Rio Terá Porto Modernizado para Copa

O porto do Rio de Janeiro está sendo visto pelo ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito como um equipamento de fundamental importância quando se trata da infraestrutura de uma cidade como o Rio que irá sediar dois megaeventos esportivos como serão a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Papel da Iniciativa Privada

Segundo o ministro a iniciativa privada caberá o papel de ser o motor nesse processo para revitalizar a área do porto que já teve inicio com o Plano Nacional de Drenagem. Ainda de acordo com Brito modernizar a zona portuária e os meios de acesso ao porto, deve ser considerado como o projeto mais importante especialmente quando o assunto é preparar a cidade para esses dois grandes eventos em razão de ser o porto a principal porta de entrada tanto para o turismo como para os negócios.

Projetos

O agente que mais contribuição traz para o Rio com Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) e geração de receitas é sem dúvida alguma o porto o que torna imprescindível sua ampliação neste momento, segundo o ministro Pedro Brito.

Modernos Terminais de Passageiros

O ministro da Secretaria Especial de Portos afirmou ainda que a revitalização de todo esse complexo da área portuária deve ser muito bem planejada, pois deve ser adequada e estar preparada para a chegada de transatlânticos que deverão chegar ao porto.

Melhorar

É preciso pensar numa estrutura com hotéis temporários além é claro daqueles permanentes que vão ficar para o Rio de Janeiro mesmo depois de passados os megaeventos esportivos de 2014 e de 2016. A verdade é que se tudo for feito de acordo com o planejado, o Rio terá um dos terminais de passageiros mais modernos e que poderá ser comparado a qualquer terminal que hoje é considerado importante e bem equipado.

Qualificação dos Jovens

Segundo Marcelo Haddad que é o presidente da Agencia Rio Negócios que trabalha em função de atrair e captar investimentos, entre os diferentes atrativos que a administração pública oferece, o que merece menor relevância é sem dúvida o incentivo fiscal sendo que o maior legado deverá ficar mesmo é com a qualificação de jovens para torná-los aptos as ofertas de trabalho.

Qualificação

Hoje indicadores já vem apontando para o fato de que se não houver investimento na capacitação de um número maior de pessoas o custo da mão de obra nos próximos anos vai se tornar muito alto sendo que esta capacitação inclui falar inglês para poder dar o devido atendimento a demanda de turistas estrangeiros no país.

Seminário

Foi durante o seminário “Rio de Janeiro em Anos de Desenvolvimento” que o ministro se pronunciou sobre a modernização do porto. Esse seminário foi promovido pela empresa Deloitte Canadá que desenvolveu em Vancouver, os projetos de desenvolvimento para os Jogos Olímpicos de Inverno.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *