Como Funcionam os Odômetros?

Odômetros mecânicos foram contando as milhas ao longo dos séculos. Apesar de o modelo analógico ser uma raça quase em extinção, vale a pena aprender sobre a funcionalidade do instrumento.  Aos poucos os modelos digitais tomam conta do mercado por causa da maior capacidade de recursos e menor custo produtivo.

Odômetros Mecânicos

Odômetros mecânicos são ligados por um cabo flexível feito de uma mola enrolada. O cabo gira dentro do tubo de metal com caixa protetora de borracha. A maioria dos carros modernos inclui um medidor de viagem.

O contador pode ser utilizado para registrar a distância percorrida em cada tanque de combustível, o que torna fácil de controlar com precisão a eficiência energética do veículo. Outro uso comum é redefinir a zero em cada instrução para ter a certeza de quando chegou o fim do turno na aula prática da autoescola.

Fraude dos Odômetros

A forma de fraude é mexer com a leitura e apresentar a quilometragem incorreta para um comprador em potencial. Isto é feito para fazer um carro parecer ter sido impulsionado por menos tempo do que a realidade, aumentando o valor de mercado.

Certos carros novos vendidos hoje em dia usam odômetros digitais que armazenam a quilometragem no módulo de controle do motor, o que torna difícil (mas não impossível) manipular os quilômetros rodados de modo eletrônico.

Veículos mais antigos podem ser conduzidos no sentido inverso para subtrair quilometragem. O valor de revenda do veículo por vezes é influenciado pela distância total mostrada no odômetro.

Não se pode ignorar o fato de que os odômetros são inseguros porque estão sob o controle dos proprietários. Certas jurisdições optaram por aprovar leis que penalizam as pessoas a cometer o respectivo ato fraudulento.

Precisão no Trabalho do Odômetro

A maioria trabalha por contagem de rotações que assume a distância percorrida como o número de rotações das rodas vezes a circunferência do pneu, o que corresponde ao resultado equivalente ao diâmetro padrão.

Um GPS que funciona com modo de odômetro também representa opção excelente e barata de verificar o bom funcionamento tanto do velocímetro como no conta-quilômetros montados em um veículo.

Trabalho do Medidor da Velocidade do Carro

http://www.youtube.com/watch?v=cgOI1oebEu4

Odômetro indica quantas milhas / km foram trafegados pelo veículo. O trabalho acontece por um cabo que transforma monte de engrenagens que criam uma relação de transmissão incrível.

Quando o cabo se transforma ele liga o trem de engrenagens que transformam os números. Infelizmente, a grande desvantagem de tais dispositivos é que podem ser rolados para trás usando uma broca e virando o cabo para trás (ou para frente, de modo que os números possam reverter ao zero). O mesmo efeito pode ser conquistado ao dirigir o carro para trás.

Especialistas indicam que o trabalho dos odômetros não é preciso. Novos modelos que trabalham de maneira eletrônica trabalham usando dois ímãs, um ligado aos raios da roda, outro ao próprio carro.

Toda vez que a roda gira os ímãs fazem um contato próximo e uma carga elétrica é feita. Um computador por dentro conta quantos contatos são feitos, então, calcula a distância total, dependendo de quanto tempo e quantas rotações foram centrifugadas.

Vale ressaltar que o odômetro eletrônico é mais difícil de ser “revertido” porque a unidade de controle do motor irá armazenar o número. Portanto, se alguém tenta “reverter” o valor, a quantia do sistema vai discordar. Nesse sentido, o valor pode ser detectado em empresas de carros ou concessionárias.

Funcionamento dos Odômetros

Como os carros se tornaram mais complicados a tecnologia responsável pela criação de nível preciso de quilometragem se manteve simples. Na verdade, há apenas dois métodos comuns para manter o controle de quilometragem do veículo.

A força matriz para o manual de odômetros antigos começa na transmissão. Uma pequena engrenagem é incorporada na transmissão apenas para o propósito de fazer avançar a quilometragem na peça. Uma extremidade da parte referida como o “cabo da unidade de velocímetro” é fixada na engrenagem. A outra se conecta na parte de trás do painel de instrumentos.

A engrenagem de transmissão interna transforma qualquer tempo do carro que está em movimento, transferido pelo cabo da unidade para outro pequeno conjunto de engrenagens que está ligado aos dígitos mutáveis dentro do automóvel.

O processo de contagem começa no lado direito do conjunto de números e continua até que uma quantidade adequada de distância obriga o próximo digito para a esquerda a rolar. Este processo continua até que todos os números tenham atingido o valor máximo.

Os dígitos em odômetros acionados de modo manual não se alinham para formar uma linha perfeita. Este é um resultado natural de contagem e conjunto de dígitos correspondentes.

Ao contrário dos indicadores mecânicos antigos, odômetros digitais dependem de componentes eletrônicos para criar uma contagem precisa de quilometragem. Uma engrenagem especial ainda é utilizada para alterar o contador do painel, mas em vez de um cabo, o sensor magnético monitora a quantidade a girar na transmissão. Este sinal é transferido por fio para o computador de bordo. Em seguida, traduz a informação.

Se o conjunto falhar os ajustamentos adequados do odômetro devem ser realizados ao mesmo tempo da substituição. Com os clusters modernos isso é feito na concessionária através de uma ferramenta de verificação do computador, ou definido pelo fabricante do medidor, antes de enviado para o departamento de peças. Este controle computacional significa que os sistemas modernos são melhores guardados do que o estilo de cabo antigo.

O que é Odômetro?

O odômetro é um dispositivo que informa ao usuário sobre os quilômetros percorridos pelo veículo. Projetado em dois tipos, mecânicos e eletrônicos. A leitura do mecânico usa seis discos de rolamento com os números de 1 a 9. Eletrônicos fornecem compreensão digital da quilometragem e funcionam como parte de um painel de display digital maior nos veículos novos.

Ao comprar um carro a peça informa sobre o desgaste do carro. O principal problema é que os mostradores podem tornar-se desgastados, assim como as engrenagens. Odômetro é um item interno e não há manutenção preventiva necessária!

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mecânica

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *