Dicas para Vender um Carro Usado: TOP 10

A arte de vender traz adrenalina entre as pessoas que gostam de negociar. Algumas vezes as técnicas não podem ser ensinadas, visto que elas são aprendidas com experiência de vida e sensibilidade com o setor de vendas, no caso dos automotivos. No entanto, uma coisa é certa, quem teve cuidado como uso do veículo possui maiores chances de conquistar o preço ideal à aquisição. Carros são objetos de difíceis negociações, visto que logo ao saírem das lojas apresentam desvalorização. Por este motivo, quase nunca deve ser encarado como maneira de investimento. 

01: Manual do Veículo

Um dos segredos para conquistar mais dinheiro com a venda do automóvel está em manter novo o manual do veículo, instruções nas quais estão escritos todos os tipos de ordens direcionadas para o funcionamento ou manutenção das peças do carro. Dentro do pequeno manual podem ser encontradas as marcas recomendadas para o uso do óleo, fluído do freio, entre outros tipos de produtos direcionamento para aumentar a qualidade do funcionamento.

02: Multas de Trânsito

O alto nível de infrações de trânsito pode culminar em desvalorizações consideráveis no preço do veículo a ser vendido no mercado de usados. Com pequenas consultas os compradores podem saber o passado do veículo com relação ao índice de infrações. Não se pode ignorar o fato de que as seguradoras de carros cobram prestações altas pelo serviço de seguro entre as unidades que possuem histórico de batidas ou excesso de multas por velocidade. 

03: Aprendendo a Negociar

Necessário aprender a negociar o veículo. Para isso se faz necessário gastar algumas horas com pesquisas na web no sentido de saber qual valor está sendo cobrado em média pelos carros parecidos com acessórios e quilometragens semelhantes. Observe os valores publicados nos jornais em anúncios de concessionárias que disponibilizam vendas de usados.

04: Um Pouco de Paciência

Quem não possui pressa para fazer a venda pode conquistar vantagens consideráveis no poder de negociação. Pode anunciar em jornais e sites especializados em vendas e esperar pelo contato dos interessados, que podem inclusive retirar dúvidas via e-mail com o próprio vendedor. De qualquer maneira, quem decide vender veículos precisa de paciência para não sair no prejuízo, visto não existem chances significativas de receber mais do que pagou pelo veículo, a não ser que seja alguma edição de historiador, ou algo do gênero.

05: Compra e Venda à Vista

Existem compradores que apreciam barganhas. Por este motivo talvez a maneira exata para não demorar muito no sentido de vender o automóvel pode estar em conceder descontos consideráveis às pessoas que desejam fazer compras à vista. Para clientes e vendedores o importante é não perder a oportunidade de fechar bons negócios para ambas às partes.

06: Repassando Usados para Particulares

Lojistas admitem, existem maiores chances dos vendedores conquistarem preços superiores com o repasse para outros condutores do que na venda dentro das concessionárias, que possuem profissionais especializados em verificar todos os tipos de peças para reunir argumentos no sentido de puxar o preço da proposta de compra para baixo. Por este motivo que vender para particulares pode representa maior receita conquistada por parte do vendedor.

07: PLACA DE VENDE-SE

Outra dica interessante está nas trocas feitas por veículos de maior ou menor valor, recebendo ou pagando a diferença existente com dinheiro no ato. Interessante notar que quando os veículos ficam muito tempo com a placa de vende-se pode acontecer desvalorização em níveis consideráveis. Circule apenas quinze dias com o anúncio estampado do veículo, na sequência é melhor tentar repassar, oferecendo inclusive no boca-a-boca para amigos e colegas conhecidos. 

08: Parceria com Concessionárias

Tática utilizada por muitos vendedores está em encontrar o comprador e financiar o carro utilizando os serviços da concessionária. Nestas modalidades a agência vai fazer a intermediação do veículo cobrando comissão de três a cinco por cento do valor total. Empresas que cobram porcentagens superiores sobre as vendas estão com preços acima da média para o vendedor.

Interessante notar que os veículos com preços entre sete mil e dez mil reais são vendidos como maior agilidade e níveis mercadológicos.

09: Consignação em Concessionárias

Na mesma ótica está o serviço de consignação nas lojas. Em termos gerais, o acerto de contas acontece de maneira semelhante, com adicional de que o vendedor da loja recebe comissão por causa da concretização dos negócios. Representa opção interessante aos lojistas por causa da eliminação dos custos. Não se pode deixar de dizer que as compras de carros usados ampliam o estoque antigo e aumenta os gastos extras, tais como: Revisão, troca de peças e documentação. No sentido de cobrir os lojistas aumentam os preços dos veículos entre mil e dois mil reais. 

10: Conservação: Chave do Negócio

De certa maneira, todo mundo aprecia a ideia de vender o carro usado pelo melhor preço possível. Para que este fato aconteça se faz necessário investir na conservação do veículo, afinal os bons compradores exigem este nível de qualidade. Excesso de multas, arranhões, bancos rasgados e para-brisa quebrado são problemas que diminuem os preços e valores oferecidos pelo modelo.

Os compradores espertos e experientes levam em consideração toda a estrutura física demonstrada pela parte interior e exterior dos veículos antes de decidir fechar os negócios. Em grande parte dos casos os custos finais oferecidos incluem os descontos por causa do desgaste ou falta de cuidado.

Nesta ótica a manutenção qualitativa do automóvel pode resultar em maiores preços conquistados pelos vendedores e mais felicidade por parte dos compradores  que podem considerar o modelo automotivo como seminovo.

Interessante notar que os veículos TÁXI são considerados como os mais desvalorizados no mercado de usados. Somente o fato de o carro estar com a pintura branca já causa a respectiva opinião negativa por parte da mente dos compradores. São consideradas como unidades muito rodadas e que possuem desgaste maior, em grosso modo por causa do excesso de peso que os taxistas carregam em algumas viagens, como aquelas direcionadas aos aeroportos, por exemplo.

Cuidados mecânicos são considerados importantes para revendas de sucesso. Motor fraco com suspensão ruim e câmbio com defeitos desvalorizam o carro usado à venda. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *