Regras de Motocross

Para quem adora esportes radicais o motocross pode agradar! Esse esporte consiste em muita velocidade sobre um veículo de duas rodas do tipo off-road. Esse é um esporte unissex, como a grande maioria dos esportes, e pode ser praticado tanto por pessoas do sexo masculino quanto do sexo feminino, mas percebemos ao assistir e acompanhar esse esporte que a maioria dos competidores dessa modalidade são homens.

Qual O Objetivo Do Esporte Motocross

O objetivo desse esporte é ganhar uma corrida de motos em primeiro lugar, por isso na prova de motocross uma moto tenta passar a frente da outra. O desafio não é apenas se obter velocidade para realizar a ultrapassagem, mas também saber lhe dar com os obstáculos que são colocados no meio da prova. Os obstáculos exigem muita atenção de quem está pilotando a mota por isso esse esporte precisa de concentração. Além desse preparo mental o esportista necessita de um bom treinamento e preparo físico pois no percurso o piloto precisa realizar manobras de impacto que geram um peso nas articulações do joelho e ombro e nos braços e glúteos.

Local Do Esporte

O motocross é um esporte que é realizado em um espaço aberto e em meio a pistas de terra e lama em que haja obstáculos. Geralmente as pistas possuem por volta de um quilometro e meio e as provas duram em média vinte minutos, quando se trata de competições que ainda são amadoras.

Quais As Regras Do Motocross?

Uma das primeiras regras é o esportista estar devidamente equipado com acessórios de segurança para poder participar da competição. Por isso é fundamental que o piloto tenha luvas, coletes, joelheiras, óculos de proteção, roupas adaptadas, botas e capacete que podem impedir lesões maiores em caso de queda da moto de algum participante.

Os participantes ao se inscreverem devem registrar também as suas motos, pois assim é um modo de fazer com que motos equivalentes estejam na mesma competição, para ser mais justo. Antes da prova a moto precisa ser olhada por um técnico que está envolvido com àquela competição para verificar se está tudo dentro dos padrões pré estabelecidos.

Ao se estar na prova é fundamental conhecer o significado das bandeiras que estão no percurso realizado e o que representa cada cor de bandeira, as bandeiras e cores principais são:

  • Bandeira de Cor Verde: indica que foi permitida a largada;
  • Bandeira de Cor Amarela: Vai indicar que é proibido ultrapassar se estiver em movimento, pois é perigoso. Além disso, deve-se diminuir a velocidade e ficar mais atento;
  • Bandeira de Cor Vermelha: indica que ocorreram imprevisto e por isso a prova será suspensa;
  • Bandeira de Cor Azul: Vai indicar para aquele piloto que está mais lento dê passagem para àquele que está querendo ultrapassar;
  • Bandeira de Cor Branca com Cruz Vermelha: há médicos e equipe da saúde na pista;
  • Bandeira de Cor Preta com Número do Competidor: esse competidor esta desclassificado;
  • Bandeira Quadriculada na Cor Preta e Branca: a prova finalizou.

Além de atenção e conhecimento do significado com as cores de bandeira o participante deve se atentar para o que ingere antes das competições. Essas provas realizam teste antidoping e de medição de nível de álcool no sangue e se esse estiver aumentado o competidor é desclassificado e ainda pode sofrer outras punições.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Motos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *