Andar sobre duas rodas não é para qualquer um, é preciso que se tenha um pouco de habilidade, equilíbrio e também um certo espírito de aventura, pois sobre uma motocicleta experimentamos uma agradável sensação de liberdade que os carros não podem proporcionar. Motocicleta, motociclo, moto ou mota ( em Portugal), são muitas as formas de se referir a este veículo motorizado de duas rodas, que proporciona nosso deslocamento com um custo muito baixo, pois consome pouco combustível e além disso pode ter preços bem mais acessíveis do que muitos automóveis, mas isso vai depender do modelo de cada motocicleta, pois de acordo com as cilindradas do motor e muitos outros fatores, por vezes os preços podem superar o de um automóvel convencional.
Utilização
As motos são naturalmente utilizadas como um meio de transporte, mas elas tem outras utilidades específicas, por exemplo, para alguns esportes como motocross, rally, superbike, supermoto, etc., atividades de lazer e utilitárias como os motoboys, veículos militares, entre outros.
Os tipos
Quanto aos tipos, as motocicletas podem ser Bobber, Chopper, Custom, Esportivas, Fun Bike, Grã-turismo, Hyper Sport, Maxo-Trail, Pocketbikes ou MiniMotos, Naked, Off-road, Scooters, Side Car, Street, Streetfighter, Supermotard, Underbone e Wheelie. Vamos falar aqui das motos custom.
Estradeiras
A moto custom se caracteriza por ter seus garfos dianteiros com inclinação para frente, são mais conhecidas como as motos estradeiras, preferidas pelo público tradicional. A velocidade não é a sua caracerística mais importante, já que seu principal foco é o conforto a altura de seu banco é relativamente baixa, suas pedaleiras são mais avançadas, o tanque é de tamanho grande e posiciona-se paralelamente ao chão, desta forma proporciona ao condutor uma posição bem mais confortável. Elas são ideais para motocilcistas que se aventuram em viagens mais longas, sozinhos ou acompanhados. O piloto pode se recostar para trás e esticar bem os pés para a dianteira sendo que suas costas podem ficar bem apoiadas nos chamados “sissy bar”, que são encostos especiais para este tipo de moto.
Design
Uma moto custom geralmente tem peças e acessórios brilhantes e cromados, como uma cópia de motos antigas. É comum o uso dos alforjes, geralmente em couro, acessório este que funciona como uma mala compacta para transportar as bagagens. É comum em nosso país que os motociclistas se organizem e formem os moto clubes, muitos destes pilotos apreciam um determinado estilo de moto como as motos custom, pois vêem nelas uma representação de costumes, um jeito especial de levar a vida. Estas motos costumam apresentar um design típico de motos americanas que foram sucesso nas décadas de 50 e 60, e estrelaram em filmes de muito glamour. As motos Roadsters são uma variação desta categoria e aliam um visual arrojado e a posição confortável de pilotagem das motos custom com a eficácia do desempenho de motos esportivas.