Caminhão Baú

O Caminhão Baú

Caminhão Baú

Caminhão Baú

O caminhão baú é um tipo de transporte muito usado para grandes cargas, e diversos tipos de empresas e transportadoras precisam dele para distribuir seus produtos. São indústrias de alimentos, bebidas, móveis, eletrodomésticos, mudanças domésticas, etc. Existem também os caminhões baú frigoríficos que transportam carnes e outros alimentos que necessitam de temperatura fria constante, e fazem entregas em açougues e supermercados.

Esse tipo de caminhão possui uma cabine para três passageiros e com um grande espaço traseiro para transportar os materiais. Essa parte, que deu origem ao nome de caminhão baú, possui trancas e travas reforçadas para prevenir contra roubos e perdas de carga acidental. De acordo com as leis do Contran, Conselho Nacional de Trânsito, um caminhão baú pode transportar uma carga de no máximo 41.500 kg e um caminhão truckado cavalo baú que é um pouco mais reforçado, até 45.000 kg.

Tipos de Caminhão Baú

Mercedes

Mercedes

Existem diversos tipos de caminhões baú, cada um destinado para cada tipo de função e feito de acordo com as necessidades do produto que irá transportar. As maiores montadoras de caminhões baú são Mercedes-Benz e Volkswagen e são conhecidas por fabricarem os melhores caminhões da categoria.

Existem os caminhões baú para carga seca, como são chamados móveis, eletrodomésticos e diversos outros produtos que não necessitam de uma temperatura específica. Já os caminhões baú frigoríficos são refrigerados e contam com a temperatura necessária para transportar grandes quantidades de alimentos perecíveis, como: iogurte, margarina, sorvetes, carne e outros laticínios e alimentos em geral.

Muitos caminhoneiros preferem trabalhar com os caminhões baú, pela segurança que oferecem para as cargas, já que possuem travas e assim, eles podem viajar mais tranquilos quanto a roubos e chuva. Os caminhões com a caçamba aberta precisam ter a carga coberta com lona e estão sujeitos a muitos riscos.

Um Caminhão que Transporta Cultura

Projeto

Projeto

Em 2009 o SESC criou o projeto BiblioSESC em que um caminhão baú transportava uma infinidade de livros em bairros de São Paulo a fim de levar cultura e informação para a população. Um projeto com esse mostra que um caminhão baú pode ser utilizado para muito mais do que apenas transportar cargas de uma cidade a outra.

As unidades do SESC que promoveram esse evento foram as de Interlagos e Itaquera e ficavam estacionados em lugares estratégicos da periferia paulistana. O projeto foi realizado também em todo o Brasil, e contava com 27 caminhões baú que continham em seus interiores um acervo com mais de três mil livros cada um.

Havia diversas atividades no caminhão, todas voltadas para o incentivo à leitura e o projeto contava com a participação de cordelistas, grupos de teatro e contadores de história. O slogan da campanha era: BiblioSESC – Sua Biblioteca Volante.

Por Heloisa Prado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>