Tem alguns carros que se tornam memoráveis e um bom exemplo é o Opel Caravan, que era um tipo de perua para levar a família para todos os lugares com muito estilo. Uma curiosidade é que esse carro é uma variação do Chevrolet Opala. Um modelo bem típico dos anos 70 e que tem ainda muitos fãs.
Um dos pontos altos da existência do Opel Caravan foi o ano de 1976, quando ele foi eleito pela Revista Autoesporte. A produção desse modelo da General Motors foi feita através da filial alemã da empresa, a Opel. Além desse modelo, a filial alemã também produziu outros carros da montadora como o Opala e também o Opel Rekord C.
Aliás, é importante destacar que o Opel Caravan possui nomes alternativos como Opel Rekord em alguns países. Esse carro era bastante grande e tinha um bom espaço interno para quem precisava de um carro para andar com a família. O período de produção do Opel Caravan foi do ano de 1975 a 1992, com um bom desempenho de vendas.
As Versões do Opel Caravan
Esse carro teve alguns modelos para agradar a públicos diversos, versões com duas, quatro portas e também o station wagon, o que era realmente chamado de Caravan. Além dessas versões mais tradicionais, esse Opel também teve uma versão rara descapotável. Havia também diferenças entre o modelo comercializado no exterior e o que foi vendido no Brasil.
O modelo do exterior contava com 05 portas, o modelo vendido no Brasil tinha apenas 03. Porém, é importante dizer que a Caravan fez um grande sucesso por aqui.
O Opel Caravan no Brasil
Antes da chegada do Opel Caravan, o Brasil conheceu o Chevrolet Opala, lançado em 1968, que foi o antecessor desse modelo de perua. Porém, desde que o Opala chegou ao Brasil a Chevrolet já pensava em lançar o seu modelo Caravan e percebeu que por aqui teria uma boa saída.
Apesar disso, demorou um pouco para o lançamento desse modelo aqui no país porque a Chevrolet estava concentrando as suas forças no Chevette. O ano de lançamento da Caravan no Brasil foi 1974, com todas as modificações pelas quais passou os componentes da família Opala. Isso inclui os motores de 4 e 6 cilindros que fizeram história nesse momento.
Em 1986, chegou ao mercado um dos modelos mais interessantes da Opel Caravan, o Caravan Diplomata. Basicamente, um modelo de Caravan com o interior igual ao do Opala Diplomata, não precisamos nem dizer que é um clássico desse tipo de carro.
Além desses modelos de grande sucesso, tem ainda um modelo que é uma espécie de lenda urbana no Brasil, estamos falando sobre a versão de 04 portas da Caravan. Houve uma cogitação da Chevrolet sobre produzir essa versão, porém, nunca foi um projeto para ser feito em série.
Apesar de a montadora não ter investido muito nessa ideia, a empresa de cabines duplas Sulam, juntamente com a concessionária Guaporé, investiu na produção do modelo 04 portas em São Paulo. Mas, claro que como se tratou de um projeto menor, de duas empresas não tão grandes, foram produzidas apenas poucas unidades.
Nesse momento em que foram produzidas essas unidades 04 portas da Caravan, o seu grande concorrente era o Volkswagen Santana Quantum. Outro modelo que pode ser comparado com a Caravan é o Ford Belina. Porém, apesar de tanto sucesso e até mesmo carinho do público brasileiro pelo Opel Caravan no ano de 1992, assim como o Opala, o modelo parou de ser produzido.
Durante algum tempo os modelos mais extravagantes dessa linha, como o Diplomata Collectors e a Caravan no estilo ambulância, passaram a ser produzidos sob encomenda.
A Perua Que Era Cool
Quando a gente pensa numa perua não pensa necessariamente num carro cool, pois, na verdade, o que importa mesmo num carro desses é ter bastante espaço para acomodar toda a família. Porém, a Opel Caravan foi diferente nesse sentido, pois era tido como um carro cool acima de qualquer coisa.
Com um design que era bastante estiloso e moderno para a sua época, esse carro conseguiu conquistar a admiração de muitos pelo seu desenho. Durante todo o tempo em que foi produzido, esse carro passou por algumas modificações na sua aparência, foi se modernizando e alguns modelos poderiam perfeitamente ser utilizados nos dias de hoje.
Se você é fã desse tipo de carro ainda encontra alguns anúncios de venda do Opel Caravan, mas claro que são carros usados, uma vez que ele já foi descontinuado. Na hora de comprar um modelo desses pesa bastante a sua história e o fato de ser um modelo memorável, mas é válido observar a condição em que o carro se encontra.
Carros antigos podem ser muito legais, principalmente um modelo como o Opel Caravan, mas observar que existem grandes gastos com peças é algo que faz a diferença na hora de decidir comprar ou não. Além disso, ainda existem alguns modelos modernos que seguem essa linha de design e estilo como o Opel Astra.
Vale a pena conhecer os outros modelos que foram fabricados nessa parceria entre a Chevrolet e a sua filial alemã, a Opel. Uma parceria que rendeu ótimos modelos, assim como essa perua clássica que fez tanto sucesso no país. O capô longo que sempre chegava muito antes que o restante do carro fazia parte do visual tão cultuado desse carro.
Um modelo que era perfeito para a família toda passear e viajar num carro confortável e muito confiável. Um carro da GM forte e robusto que foi um grande sucesso e que tem o seu espaço na nossa memória.
A Opel
Grande parte do sucesso do Opel Caravan estava no fato de ser o resultado do trabalho da Opel, filial alemã da Chevrolet. Porém, pouco se sabe exatamente sobre essa empresa e é bastante válido saber mais sobre parte desse sucesso. Essa empresa é uma das maiores montadoras do mundo e conta com mais de 39 mil funcionários.
A Opel abriu o seu capital no ano de 1929 e se tornou parte da General Motors, nos Estados Unidos a empresa é conhecida como GM. Porém, para os alemães a empresa ainda é a Opel. A Caravan é um dos principais modelos dessa relação entre GM e Opel.