Dicas Para Avaliar o Usado Antes Da Compra

O mercado automobilístico está a todo vapor, com preços atraentes e facilidades na hora de pagar. Isso estimula a população a trocar seu auto ou a adquirir o primeiro. Além dos carros novos, os seminovos também estão sendo bastante visados. Mas, antes da compra, é preciso analisar o histórico do automóvel, para saber se vale ou não a pena adquirir um seminovo.

Geralmente, quem adquire um seminovo são aqueles que não possuem um poder de aquisição alto, ou porque não querem ter gastos extras (como emplacamento, alto imposto sobre os carros novos, etc.), enfim. Mas, sabendo pesquisar e negociar, é possível encontrar um modelo que se encaixe com o perfil do comprador. 

Automóveis Novos

Os automóveis novos sempre foram o sonho de qualquer pessoa. Poder desfrutar do odor de um carro novo, testar a sua potência, enfim. Além disso, como as peças são novas e direto de fábrica, a sua manutenção demorará um pouco, diferente do seminovo. O Gol e o Uno são os carros (novos e seminovos) os mais procurados, pelo seu preço baixo na hora da manutenção.

Entretanto, comprar um carro zero é muito melhor e mais vantajoso para o consumidor, já que o usado, além de, talvez, ser bastante ‘’rodado’’, ainda há o risco de as peças estarem desgastadas e na hora da substituição. 

Automóveis Usados

Os automóveis usados ainda são uma parcela significativa na frota de carros brasileiros. Muitos adquirem usados que têm pouca utilização (os que foram produzidos um ou dois anos atrás). Assim, as peças não estão gastas demais, podendo usá-las ainda por um bom tempo. Entretanto, os usados com mais de 14 anos de fabricação estão sendo aos poucos excluídos do mercado automobilístico por vários motivos, desde a falta de interesse e a linha de produção de peças cessarem. 

Erros Comumente Ocorridos Na Hora Da Compra De Um Automóvel

Quando algum indivíduo está determinado a adquirir um automóvel, seja um usado ou novo, está também sujeito a vários riscos, desde financeiros até emocionais. A ansiedade é um dos aspectos mais influentes quando se fala em troca de carro. Poder dirigi-lo, contar com novas tecnologias, enfim. Isso pode ser prejudicial.

Aliás, para que se concretize a compra, é preciso arquitetar esse desejo antecipadamente, e muito. Decisões em cima da hora podem trazer transtornos financeiros.

Sabe aquele carrão Sport, ou aquela picape cabine dupla? Pois é. Eles sempre foram um objeto de desejo, pelo seu porte na estrada e pela sua elegância ao ser manejado. Além disso, algumas mães os consideram mais seguros que os convencionais. Entretanto, muitos devem pensar e repensar se irá valer à pena a aquisição de tal veículo, pois, se ele for utilizado só em pequenos trajetos, a picape ou o carro Sport irão desagradar.

O preço do automóvel é outro aspecto que deve ser analisado com cautela. Você deve observar, com atenção, se as parcelas de seu automóvel não irão atrapalhar o pagamento de outras contas que a vida exige como água, luz, a escola dos filhos, o curso de inglês, enfim.

Quando pesquisar e tiver a certeza que poderá adquirir um carro, nunca deixe à mostra o seu aprecio pelo carro. Isso é um dos causadores do endividamento. Muitas pessoas já adquiriram um carro com um preço elevado só pelo contentamento que aquele momento propiciou.

Esses são alguns de muitos erros que podem acontecer na compra de um automóvel. Por isso, a pesquisa e a paciência são fundamentais nessa fase. 

Algumas Dicas Para Avaliar Um Usado

Para aqueles que irão optar por trocar ou comprar um carro usado, deve estar bastante atento a alguns detalhes que podem esconder muitos prejuízos. A seguir, estão algumas dicas para que você faça escolha certa.

*Funilaria: Preste bem atenção na lataria, procurando identificar possíveis amassados. Para analisá-lo melhor, procure fazer a inspeção em dias ensolarados, já que em dias de chuva algumas imperfeições podem passar despercebidas. Perceba a falta de sincronia entre uma parte da lataria e outra. Mais uma dica: Se você vires algumas peças que não fazem parte da lataria, mas suja com tinta da mesma cor do carro, desconfie. A tinta pode ter sido passada para esconder alguma imperfeição.

*Motor: Se você se deparar com um motor em condições extremas de conservação, desconfie. Pode ter sido reparado para esconder defeitos, como vazamentos. Para ver se há outros defeitos, tome à frente. Ligue o carro e observe se o mesmo levou bastante tempo para funcionar. Se a resposta for sim, algo não está certo.  O óleo também deve passar por inspeção, já que pode denunciar se foi ou não bem cuidado enquanto esteve nas mãos do antigo dono. Se tiver aparência mais escura que o normal e estiver inferior ao recomendado, é sinal que o cuidado não foi suficiente. 

*Interior e Mecânica Do Veículo:

Um dos primeiros itens que o comprador observa é o hodômetro, aquele que marca a quilometragem do veículo. Esse é um hábito que você deve esquecer. Como a maioria dos hodômetros agora é digital, a facilidade de adulteração ficou ainda maior. Se o volante e o câmbio estiverem lisos, é sinal de que ambos já estão bem gastos. Para ver se os amortecedores estão no fim da vida útil, faça esse pequeno teste: Pressione a sua mão contra os pára-lamas. E, depois de fazer pressão, solte. Se o balanço se prorrogar, a validade do amortecedor já expirou.

Para você saber ainda mais como ver se o veículo usado é um bom negócio, disponibilizamos aqui dois vídeos. São eles:

Este segundo vídeo é apenas a continuação do primeiro, com mais detalhes:

Outra forma de você se informar a respeito da avaliação de um automóvel é consultar um mecânico de sua confiança. Certamente, ele te dará outras dicas a fim de aperfeiçoar o seu conhecimento para que você não precise passar por maus momentos com o seu carro.

Essas dicas podem ser repetidas caso você, no futuro, venha a trocar novamente ou pela primeira vez seu carro por um usado. E quais são as suas dicas? Opine nos comentários!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *