Motos Off Road

Quem tem uma queda pela locomoção sobre duas rodas com certeza já pensou em algum momento em ter motos off road, os modelos que servem para se aventurar em terrenos mais difíceis e fora do asfalto. Conhecidas também na indústria como trail esses modelos se destacam dentre as preferências até mesmo de quem não pretende sair do cenário urbano.

Em parte esse gosto pelas off roads se justifica pelo fato de que elas são mais robustas, possuem pneus de cravos, suspensões elevadas e guidões mais largos. Porém, você sabia que esse tipo de moto pode ser subdividido em grupos? Sim, existem modelos diversos de motos off road e cada tipo guarda uma peculiaridade que o torna mais atraente para um determinado tipo de motociclista.

Passe Livre Para as Off Roads nas Cidades

Embora o nome sugira que essas motos são específicas para serem usadas fora das cidades também tem uma espécie de passe livre para os terrenos urbanos. Muitos motociclistas que não planejam viver uma aventura num terreno cheio de imperfeições investem nos modelos trail para ter mais segurança no dia a dia do trânsito. Uma moto mais robusta além de oferecer mais proteção para seu condutor também é mais fácil de ser identificada pelos outros motoristas.

Motos Off Road Para Competições

Obviamente que muitos motociclistas escolhem as versões off roads para a sua finalidade essencial, isto é, percorrer trilhas cheias de imperfeições, terrenos complicados, participar de competições em modalidades em que estão motocross, rali e enduro. Quem é especialista no universo das motos off roads sabe que as motocicletas que são feitas especificamente para competições precisam ser transportadas em caçambas de picapes ou carretas para ser usadas somente no local da competição.

Atualmente, o mercado está bem diverso contando com opções que são específicas para atravessar estradas de terra entre outros. Alguns dos modelos off road menos complexos podem servir de entrada para os novatos nesse universo. Não se pode negar que adquirir familiaridade com os modelos off road é importante para se tornar um rei das pistas fora do asfalto. A seguir vamos explicar um pouco melhor sobre os diferentes tipos de motos off road.

Motos Off Road para Crianças

Você não leu mal, existem sim motos off road destinadas a crianças. Acredita-se que não tem idade melhor para começar a pilotar uma moto dessas que a infância. Muitos campeões de competições profissionais começaram com as motos com rodas pequenas e com uma distância pequena do solo.

Devemos alertar que nesse caso é importante que haja a supervisão dos pais ou responsáveis e que existem equipamentos de segurança indicados e apropriados como capacetes e roupas especiais. Outro ponto é começar a prática off road num terreno que não seja tão complicado para os pequenos como seria para um adulto.

Em geral muitas empresas do segmento de motocicletas off road oferecem modelos destinados aos pequenos aspirantes a motociclistas. Seguindo essa linha de motos para crianças podemos citar o modelo KLX 110 da Kawasaki e também a K65 da mesma montadora que é mais recomendada para competições. A indicação é para crianças entre 8 e 11 anos.

Motos Off Road Para Iniciantes

Quem está pensando em adquirir a sua moto off road somente para fins de diversão indicamos algumas alternativas da Honda como a CRF 230F e a CRF 150F. Esses modelos possuem rodas maiores que a 110 da Kawasaki e ainda tem mais peso e potência. São fáceis de conduzir e apresentam bons resultados para enveredar por um caminho de terra que seja mais complicado.

Os modelos da Honda são os mais procurados no mercado, contudo, tem como concorrentes diretas algumas motos da Yamaha como a TT-R 230 e a TT-R 125. Todos esses modelos são montados em Manaus de maneira que apresentam uma faixa de preço interessante que varia de R$ 7,5 a 11,5 mil. Preços razoavelmente em conta para motos de competição.

As motos que citamos representam uma evolução para quem antes adquiria uma moto trail e precisava retirar dela tudo o que estava sobrando como pisca-piscas, bagageiro entre outros itens. Tudo com o objetivo de tornar as motos aptas para realizar aventuras off road. Os modelos CRF e TT-R já saem das lojas prontos para viver aventuras off road.

Motos Off Road Para Competições

Para quem está pronto para os desafios das competições sérias do segmento off road ou mesmo para quem quer mais desafios ao pilotar a sua moto a dica é subir o nível na hora de comprar a sua máquina. Quando se opta por uma moto off road de nível de competição se está levando muito mais do que um motor mais potente. Trata-se de uma moto que possui um conjunto preparado para satisfazer a sua vontade de mais velocidade como freios e suspensões de alto nível.

Fique atento que será necessário fazer um bom investimento e ter conhecimento para de pilotagem em locais mais difíceis como estradas de terra. Lembra-se que dissemos acima que uma boa moto para crianças era a KLX 65? Pois, bem quem começou com uma dessas pode achar bem interessante evoluir para uma Yamaha YZ 250 que é uma das melhores para a prática de motocross.

Outras motos que foram projetadas especialmente para a prática de motocross são as YZ 250 e a YZ 450. Seguindo a mesma linha de potência tem as motos Yamaha WR 250 e WR 450, mas que são específicas para as práticas de enduro e ralis. Isso significa que são motos especiais para competições que tem estradas demarcadas e não para aqueles que possuem um circuito fechado.

Diferenças Entre Motos de Enduro e Motos de Motocross

Uma dúvida bastante pertinente, as motos para motocross não tem nenhum tipo de aparato e seu tanque de combustível é pequeno. As motos que são mais indicadas para enduro e ralis possuem tanque maior e mais autonomia, além disso, contam com acessórios como farol ou cavalete lateral.

Posso Usar as Motos Off Road Para Diversão?

As motos de competição que citamos acima podem ser usadas em contextos de diversão também como para fazer trilhas no final de semana, por exemplo. Contudo, como são motos de grande valor agregado têm sido escolhas de quem está focado em competir. Uma dica para não sentir que está investindo muito dinheiro em algo que não trará retorno é mensurar o valor a ser investido numa moto em relação ao seu objetivo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Motos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *