Hyundai Excel

A Hyundai é uma montadora de carros respeitada no mercado mundial automotivo, pois trabalha de forma séria para garantir ao seu consumidor sempre o melhor carro com o melhor desempenho e aquele design super bacana que é tão característico desses carros. Na cronologia de modelos interessantes da empresa, podemos destacar positivamente o Hyundai Excel.

O modelo que esteve em linha de produção de 1985 a 1994 era um simpático hatchback de 04 portas e um porta-malas razoável. Porém, muitos devem estar pensando que não lembram tão bem assim desse carro, e isso é perfeitamente normal. Se atualmente os carros vindos da Coréia do Sul são um desejo de consumo da nova classe média, em outros tempos não era bem assim.

A abertura do Brasil para receber carros importados se deu no começo dos anos 90 e nessa época os importados do distante país asiático não faziam tanto sucesso no mundo. A Hyundai não era exatamente uma montadora famosa e o público brasileiro ainda via esses carros com um ar desconfiado.

Um Carro, Vários Nomes

Como é bem comum, o importado sul coreano foi exportado para vários países, mas nem em todos se chamou Hyundai Excel. Então, se você acha que já viu esse carro se chamando Hyundai Pony, Hyundai Mitsubishi ou mesmo Hyundai Presto, saiba que não está enganado.

Hyundai Excel

Hyundai Excel

O que diferenciava o modelo Hyundai Excel era a sua tração dianteira e essa é a forma de identificar os modelos, que mesmo sob outros nomes são, em essência, um Excel. Aliás, vale dizer que grande parte do bom desempenho de vendas desse carro se deu a sua excelente tração dianteira, dirigir esse carro era mais fácil do que muitos modelos sem esse toque.

Ficha Técnica do Hyundai Excel

Esse carro foi inserido no mercado com algumas opções especiais, era possível encontrar modelos com 03 ou 05 portas e também uma versão hatchback sedã com 04 portas. Para todos os gostos e também necessidades. Uma curiosidade é que o antecessor do Excel se chamava Pony e até por isso seu nome em vários mercados era esse. O sucessor do Excel quando ele foi descontinuado foi o Hyundai Accent.

http://www.youtube.com/watch?v=7ZVGA94IpaA

A História do Hyundai Excel

Esse carro foi planejado pela Hyundai para ser o sucessor do modelo Elantra, o qual deveria ser substituído até 1990. Porém, o Excel não obteve um êxito realmente grande e acabou tendo uma vida produtiva bem curta. Já o Elantra está circulando por aí com a alcunha de ser o carro mais perfeito produzido pela montadora sul coreana.

Porém, temos que destacar as glórias que esse carro teve, ele foi o primeiro modelo da empresa a ser exportado para os Estados Unidos. Como já dissemos, esse era o momento em que os carros sul coreanos estavam tentando ser menos coadjuvantes no mercado e mostrar que podiam sim apresentar a mesma qualidade que modelos europeus.

Um outro ponto interessante na história do Excel foi a sua versão coupé que se chamou Scoupe Hyundai. Esse modelo foi produzido a partir de 1990, porém, foi substituído Hyundai Coupe logo no ano de 1996. Os compradores desse modelo tinham como opção câmbio manual ou automático e ainda um motor que era aspirado pelo carburador ou ainda uma injeção de combustível.

Os diferentes atrativos eram encontrados dependendo do mercado em que o modelo estava e também a versão do mesmo. O Excel foi um carro que evoluiu nos seus anos de produção e não se pode negar que era um carro até atraente embora a recepção aos sul coreanos não tenha sido muito efusiva por aqui.

Hyundai Excel, um Mitsubishi

Nos Estados Unidos, o Hyundai Excel foi recebido como um Mitsubishi pelo fato de ser vendido por essa empresa. Durante muito tempo, o modelo da Hyundai circulou pelas ruas americanas com o símbolo da outra empresa. A empresa americana disponibilizava o modelo em versões com 04 e 05 portas.

Um dos pontos altos desse modelo na linha da Mitsubishi foi o fato de ele ser um dos líderes de preços junto com o Mirage. No ano de 1992, a empresa o descontinuou e então o modelo saiu do mercado americano.

Hyundai Excel Tuning

Hyundai Excel Tuning

Questão de Preço

Grande parte do sucesso do Hyundai Excel se deu pelo seu preço mais em conta, para se ter uma ideia, ele chegou a ser considerado como uma das melhores compras nos Estados Unidos pela Revista Fortune. O preço competitivo ajudou a abrir o mercado para um carro sul coreano que quase ninguém conhecia ainda.

O sucesso que esse carro fez nos Estados Unidos ajudou a levá-lo para o Reino Unido e também para a Austrália. Esse conceito de carro que é barato e pode ser comprado por um preço mais competitivo era arrasador no mercado e perfeito para quem estava em busca do seu primeiro carro. O preço fixo desse modelo era de US $ 9.990, realmente muito barato.

Interior Hyundai Excel

Interior Hyundai Excel

O mais interessante é que tudo isso aconteceu durante a produção da primeira geração do Hyundai Excel, ou seja, o período que vai do ano de 1985 a 1990. Durante a segunda geração, o modelo já estava mais próximo do mercado mundial e com muito mais força. Para manter o carro competitivo foi necessário fazer um “facelift”, ou seja, dar uma limpada no seu visual.

O ano de 1990 marcou o início dessa segunda geração do Excel e trouxe para o consumidor um modelo maior em relação a primeira geração. Um dos grandes destaques dessa segunda fase foi a possibilidade de modelos com uma transmissão de 04 velocidades automáticas. Realmente um up grade na forma de conduzir esse carro.

O Hyundai Excel Americano

A história do Excel tem grande força quando o cenário é a terra do Tio Sam e, por isso mesmo, listamos as linhas que eram encontradas nas concessionárias da Hyundai por lá.

  • Base – Um modelo de hatchback que tinha versão em 03 e também 04 portas, estilo sedã.
  • GL – Um dos mais versáteis, pois foi produzido em versões com 03, 04 (sedã) e 05 portas. Porém, esteve disponível somente no ano de 1990.
  • GLS – Em duas versões, podia ser encontrado como hatchback de 03 portas e também numa versão super legal sedã com 04 portas.
  • GS – O mais básico de todos tinha uma versão hatchback apenas com 03 portas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Hyundai

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *