Como Não Ser Enganado Por Mecânicos Desonestos?

O carro é um dos bens mais caros que fazem parte do dia a dia de uma pessoa, ficam atrás somente da casa. Sendo assim é importante cuidar bem do veículo da mesma forma que cuida da sua casa. Quando aparece uma infiltração você chama um profissional para resolver a situação e fica em cima para ter certeza que não está sendo lesado, não é mesmo?

Com o carro é a mesma coisa, porém, a diferença é que para algumas pessoas pode parecer difícil evitar os golpes dos mecânicos desonestos. A seguir vamos te dar algumas dicas de como não se deixar levar por mecânicos desonestos e ter mais segurança para aprovar um conserto mais caro sem ter medo de estar sendo passando para trás.

Perguntar é Preciso

A melhor atitude que você pode ter para não ser enganado é procurar uma oficina da sua confiança com um mecânico que você saiba que é honesto. Uma dica que parece óbvia, mas que não faz parte da vida de muitos motoristas. Muitas vezes não se tem o hábito de fazer revisão do automóvel (o que é completamente errado) e assim só se procura o mecânico quando há algum problema.

Saiba que infelizmente o comportamento antiético está presente desde as oficinas de fundo de quintal até os grandes centros automotivos. Sendo assim para encontrar uma oficina que seja realmente honesta é importante perguntar para os seus conhecidos e familiares. Todo mundo que tem carro precisa ter uma oficina de confiança e não há forma melhor de conhecer o serviço de uma empresa que através dos seus clientes.

Outra forma de buscar informações a cerca das oficinas e dos mecânicos é conferir na internet. Hoje em dia sites de reclamação de empresas e produtos contêm informações sobre empresas de todos os tamanhos e dentre elas pode estar a oficina em que você pretende levar o seu carro.

Prefira Oficinas Independentes

Na hora de escolher uma oficina prefira as independentes, pois elas se baseiam no relacionamento de longo prazo com os seus clientes. Dessa forma esse tipo de oficina evita a todo custo ter problemas com os seus clientes para não acabar com a sua imagem manchada na praça.

Além disso, levar o seu carro a uma oficina independente pode ser bastante positivo uma vez que esse tipo de empresa costuma manter um histórico dos clientes. A manutenção será muito mais assertiva se o mecânico conhecer o histórico detalhado do seu veículo.

Analise e Avalie a Oficina

A primeira visita a oficina mecânica tem muita importância e você deve ficar de olho para analisar a empresa. Observe se o espaço é organizado e limpo além do volume de serviços. Os mecânicos que trabalham de forma séria e com qualidade tem orgulho da aparência da oficina e da agilidade de entrega do serviço.

Quando o ambiente é limpo e organizado já é um passo para que a oficina seja confiável. Nesse ponto também pesa o fato de que você não irá deixar o seu carro para ser consertado em qualquer lugar, não é mesmo?

Converse

Ter alguém para fazer o primeiro atendimento seja o próprio mecânico ou um outro funcionário é importante para se crie um laço de confiança com a oficina. O mais importante é que a pessoa que vai te receber saiba do que está falando e possa tirar as suas dúvidas a respeito do problema e do serviço a ser realizado.

Quando o mecânico é muito reticente, não explica a foge das suas perguntas é melhor ligar o sinal de alerta já que pode ser um indício de que algo está errado.

A Conversa Com o Mecânico

A dica é tentar conversar com os profissionais que realmente vão mexer no seu carro. Essa conversa pode ser esclarecedora para que você saiba qual é a experiência desses profissionais e os conhecimentos deles sobre o seu carro.

Por exemplo, alguns mecânicos que estão há mais tempo no mercado são especialistas em modelos de carros antigos, mas pecam nos conhecimentos de modelos mais novos. Puxe uma conversa amistosa e pergunte a quanto tempo o profissional trabalha nesse segmento e a quanto tempo está nessa oficina em particular.

As oficinas que são confiáveis e competentes costumam não ter grande rotatividade. Quando uma oficina troca de funcionários quase todos os meses existe algo errado.

Não Dê Carta Branca

Jamais demonstre para o mecânico que você não entende nada de carros e diga-lhe algo como “faça o que for preciso”. Essa frase funciona como uma senha para os mecânicos desonestos que compreendem que o cliente não entende muito do assunto e que aceitará qualquer orçamento.

Durante o processo de conserto do seu carro é importante estar por perto controlando e acompanhando tudo o que será feito no automóvel. A cada novo problema que a oficina descobrir no seu carro será feito um novo orçamento com o custo das peças e o da mão de obra.

Se o cliente não acompanha o conserto de perto pode acabar se surpreendendo com adições de novos custos de óleos e serviços que não estavam no primeiro orçamento. Não aceite qualquer tipo de serviço além daquele que motivou a procura da oficina. Saiba que legalmente você não tem a obrigação de pagar por serviços que não autorizou previamente.

A dica é pedir sempre um orçamento por escrito e pergunte ao mecânico como aqueles serviços irão resolver os problemas do seu carro. Isso te ajudará a se sentir mais seguro em relação ao que está sendo cobrado e a real necessidade desses serviços.

Vale dizer que imprevistos sempre podem acontecer e claro que um serviço ou outro pode acabar aparecendo além do previsto, mas a cada novo gasto o cliente deve ser consultado para aprovar ou não. Em geral os imprevistos não podem exceder 10% do orçamento inicial.

Guarde Documentos

Tenha o hábito de guardar as ordens de serviço e orçamentos que a oficina te passa para que você tenha como comprovar possíveis fraudes se estas acontecerem. Ficar atento e por perto durante o processo de conserto do carro é a melhor forma de evitar que mecânicos desonestos te passem para trás.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mecânica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *