver parado. Uma vez desligado, os terminais da bateria devem ser revestidos com geleia de petróleo, de modo que não ocorra a oxidação e os terminais não se estragam.
Bolas de naftalina servem para garantir o veículo contra as pragas, como piolhos, e outras coisas não infestam a cabine e o capô do carro. O cheiro das bolas de naftalina repele até roedores, poupando assim os fios do estofado do seu carro.
Não se esqueça de assegurar que todos os fios no carro estão conectados corretamente e não há fios soltos pendurados em volta. A última coisa que você deseja é saber que o seu veículo pegou fogo enquanto você esteve na folia. Se qualquer conexão foi emendada, ou algo assim, certifique-se de que um eletricista qualificado fez as mudanças em nível profissional. Tenha em mente que não é muito indicado deixar o veículo estacionado por um longo tempo sem que o mesmo esteja em funcionamento, visto que o tanque de combustível de desenvolver um filme de ferrugem por dentro.
Manutenção Preventiva do Fluído de Freio
Quando você colocar o pé no pedal do freio, o fluido no cilindro mestre proporciona movimentos abaixo das linhas dos freios dianteiro e traseiro. Se há fluido de freio insuficiente, o ar é introduzido nas linhas de freio no intuito do veículo parar corretamente. Portanto, é importante para manter o fluido de freio suficiente em níveis suficientes seu reservatório de fluido de freio.
A indicação de líquido degradado está na mudança de cor, quase de claro para escuro e sombrio. Quando se chega a esse estado, o fluido deve ser limpo. Se isso não for feito, o funcionamento normal do sistema hidráulico de embreagem será interrompido sobre circunstâncias de alta demanda. Isto pode causar a retirada incompleta da embreagem durante a alta velocidade, proporcionando assim aumento de danos para a transmissão.