Muitos dos sons ouvidos quando se está dirigindo pela estrada indicam que o veículo está fazendo o que é suposto. O motor faz o seu barulho normal, indicando que está trabalhando confortavelmente. Os pneus fazem um zumbido suave, indicando que estão bem cuidados. E os escapamentos fazem um barulho abafado quando o pedal do acelerador é pressionado. No entanto, existem alguns sons que os veículos podem fazer que indicam que algo está com problema. Há alguns sons específicos que podem alertar o condutor sobre um problema em desenvolvimento sob o capô ou em qualquer outra parte do veículo.
Escapamentos
Se você ouvir um chiado vindo debaixo do carro, há uma grande probabilidade que a junta do escapamento esteja com problema, prestes a cair. Esse defeito causa vazamento de monóxido de carbono e outros gases letais para a qualidade do ar. O problema nessa junta pode criar um furo no silenciador do escapamento, por isso, é importante verificar isso o mais rápido o possível.
Pneus
Um barulho de borracha mascada é um som muitas vezes escutado quando os pneus estão em baixas velocidades, indica que o pneu está perdendo pressão e por isso pode estar furado. Se você usa um pneu sem câmara e notou esse barulho estranho após uma freada mais forte a uma velocidade elevada, pode ter gasto uma boa quantidade de borracha, e por isso o pneu pode precisar ser trocado para resolver o problema, conforme a espessura da banda de rodagem exige para não causar esses sons desagradáveis.
Imagens de Barulhos Mecânicos no Carro
.
Barulho de ar dentro do Capô
O assobio ou chiado de ar vindo de dentro do capô pode significar que há um vazamento de ar, especialmente se o barulho é mais perceptível quando está em marcha lenta. Vá a um mecânico verificar as mangueiras quanto à existência de rachaduras e vazamentos para trocá-las, se for necessário.
Alarmes Falsos
É claro que nem todos os sons que um veículo pode fazer significam necessariamente que haja um problema. Mas, como regra geral, se um ruído estranho está vindo debaixo do capô ou mesmo do carro, é melhor você começar o check-out. Se, por outro lado, o barulho parece vir de dentro do seu carro, pode apenas ter alguma coisa solta em algum lugar, uma garrafa de água rolando debaixo de um assento, ou um par de sapatos batendo quando você passa em algum buraco ou quando pisa mais forte nos freios ou em alguma curva mais acentuada. Se o som persistir depois da “faxina”, vá até seu mecânico de confiança e relate o barulho para que ele possa verificar o que está acontecendo.
A maioria dos motoristas já experimentou um som estranho vindo do veículo. É algo que todo motorista deseja evitar, pois alguns desses ruídos podem ser indicadores de problemas graves, enquanto outros são problemas que podem ser facilmente corrigidos. Saber agir adequadamente quando o seu carro está fazendo algum barulho estranho, pode evitar que agravem os problemas de seu carro, e assim fazer com que você economize uma quantidade significativa de dinheiro.
.
Determinar a Origem
A primeira parte do diagnóstico de um problema relacionado com o ruído dentro de um veículo é determinar de onde esse barulho é originário. Em seguida, identifique em qual momento o ruído ocorre e como seu carro se comporta quando o barulho começa. Por fim, leve o seu carro a um mecânico profissional e explique como o seu carro está se comportando diante dessa situação.
Problemas mais Comuns
- • Explosão no escapamento: Essa explosão pode ser causada por uma mistura irregular de ar com o combustível ou a própria sincronização do motor, quando a correia dentada falha.
- • Correia cantando: Quando as correias estão velhas, elas começam a afrouxar, e nesse estado, quando exigidas, elas patinam e “gritam”.
- • Tilintar no motor: A razão mais comum para este som é quando o nível do óleo está baixo. Se o nível de óleo está bom, pode haver uma perda de pressão do óleo.
- • Chiado sob o capô: Se você ouvir esse barulho quando o motor é desligado, algo provavelmente está vazando. Qualquer líquido que vaza sob as partes quentes do motor faz chiar quando toca o motor, quente em torno dele por causa do funcionamento.
- • Zumbido na parte inferior do carro: Este som é difícil de identificar por causa dos ecos e reverberações das peças debaixo de seu veículo, sendo melhor que você leve até um mecânico para diagnosticar o problema com precisão.
- • Motor batendo: Esse barulho pode ser causado pelo uso de um combustível incorreto ou ainda pelo tipo de óleo colocado. Sempre utilize o óleo de viscosidade correta, o combustível, e as diretrizes da pressão dos pneus no manual do proprietário para evitar maiores problemas com o motor.
- • Ruído vindo da frente ao dirigir: Pode indicar falha do rolamento ou desgaste da caixa de direção do seu veículo.
- • Palpitação no motor: A maioria dos potenciais problemas de motor inclui um filtro de combustível obstruído ou desencadeiam problemas de ignição.
- • Assoalho batendo: Isso pode ser causado por peças soltas na parte debaixo do veículo, como o sistema de escape.
- • Rodas guinchando durante a frenagem: As causas podem ser problemas pequenos, como sujeira nas pastilhas ou nos rotores de freio, para ocorrências mais graves, como pastilhas gastas. Os ruídos no freio são questões potenciais de segurança e requerem atenção imediata.
- • Rangido nos freios: Se o guinchado piorou e agora soa como um som de raspagem, isso significa que suas pastilhas de freio estão completamente desgastadas. Isso faz com que cada vez que você freie, danifique seus discos de freio.
- • Tremedeira na aceleração: Este defeito pode ser sentido através do volante quando se está bastante acelerado e pode ser causado por problemas de alinhamento ou mesmo de transmissão.
Barulhos Internos
Cada um dos sons acima descritos pode indicar problemas graves em seu veículo. Ao identificar o que, quando, e de onde o som está vindo, você pode indicar o defeito corretamente ao seu mecânico e evitar que um pequeno problema se torne cada vez mais grave e mais caro.
levei meu fiat uno ano 2209 para realizar alinhamento e balanceamento, mesmo assim, quando estou dirigindo ouço o som do pneu chiar quando faço a curva ou pequenas freadas, como se estivesse derrapando no asfalto. Gostaria de saber o que pode estar ocasionando o som do pneu com a aderência do asfalto ?