Como Identificar um Carro Maquiado?

Muitos compradores adquirem carros usados levando em consideração apenas o aspecto estético, fato que pode trazer maiores dores de cabeça no futuro. No sentido de garantir a transação, se faz necessário adquirir de vendedores confiáveis, de preferência indicados por algum amigo de confiança que já realizou aquisições no empreendimento e não se arrependeram com o negócio. Porém, conhecer algumas dicas básicas não custa nada à precaução contra o risco dos carros maquiados!

01: Veículo com Batida      

no images were found

Em termos gerais, os aranhões em pinturas são aspectos que desvalorizam o veículo de maneira considerável. Por este motivo alguns vendedores tentar disfarçar os danos aplicando certo tipo de maquiagem. No momento de inspecionar os compradores devem ficar com olhar aguçados para reparar os pequenos danos que evidenciam a falta de qualidade no veículo.

Vale ressaltar que somente as inspeções técnicas são capazes de apontar os danos, identificação que acontece com auxílio de aparelhos especiais que identificam pinturas espessas em pontos determinados. Porém, não se pode ignorar o fato de que os próprios compradores podem fazer algumas investigações.

02: Cuidado com Massa Plástica

Necessário perceber o nível de assimetria entre as portas, teto e para-choques. Atenção redobrada nos amassados e nas ondulações que por ventura existe nas latarias. Com pequenas batidas no capô é possível perceber barulho do tipo oco, diferente da estrutura por completo. Esta atividade pode servir como auxílio no sentido de identificar as colocações de massa plásticas utilizadas no sentido de disfarce contra danos proporcionados por colisões.

Vale ressaltar que existem alguns comerciantes que no intuito de disfarçar os problemas colocam mesa até mesmo dentro da parte do carro. Neste sentido, o uso do produto está direcionado não somente para servir como disfarce das colisões como também para evitar com que peças enferrujadas ou podres sejam visualizadas pelos compradores. Funileiros de qualidade conseguem perceber o problema ao medir as peças e perceber que elas estão forma da medida.

03: Carros Pós-Enchentes à Venda

.

De acordo com especialistas, se faz necessário fazer diversos tipos de higienização com produtos de qualidade e uso da tecnologia para livrar a parte interna de todos os tipos de enchentes e alagamentos. Neste sentido, ao notar a presença de sachês perfumados no interior se faz necessário pensar que existem evidências de quê o veículo passou por maquiagem após serem desvalorizados em consequência da enchente.

Por este motivo, é necessário desconfiar de maneira principal dos acentos e carpetes estragados. Ficar atento com os sinais de infiltração também representa outro ponto considerável para no sentido de não comprar veículos maquiados. De certa forma a dificuldade existe porque os defeitos apenas podem ser averiguados quando os automóveis são desmontados por completo, algo que se torna inviável no momento de comprar carros.

04: Automóveis: Fins Comerciais

Veículos usados para fins comerciais, caso de táxi e frotas de locadoras, são contraindicados porque já rodaram bastante. Sem contar o risco evidente do excesso de peso existente na vida útil do automóvel. Em média existe grande tendência de alto desgaste em consequência do excesso de arranhões, colisões e demais ações do tempo. Neste sentido a dica fica por conta de dispensar os veículos amarelos ou brancos, visto que os mesmos geram desconfianças sobre o uso comercial do passado.

05: Cuidado com Excesso de Quilometragem

Quilometragem

Quilometragem

Não se pode ignorar o fato de que muitas pessoas apreciam a ideia de alugar veículos no sentido de carregar peso ou pegar estradas de terra. Com rotinas do gênero existem poucas chances destes carros usados oferecem condições interessantes de condução ao médio-prazo. Com o dinheiro gasto nas futuras manutenções seria mais interessante investir em veículo zero quilômetros.

Por causa do passado de longa quilometragem, comerciantes com má índole trocam as peças superficiais e abaixam a quilometragem no sentido de disfarçar os olhos dos possíveis compradores. Em termos gerais, veículos que trafegaram apenas vinte mil quilômetros não podem estar com a estrutura interna desqualificada, ou mesmo com os pneus rasgados.

06: Documentação Perdida

Documentos

Documentos

Especialistas indicam que carros usados nunca podem ser comprados sem a presença do manual de instruções, visto que no documento estão escritos todos os tipos de revisões do veículo e manutenções feitas durante a vida útil. Com este arquivo fica nítido se o carro passou ou não por constantes revisões.

Muitos carros que são vendidos em terras nacionais possuem garantia que pode chegar a até cinco anos. Neste sentido, comprar usados com este tipo de proteção sem dúvidas representa ponto favorável ao comprador. No entanto a garantia somente pode ser considerada válida quando os donos dos veículos estão com os manuais na mão.

http://www.youtube.com/watch?v=35Nq6pvp26U

A contraindicação da compra também se faz necessário caso o veículo tenha sofrido muitos acidentes. Fatos que podem ser conferidos com a documentação dos veículos

07: Antigos Proprietários

Compradores devem ficar com o olho atento para saber se o veículo não passou nas mãos de muitos condutores, fato que pode representar outra evidência de problema no futuro. Também se faz necessário saber se o carro está no nome dos vendedores, ou mesmo se existem problemas na justiça que pode trazer dores de cabeças em níveis judiciais. Para não desvalorizar o veículo, muitos condutores optam por não fazer BO após as colisões.

08: Excesso de Roubo ou Multas

As inspeções técnicas para saber se o veículo está maquiado também levam em consideração a verificação de o número do documento bate com o chassi do motor, da placa e dos veículos. Casos os vidros forem trocados, ou os motores substituídos, os dados relacionados também são apresentados no laudo.

Futuros compradores possuem liberdade em verificar as condições de multa dos veículos no site do DETRAN. Basta colocar o código RENAVAM do veículo que os dados completos aparecem na tela dos computadores em poucos segundos.

09: Teste Drive

Testes drives são necessários para sentir como está a qualidade do motor, componente que representa um dos grandes problemas quando o assunto é veículo maquiado. O passeio pode ser interessante no sentido de retirar as dúvidas com o vendedor durante a bateria de testes.

10: Assistência Especializada

Solicite a ajuda de algum colega que seja especializado em automotivos para fazer a comprar com segurança e recomendação pessoal.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *