Vapor de Gasolina Direto do Tanque Funciona?

Sempre foi muito observado que a necessidade do homem de evoluir fez com que ele conseguisse manipular muito bem o que a natureza pode oferecer. Para conseguir trilhar melhores caminhos o conforto foi sempre muito priorizado. E a locomoção era uma das coisas mais importantes para que esse conforto fosse atingido. Por isso com essa grande necessidade foi sendo desenvolvido ao longo do tempo novos meios de se locomover e principalmente os combustíveis que conseguiriam maior qualidade, economia e eficiência para esses meios.

Isso ocorre ainda nos dias atuais principalmente pela preocupação ambiental, por acontecer de algumas fontes de energia serem escassas e outras muito poluentes os estudos são extremamente constantes.

Como fonte de energia primária na pré-história temos a madeira, sendo responsável pela luz e calor daquela época. Ela é muito poluente, hoje usado com menor frequência, apenas em países menos desenvolvidos.

Sem dúvida nenhuma o maior salto da humanidade foi com a revolução industrial que aumentou o número de fontes de energia em muitas vezes. Não somente nessa questão mas em todas as formas de tecnologia e fabricação. O primeiro avanço em termos de combustível foi a locomoção a vapor que utilizava o carvão mineral.

Logo foi descoberto os combustíveis fosseis, os quais inicialmente eram usados apenas para retirada da querosene. E que então estudando sobre suas propriedades conseguiu concluir que seria possível obter a gasolina. Anos mais tarde os transportes de maior porte começaram utilizar o diesel como o combustível mais eficiente, isso ocorreu no período da Segunda Guerra Mundial.

Outras diversas fontes de energia foram melhoradas e até mesmo descobertas novas como biogás, energia nuclear, álcool e outros. Não são todos que podem ser utilizados em transportes, mas são muito importantes. Foi muito importante para quando houve crises de petróleo outros combustíveis já estavam em circulação.

Gasolina

O famoso combustível que é derivada do petróleo, formado por hidrocarbonetos, que são hidrogênios e carbono. Esse é o mesmo princípio do diesel porem mais leve em questões moleculares. Já que sua faixa de destilação é mais baixa. Dependendo da refinaria, país e do petróleo são adicionado compostos diferentes para cada um deles. É muito observado a quantidade da octanagem, pois quanto maior mais ela é resistente a detonação espontânea.

No Brasil, existe uma empresa que faz o processo de extração e de refinamento da gasolina, chamada Petrobras, como faz o processo desde o início consegue também fabricar diesel e outros aditivos. Tudo que for possível para atingir a qualidade desejada.

Esses aditivos citados são para a melhora da qualidade tanto da gasolina quanto do carro. Podendo ser detergente, para ajudar na combustão, e diminuindo no depósito na hora da injeção. Possui também a inibidor de corrosão, o desemulsificante para separar a água do combustível e o agente veículo que será também é um solvente sintético diminuindo também resíduos.

Obviamente com a indústria automobilística ficando extremamente alta, a quantidade de produção de gasolina aumentou desenfreadamente.  Por isso muito tem se pesquisado para maior utilização de combustíveis menos poluentes como gás natural ou etanol.

O mais novo tipo de gasolina é o aditivado, que seria melhor para o motor do carro e ainda com mais potência. Isso ocorre somente pela adição de detergentes-dispersantes. Ao contrário do que as pessoas pensam a gasolina que possui maior número de octanagem é a gasolina Premium não a aditivada.

Vapor De Gasolina

Está sendo muito discutido o uso do vapor de gasolina para a admissão dos carros. Porém quem não sabe fazer é muito perigoso por diversos fatores. O primeiro é pelas peças de plástico que não podem ser muito esquentadas, podendo até destruir pistões se não for muito resistente. Ainda não se possui muitos estudos sobre isso, por isso é muito complicado se falar se é realmente funciona.

Vale lembrar que ainda não possui muitos lugares reconhecidos e confiáveis que realmente vendem esse tipo “combustível”. Porém ele consegue apenas a ordem de 30% a 50% na eficiência.

Ele funciona a partir de um sistema onde um reservatório que armazena o vapor do combustível que vai evaporando do tanque. Possui também um filtro de carvão que de acordo com um sistema eletrônico consegue fazer os vapores acumulados queimarem no motor. Por precisar de um novo reservatório, quando o vapor entra acaba sendo considerado um excesso de ar e de combustível, prejudicando os injetores.

Aparentemente diminui a vazão de combustível porém no final acaba sendo reposta essa utilização no reservatório suplementar. Outro ponto a ser considerado é que ao evaporar existem muitos compostos presentes na gasolina que possui ponto de ebulição diferente, com isso muitos deles seriam perdidos, dificultando o funcionamento do motor.

Pode ser que até não seja tão prejudicial ao carro em questões de danificação, porém é uma mistura muito pobre que facilmente pode causar falhas na combustão. Os problemas com pistão ocorrem somente quando exige muito esforço do motor, em cargas altas por exemplo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mecânica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *