Guia de Transporte

Todos os que trabalham com transporte devem ter conhecimento de que uma Guia de Transporte nada mais é do que aquele documento legal cuja responsabilidade pela emissão é do transportador e que deve acompanhar toda a mercadoria que transita dentro do território nacional sendo que quando este transporte vai ultrapassar as fronteiras para outros países este documento é substituído pelo certificado CMR.

Tipos de Guias de Transporte

Muitas são as exigências no que se refere à circulação de mercadorias, pessoas e animais, dentro e fora do território e diante disso fácil se torna imaginar que para cada tipo de transporte existe também uma determinada Guia de Transporte que precisa ser preenchida para que se possam carregar essas mercadorias de um lado para outro.

Animais

É muito comum que a Polícia ou a Receita Federal encontrem caminhoneiros e outro profissional da área dos transportes sem a devida guia.

Transporte de Aves

É muito comum a apreensão de pessoas transportando aves sem que, contudo possuam a devida guia. No caso dos pássaros de gaiola onde a maioria deles são espécies exóticas é preciso antes de conseguir a guia, seguir uma série de trâmites legais para que a consiga.

Ilegal

Entre as providencias que precisamos tomar para conseguirmos uma Guia de Transporte Animal (GTA) é preciso ter em mãos uma Autorização de Transito do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) e ainda conseguir um atestado de sanidade do animal de até no máximo 72 horas antes que seja emitida a Guia de Transporte Animal sendo que este atestado deverá ser emitido por um médico veterinário que seja do setor privado.

Acompanhar o Movimento de Animais

A emissão deste Guia e Transporte Animal, a GTA, traz aos serviços de defesa agropecuária a possibilidade de fazerem com mais eficácia um acompanhamento da movimentação de animais e assim podem trabalhar de forma mais segura no sentido de evitarem que possíveis doenças possam ser transmitidas de um lugar para outro, se alastrando de maneira a por em risco as populações, a saúde de outros animais, além é claro do grande prejuízo que isto pode causar aos produtores.

Defesa

Já tivemos a anos atrás vários casos de doenças em que foi preciso abater rebanhos inteiros devido a doenças deste tipo, ocasiões em que uma fiscalização rigorosa é de grande importância evitando danos de mais gravidade e de maior monta financeiramente.

Documento Obrigatório

Na verdade a Guia de Transporte de Animais é um documento obrigatório para que se possam transportar, dentro e fora do estado, ovos férteis e embrionados e também de animais que se destinem a cria, a recria, a engorda e reprodução e ainda para abate ou para que possam participar de grandes eventos onde a concentração de animais e pessoas é muito grande. Quem transita sem esta guia pode ser multado e ter os animais apreendidos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *