Tipos de Fluidos de Freio

O Que é Fluido de Freio?

Os fluidos de freio são fluidos hidráulicos específicos que são utilizados em sistemas hidráulicos de frenagem de veículos variados, desde bicicletas até caminhões pesados. Também podem ser utilizados em maquinários que possuam características que exijam o uso do mesmo.

.

Como veremos a seguir existem alguns tipos de fluidos de freio, a sua classificação foi feita pelo Ministério de Transportes dos Estados Unidos (US Departament of Transportation). Saiba mais quais os tipos de fluido existentes e para que são utilizados.

Os Tipos de Fluidos de Freio

O Ministério de Transportes dos Estados Unidos (US Departament of Transportation) foi o responsável por estabelecer as especificações dos fluidos de freio. Podemos dizer que existem três tipos que são os principais que são DOT3, DOT4 e DOT5. DOT3 e DOT4 são à base de glicol) e o DOT5 é a base de silicone.

A grande diferença entre eles é que os DOT3 e o DOT4 absorvem água enquanto o DOT5 não.

O Ponto de Ebulição dos Fluidos de Freio

Uma das características mais importantes dos fluidos de freio é o seu ponto de ebulição. Os sistemas hidráulicos precisam de um fluido incompressível que seja capaz de transmitir força.

.

Os líquidos em grande parte são incompressíveis enquanto os gases se mostram compressíveis. Sendo assim se o fluido do freio entra em ebulição (se transforma em gás) perde grande parte da sua capacidade de transmitir força. Isso pode trazer problemas bastante sérios como tornar os freios do veículo parcialmente ou totalmente impotentes.

Ainda pode ser pior, pois o fluido do freio pode ferver somente durante uma aplicação prolongada dos freios. Já imaginou você descendo uma serra e com problemas de frenagem? Certamente não é o melhor lugar para que os freios falhem.

Fluídos de Freio

Fluídos de Freio

DOT3 ou DOT4 Absorvem Água

Os fluidos DOT3 ou DOT4 absorvem água o que diminui o seu ponto de ebulição. Para se ter uma ideia o fluido pode absorver água do ar e por isso mesmo é importante evitar abrir o reservatório do carro. Exatamente por isso é importante que os reservatórios de fluido estejam sempre bem fechados.

Pelo fato de que a água absorvida provém da umidade do ar o processo se mostra contínuo. Por isso é recomendado que o fluido seja substituído a cada dois anos, isso independentemente da quilometragem percorrida.

DOT5 Não Absorve Água

Como já dissemos antes o fluido DOT5 não absorve água e isso significa que o seu ponto de ebulição permanecerá estável. Além disso, isso significa que qualquer água que entrar no seu sistema de freio se transformará em bolsões de água pura. Isso pode causar problemas como corrosão dos freios e num caso mais extremo até mesmo falhas de acionamento dos freios devido a fervura da água.

Dica

Você deve saber outras duas coisas bem importantes sobre o fluido de freio, o DOT3 e o DOT4 causam corrosão a pintura e por isso mesmo não se pode deixar respingar sobre o carro. Além disso, os diferentes tipos de fluidos de freio não devem ser misturados, isso porque juntos eles podem não reagir muito bem e acabar corroendo o sistema de freios.

Conhecendo o Fluido de Freio

Agora você já conhece os diferentes tipos de fluido de freio, mas é importante que conheça algumas coisinhas a mais sobre esse produto. Para começar muito se ouve falar sobre os fluidos de freio e a norma DOT, porém, poucos sabem da necessidade de trocar o elemento periodicamente.

Já explicamos um pouco da importância de trocar o fluido de freio num período determinado, porém, isso vai ainda mais além. Para começar o fluido do seu freio deve ser higroscópico, ou seja, ter a característica de absorver a umidade que existe no ar para que haja uma diminuição no seu ponto de ebulição e assim fique mais propenso ao fenômeno conhecido como tamponamento.

O fluido de freio é um produto perecível e a sua composição (estrutura) química passa por alterações conforme o tempo vai passando devido ao excesso de calor e também as mudanças bruscas de temperatura.

Conhecendo o Fluído de Freio

Conhecendo o Fluído de Freio

O Tamponamento

Esse fenômeno acontece quando o calor que é gerado pelo atrito entre a pastilha e o disco de freio no momento da frenagem é transmitido para o fluido. O último vai sofrendo aquecimento até que chegue ao seu ponto de ebulição. Devido a alta temperatura do circuito surgem bolhas de ar no sistema de freio e isso resulta em falha no sistema e assim o veículo não para.

Confira agora o grau determinado para o ponto de ebulição determinado pelo DOT: Department of Transportation (Departamento de transportes – EUA):

  • DOT 3 Acima de 205 ºC
  • DOT 4 Acima de 230 ºC
  • DOT 5 Acima de 260 ºC

Como podemos observar o ponto de ebulição do fluido de freio DOT 3 é bem mais baixo que do ponto de ebulição do fluido de freio DOT 4 e assim concluímos que quando o manual do proprietário do veículo recomenda o uso de fluido de freio DOT 4 não devemos substituir por DOT 3, pois isso irá causar uma deficiência no sistema de freio colocando assim a vida do condutor em risco e dos passageiros também.

Dicas Importantes

  • Jamais reaproveite o fluido de freio.
  • Não misture fluidos de freio com características distintas como, por exemplo com DOT diferente.
  • Quando agentes contaminantes entram no reservatório do fluido de freio a capacidade de frenagem é reduzida.
  • As peças pintadas, pelas de borracha ou plásticas podem sofrer danos irreparáveis quando entram em contato com o fluido de freio.
  • A Manutenção do Fluido de Freio
  • Quando o fluido atinge o nível mínimo em seu reservatório é recomendado que sejam feitas algumas inspeções como: espessura do disco de freio, espessura da pastilha e também a existência de possíveis vazamentos no circuito.

Mantenha a Segurança

A escolha correta do fluido de freio e também a boa manutenção do mesmo é importante para garantir a segurança das pessoas que estão dentro do carro uma vez que o uso incorreto do mesmo pode ocasionar falhas no sistema de frenagem. Leia o manual do proprietário e fique sempre de olho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *